Paciente com suspeita de COVID-19 foi internada em Bom Despacho

Há uma semana, mulher de 58 anos teve contato com pessoas que estiveram na Argentina e Paraguai

Foto: Uma das medidas preventivas contra o coronavírus é manter as mãos limpas frequentemente.

Mulher de 58 anos, já com problema anterior de saúde, 1 semana atrás teve contato com pessoas que vieram do exterior e manifestaram sinais de gripe. Deu entrada no Pronto Atendimento por volta das 23 horas de ontem (21) e em poucas horas evoluiu para uma situação crítica. A paciente foi entubada e neste momento (14h) está sendo transferida para hospital Belo Horizonte.

A fim de garantir a segurança de todos, agentes da Vigilâncias Sanitária e da Vigilância Epidemiológica estão rastreando todos os parentes e amigos com quem a paciente e os viajantes tiveram contato.

Para que seja confirmado como caso de coronavírus COVID-19 é preciso que haja confirmação de laboratório, o que não ocorreu ainda. No entanto, devido ao quadro da paciente, há altíssima probabilidade de que seja. Este fato reforça a necessidade de que toda a população de Bom Despacho tome mais cuidado ainda. A primeira recomendação é ficar em casa e não sair a não ser em caso de extrema necessidade.

Além disto, observar os seguintes cuidados:

*Lave bem as mãos com água e sabão ou sabonete;
*Quando não for possível usar água e sabonete, higienize as mãos com álcool em gel;
*Não fique em locais fechados e com outras pessoas;
*Não participe de nenhuma atividade com aglomeração de pessoas, como cultos religiosos em geral, missas, práticas esportivas, dança, aulas presenciais;
*Não tenha contatos físicos como abraço, beijos, aperto de mãos;
*Mantenha distância mínima de 1 metro entre você e seu interlocutor. Se possível, mais de 1 metro;
*Evite tossir; quando inevitável, tussa no seu antebraço ou ombro;
*Caso sinta os sintomas de gripe (tosse, coriza, mal-estar), vá para casa e se isole pelo menos por 7 dias.
*Só vá ao PA ou procure o Posto de Saúde se tiver forte dificuldade para respirar ou febre;
*Não viaje;
*Não visite parentes e vizinhos;
*Use o telefone, internet, teleconferência para se comunicar com as pessoas.
* Poupe os idosos. Não os visite.

Sintomas do covid-19:
Para um paciente estar com suspeita da doença, ele deve ter febre associada a mal-estar, tosse, dor de cabeça, nariz escorrendo.

O que fazer se tiver sintomas da doença?
Fique calmo. 85% dos casos de coronavírus serão leves ou assintomáticos. Neste caso, o paciente deve permanecer em casa e usar antitérmicos, como dipirona e paracetamol. Isso evitará superlotação das unidades de saúde e permitirá que os casos graves sejam atendidos.

Quando procurar a Unidade Básica de Saúde?
O paciente deve procurar a UBS do seu bairro quando tiver febre, mal-estar, tosse, dor de cabeça, nariz escorrendo e ainda cansaço anormal e falta de ar.

Suspeitos: Em Bom Despacho este é o 12º caso suspeito de síndrome respiratória provocada pelo COVID-19. Até o momento não há caso confirmado.

Informação é a melhor arma contra o coronavírus:

Clique aqui para saber o que abre e fecha

Clique aqui para saber quais são os sintomas da doença e como proceder em caso de dúvida.

Baixe também o Decreto 8.509 e a Resolução 5 com medidas de segurança.