UBS Aeroporto e São Vicente promoveram caminhada de combate à violência contra mulheres

Ontem (dia 3) as UBS Aeroporto e São Vicente, com apoio da Escola Irmã Maria e de pacientes, realizaram caminhada pela campanha Agosto Lilás – de combate à violência contra mulheres. Na ação, equipes das unidades, a fanfarra da escola e pacientes percorreram ruas próximas à UBS chamando a atenção das pessoas para a campanha. A Polícia Militar também apoiou a ação com palestra sobre a denúncia. Veja fotos da ação.

“Eu acho muito bacana essa campanha de combate à violência contra a mulher. Isso incentiva as mulheres a denunciarem ligando para o 180. Vamos lá, gente. Em briga de marido e mulher, se mete a colher sim”, disse a comerciante, Lívia Silva.

“É necessário conscientizar as mulheres que existem várias formas de denúncia como a anônima. Quando o vizinho observar qualquer tipo de violência, ele também pode denunciar de forma anônima. Isso diminui o número de agressões, de feminicídio e de doenças relacionadas à violência como a depressão”, afirmou Márcia, enfermeira da UBS Aeroporto.

“A violência não é somente física mas também moral, patrimonial, psicológica. Você que sofre algum tipo de violência, denuncie. Vizinhos podem denunciar e você também pode procurar a UBS”, afirmou Élida, agente comunitária de saúde.

Apoie o Agosto Lilás você também – Se você presenciou algum caso ou é vítima, ligue para a Central de Atendimento à Mulher no número 180. O serviço é nacional e registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes.

A central também fornece informações sobre os direitos da mulher como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.