Visite a Maria Fumaça

Espaço da Locomotiva está aberto para visitação todos os sábado de 9h às 12h

A Prefeitura, através do projeto Patrimônio de Portas Abertas, promoveu a abertura do Espaço para visitação da Locomotiva 325, bem cultural tombado de Bom Despacho.

A Maria Fumaça, como é carinhosamente conhecida, é símbolo de um passado muito importante para a cidade, a construção e o funcionamento da ferrovia. Através das locomotivas que por aqui trafegavam, a cidade se desenvolveu, se conectou com os municípios vizinhos e promoveu empregos.

Você sabia que a conhecida “Praça da Estação” leva esse nome popular por causa da antiga Estação Ferroviária? Ou que a rua que chamamos de “Linha” era uma das linhas de trem? Pois é, a história da Maria Fumaça está por todo lado em Bom Despacho.

“Os patrimônios culturais da cidade devem ser valorizados, primeiro, pelos próprios cidadãos. Mas para isso, é preciso que todos conheçam suas histórias, para que assim possam entender sua importância e representatividade para a cidade. Por isso, durante a visitação, os cidadãos recebem um marcador de livros exclusivo na Maria Fumaça, contendo um breve histórico da Estação Ferroviária na cidade”, conta a coordenadora da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Bárbara Freitas.

Traga sua família para conhecer um dos mais belos patrimônios municipais e vivenciar a história do nosso Município!