Aprenda a fazer tempero caseiro com menos sódio

Receita da UBS Esplanada-Vila Gontijo deixa as refeições mais saborosas e saudáveis

O sódio é um grande inimigo de quem tem hipertensão. Ele está presente no sal e em outros temperos usados para preparar os alimentos. A boa notícia é que dá para diminuir  o sódio das refeições sem que a receita perca o sabor.

Foi isso que os servidores da UBS Esplanada-Vila Gontijo ensinaram aos pacientes que integram o grupo de controle da diabetes e hipertensão. “Dá para fazer o sal de ervas, que é um tempero caseiro, fácil e mais saudável. Leva bem menos sódio do que os comprados prontos no mercado”, destaca a nutricionista da Prefeitura, Nathália Firmino.

Como fazer sal de ervas: você vai precisar de alecrim, orégano, manjericão, salsinha e sal. Bata no liquidificador as ervas desidratadas em quantidades iguais. Depois, é só colocar tudo num recipiente de vidro com tampa. Se quiser, pode acrescentar outras ervas de sua preferência, como hortelã e cebolinha.

Participe e aprenda hábitos mais saudáveis – os encontros do grupo acontecem toda 2ª sexta-feira do mês, na UBS. Para participar basta falar com o agente de saúde ou se inscrever na unidade mai próxima de sua casa.