Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Desenvolvimento Social - Página 2
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

Direitos da Mulher: inscrições de candidatas ao CMDM estão abertas

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Bom Despacho (CMDM) está com inscrições abertas para o processo eleitoral.

Se você é uma mulher engajada e quer contribuir na luta por mais igualdade, representatividade e fortalecimento das políticas públicas, essa é a sua oportunidade!

🗓 Encerramento das inscrições: 14/11
📍 Faça sua inscrição clicando aqui.

Está inaugurada a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher

Na manhã de hoje, dia 26 de setembro, foi inaugurada a sede própria da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), um marco na proteção e valorização das mulheres da região. A nova estrutura, moderna e acolhedora, foi concretizada com apoio irrestrito da Prefeitura de Bom Despacho. Veja as fotos da inauguração.

As mulheres que procurarem atendimento na Deam terão acesso a um atendimento multidisciplinar, com assistente social e psicólogo cedidos pela Prefeitura, além de orientação jurídica gratuita disponibilizada pela 70ª subseção da OAB de Bom Despacho.

O delegado titular da Deam, Nayder Gomes, destacou que a nova sede garantirá privacidade e acolhimento, com atendimento exclusivo para mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar.

A chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Letícia Gamboge, ressaltou que a segurança pública é responsabilidade de todos e que a nova Deam é exemplo de trabalho conjunto em prol da proteção das mulheres.

O delegado regional, Dr. Thales, foi lembrado pela energia positiva e pela determinação que contribuíram para a concretização desse importante avanço, que reforça a presença do Estado na garantia de direitos e no combate à violência.

O prefeito Fernando Andrade reafirmou o compromisso da Prefeitura Municipal com a população de Bom Despacho e enfatizou a importância de obras que tragam conforto, dignidade e proteção às pessoas que mais precisam.

Inauguração da nova sede da Deam Bom Despacho

Prefeitura qualificou servidores do Paif

Foi realizada no dia 18 de setembro, na Efesp, a oficina de apoio técnico Organização da Proteção Social Básica e o Trabalho social com Famílias no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) com o objetivo de fortalecer o entendimento acerca das diretrizes, princípios e serviços que compõem essa política, além de alinhar práticas e estratégicas junto às famílias e indivíduos atendidos pela rede socioassistencial. A capacitação proporcionou momentos de troca de experiências e reflexões sobre a prática cotidiana. Participaram 20 servidores técnicos dos Cras de Bom Despacho.

Coordenadoria de Igualdade Racial participou da Jornada Científica Fasp do TJES

Em setembro, a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ana Carolina Soares, participou da V Jornada Científica Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário do Espírito Santo (Fasp do TJES) com o tema Equidade Racial e Acesso à Justiça.

O evento reuniu pesquisadores, profissionais do Direito, do Serviço Social e da Psicologia para refletirem sobre os desafios do enfrentamento ao racismo no sistema de justiça e nas políticas públicas.

Ana Carolina apresentou seu artigo científico “Entre silenciamentos e resistência: interseccionalidade como chave para justiça social” sobre sua experiência em Bom Despacho para o país.

Prefeitura de Bom Despacho firma parceria com o Asilo São José para a 1ª Corrida Solidária

A Prefeitura Municipal de Bom Despacho firmou um Termo de Parceria com o Asilo São José para a realização da 1ª Corrida Solidária do Asilo, marcada para o dia 30 de novembro de 2025.

Mais do que um evento esportivo, a corrida tem como propósito promover a prática de atividade física, incentivar hábitos de vida saudáveis e, principalmente, arrecadar recursos para o Asilo São José, instituição que há anos desempenha um papel fundamental no cuidado e na assistência aos idosos de nossa cidade.

Todo o valor arrecadado com as inscrições será destinado integralmente ao Asilo, contribuindo para a manutenção de suas atividades e para a qualidade de vida dos residentes.

Este será um momento de solidariedade, saúde e integração da comunidade. Reúna sua família, chame seus amigos e venha fazer parte desta causa tão especial.

Em breve mais informações!

Participe! Corra, ajude e faça o bem!

Acolhimento e Inclusão: a Prefeitura promove seminário sobre políticas públicas para pessoas com deficiência

Hoje, dia 18 de setembro, a Prefeitura realizou a 3ª edição do Seminário em prol da Pessoa com Deficiência (PcD) em Bom Despacho. Com o tema de acolhimento e inclusão para implementar políticas públicas eficazes para PcDs, o seminário contou com palestras e apresentações artísticas de alunos da Escola Municipal Dona Duca e da Apae.

O seminário também contou com tradução em Libras por servidores do Centro-Dia da Apae. “Nós que estamos na gestão das políticas públicas, não podemos e não devemos de maneira alguma fazer política pública sem ouvir a realidade de cada um de vocês”, afirmou a secretária de Saúde, Tamara Bicalho.

“Este é um evento que tem muito a agregar e todos aprender aqui uns com os outros”, afirmou a representante da população PcD, Laura Lis.

Agosto Lilás: Caminhada promovida pela Prefeitura promoveu conscientização pelo fim da violência contra mulheres

A Prefeitura realizou a caminhada do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

O movimento saiu da Praça da Inconfidência e seguiu até a Praça da Matriz, onde tivemos atividades diversas, orientações técnicas, recreação infantil, apresentação artística e uma blitz educativa.

A ação contou com a presença da Polícia Militar, Polícia Civil, equipe Falcões da Estrada, vereadores da Câmara Municipal e apoio de nossas secretarias.

Foi um momento de união e compromisso coletivo para fortalecer a luta contra a violência e por uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.

Veja como foi a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

Realizada no Auditório do Batalhão, a conferência foi um importante espaço de diálogo democrático e participação popular.

Com o tema “20 anos do SUAS; Construção, Proteção Social e Resistência”, o objetivo foi promover a escuta da sociedade civil, trabalhadores e gestores para o fortalecimento das políticas públicas de Assistência Social no município.

Juntos, construímos caminhos para uma assistência social mais justa, humana e eficiente!

Prefeitura de Bom Despacho realiza Arraiá do CCI com grande participação dos idosos

Na tarde desta terça-feira, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) foi palco de uma animada celebração junina, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O evento reuniu dezenas de idosos em um ambiente acolhedor, com comidas típicas, música, danças e muita descontração.

A ação teve como objetivo promover o bem-estar, a socialização e o fortalecimento de vínculos entre os participantes, valorizando a cultura popular e proporcionando momentos de lazer e alegria à melhor idade.

A Prefeitura de Bom Despacho reafirma seu compromisso com políticas públicas que garantam qualidade de vida, respeito e inclusão para todas as gerações.

Prefeitura de Bom Despacho – Construindo um futuro melhor para todos.

Prefeitura trabalha para garantir os direitos dos idosos

Nesta quinta-feira, 12 de junho, aconteceu em Bom Despacho a tão aguardada 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, reuniu centenas de pessoas no Auditório do Batalhão, na Vila Militar.

A manhã foi marcada por momentos emocionantes, com apresentações dos usuários dos Centros de Convivência da cidade — roda de dança, capoterapia e expressões artísticas que celebraram a vitalidade e autonomia da terceira idade. As palestras foram inspiradoras e as votações — parte essencial da conferência — fortaleceram ainda mais as políticas públicas direcionadas aos idosos.

Agradecemos profundamente à equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social pelo cuidado e excelência na organização do evento, que cumpriu o objetivo de dar voz aos participantes e reafirmar resultados concretos em favor dos mais velhos.

Seguimos firmes no compromisso de valorizar, proteger e cuidar da pessoa idosa. Avançamos juntos, por uma sociedade mais inclusiva e digna para todas as idades!

Participe da 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial!

🗓 Dia: 13 de junho
⏰ A partir das 9 horas
📍 Local: Sede do 7º Batalhão da Polícia Militar de Bom Despacho

Vamos juntos construir políticas públicas que garantam direitos e oportunidades para todos, fortalecendo a inclusão e o respeito à diversidade!

🤝 Unidos pela igualdade e pela valorização da nossa história e cultura!

Participe da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa!

🗓 Dia: 12 de junho
⏰ Horário: 7h30
📍 Local: Auditório do Batalhão – Rua Cel. Fulgêncio, s/n, Vila Militar

Venha debater, trocar experiências e fortalecer a rede de proteção aos direitos das pessoas idosas em nossa cidade.

🤝 Juntos, construímos um futuro mais digno e respeitoso para todas as idades!

Encerramento do Maio Laranja marcou a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes em BD

Na sexta-feira passada, dia 30 de maio, a Prefeitura realizou o encerramento da campanha Maio Laranja em Bom Despacho. A ação aconteceu na Praça da Matriz e contou com a presença de alunos das escolas do município, autoridades e população que acompanharam como foi a luta pela conscientização, prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Maio Laranja de Bom Despacho foi um trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação. As polícias Militar e Civil também apoiaram a campanha. No encerramento, a secretária de estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, e seu assessor, Carlos Júnior, marcaram presença, mostrando a importância de Bom Despacho nesta luta no cenário estadual.

PARTICIPE DO CONSELHO DE IGUALDADE RACIAL!

Estão abertas as inscrições para o Edital Eleitoral que irá selecionar representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Se você faz parte de movimentos sociais, entidades ou organizações que atuam na promoção da igualdade racial, essa é a sua chance de contribuir com políticas públicas que promovam a equidade e os direitos humanos em nosso município!

Juntos por uma cidade mais justa, diversa e igualitária!