Bom Despacho oficializa Projeto de Derivação do Rio São Francisco para o Rio Picão

Ontem (dia 28) a Prefeitura fez o lançamento oficial do Projeto de Derivação de Água do Rio São Francisco para o Rio Picão. Na oportunidade, a Prefeitura também homenageou o idealizador do projeto, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli (de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979), com a Grande Medalha Doutor Hugo Marques Gontijo.

A derivação é um dos projetos mais importantes da gestão do prefeito Doutor Bertolino que prevê a irrigação de 10 a 15 mil hectares para produção de grãos e hortifrútis às margens do Rio Picão, colocando a região no cenário nacional de produção de grãos. De acordo com estimativas da Embrapa, a derivação permitirá a criação de 10 a 15 mil empregos diretos para Bom Despacho e região. Além disso, ela permitirá ao município ter abastecimento de água por no mínimo mais 30 anos.

Bertolino

Alysson Paulinelli, ganhador World Food Prize e candidato ao Prêmio Nobel da Paz 2021, idealizou a derivação. O prefeito Bertolino, em seu discurso, agradeceu o apoio e também relembrou o trabalho de Alysson à frente do Ministério da Agricultura. “Meu saudoso pai era um homem do campo. Naqueles tempos em que os cerrados que aqui predominavam eram terras secas de baixíssima produtividade e com poucas perspectivas. Foi quando, lá pelos anos 70, o ministro da Agricultura criou o Programa de Aproveitamento do Cerrado que trouxe financiamentos a juros baixos e longos prazos mas trouxe, sobretudo, tecnologia desenvolvida pela Embrapa, capitaneada pelo jovem ministro e sua competentíssima equipe técnica. Eu cresci ouvindo meu pai dizer que todas as cidades deveriam ter um busto de Alysson Paulinelli porque ele havia revolucionado para sempre a agricultura e a pecuária deste país”, afirmou Bertolino.

Alysson

“Quero deixar um agradecimento profundo por esta homenagem que tanto vai representar para mim. Muito obrigado pelo reconhecimento. Em primeiro lugar estou preocupado. Eu não quero que chamem este projeto de Projeto Paulinelli. Este projeto não é meu, ele é de vocês. Acredito na ciência, na determinação, na vontade, na competência. Dinheiro público é para fazer desenvolvimento”, destacou Paulinelli.

Romeu

“Apesar de todas as dificuldades, o nosso estado tem avançado em todos os indicadores. . Mas ainda há muito o que ser feito, apenas começamos a limpar a casa. Já colocamos muitos vagões em cima dos trilhos e ainda faltam alguns e, ao longo do tempo, queremos que esse trem seja bastante acelerado. A derivação do Rio São Francisco para o Rio Picão vem a contribuir em todo esse contexto. Que MG tenha muitos projetos como esse. Meus parabéns aos empreendedores capitaneando esta mudança que mudará a nossa paisagem”, afirmou o governador Romeu Zema em seu discurso.

Veja como foi a cerimônia

Assista ao lançamento: