Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Desenvolvimento Social - Página 2
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

Está inaugurada a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher

Na manhã de hoje, dia 26 de setembro, foi inaugurada a sede própria da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), um marco na proteção e valorização das mulheres da região. A nova estrutura, moderna e acolhedora, foi concretizada com apoio irrestrito da Prefeitura de Bom Despacho. Veja as fotos da inauguração.

As mulheres que procurarem atendimento na Deam terão acesso a um atendimento multidisciplinar, com assistente social e psicólogo cedidos pela Prefeitura, além de orientação jurídica gratuita disponibilizada pela 70ª subseção da OAB de Bom Despacho.

O delegado titular da Deam, Nayder Gomes, destacou que a nova sede garantirá privacidade e acolhimento, com atendimento exclusivo para mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar.

A chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Letícia Gamboge, ressaltou que a segurança pública é responsabilidade de todos e que a nova Deam é exemplo de trabalho conjunto em prol da proteção das mulheres.

O delegado regional, Dr. Thales, foi lembrado pela energia positiva e pela determinação que contribuíram para a concretização desse importante avanço, que reforça a presença do Estado na garantia de direitos e no combate à violência.

O prefeito Fernando Andrade reafirmou o compromisso da Prefeitura Municipal com a população de Bom Despacho e enfatizou a importância de obras que tragam conforto, dignidade e proteção às pessoas que mais precisam.

Inauguração da nova sede da Deam Bom Despacho

Prefeitura qualificou servidores do Paif

Foi realizada no dia 18 de setembro, na Efesp, a oficina de apoio técnico Organização da Proteção Social Básica e o Trabalho social com Famílias no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) com o objetivo de fortalecer o entendimento acerca das diretrizes, princípios e serviços que compõem essa política, além de alinhar práticas e estratégicas junto às famílias e indivíduos atendidos pela rede socioassistencial. A capacitação proporcionou momentos de troca de experiências e reflexões sobre a prática cotidiana. Participaram 20 servidores técnicos dos Cras de Bom Despacho.

Coordenadoria de Igualdade Racial participou da Jornada Científica Fasp do TJES

Em setembro, a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ana Carolina Soares, participou da V Jornada Científica Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário do Espírito Santo (Fasp do TJES) com o tema Equidade Racial e Acesso à Justiça.

O evento reuniu pesquisadores, profissionais do Direito, do Serviço Social e da Psicologia para refletirem sobre os desafios do enfrentamento ao racismo no sistema de justiça e nas políticas públicas.

Ana Carolina apresentou seu artigo científico “Entre silenciamentos e resistência: interseccionalidade como chave para justiça social” sobre sua experiência em Bom Despacho para o país.

Prefeitura de Bom Despacho firma parceria com o Asilo São José para a 1ª Corrida Solidária

A Prefeitura Municipal de Bom Despacho firmou um Termo de Parceria com o Asilo São José para a realização da 1ª Corrida Solidária do Asilo, marcada para o dia 30 de novembro de 2025.

Mais do que um evento esportivo, a corrida tem como propósito promover a prática de atividade física, incentivar hábitos de vida saudáveis e, principalmente, arrecadar recursos para o Asilo São José, instituição que há anos desempenha um papel fundamental no cuidado e na assistência aos idosos de nossa cidade.

Todo o valor arrecadado com as inscrições será destinado integralmente ao Asilo, contribuindo para a manutenção de suas atividades e para a qualidade de vida dos residentes.

Este será um momento de solidariedade, saúde e integração da comunidade. Reúna sua família, chame seus amigos e venha fazer parte desta causa tão especial.

Em breve mais informações!

Participe! Corra, ajude e faça o bem!

Acolhimento e Inclusão: a Prefeitura promove seminário sobre políticas públicas para pessoas com deficiência

Hoje, dia 18 de setembro, a Prefeitura realizou a 3ª edição do Seminário em prol da Pessoa com Deficiência (PcD) em Bom Despacho. Com o tema de acolhimento e inclusão para implementar políticas públicas eficazes para PcDs, o seminário contou com palestras e apresentações artísticas de alunos da Escola Municipal Dona Duca e da Apae.

O seminário também contou com tradução em Libras por servidores do Centro-Dia da Apae. “Nós que estamos na gestão das políticas públicas, não podemos e não devemos de maneira alguma fazer política pública sem ouvir a realidade de cada um de vocês”, afirmou a secretária de Saúde, Tamara Bicalho.

“Este é um evento que tem muito a agregar e todos aprender aqui uns com os outros”, afirmou a representante da população PcD, Laura Lis.

Agosto Lilás: Caminhada promovida pela Prefeitura promoveu conscientização pelo fim da violência contra mulheres

A Prefeitura realizou a caminhada do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

O movimento saiu da Praça da Inconfidência e seguiu até a Praça da Matriz, onde tivemos atividades diversas, orientações técnicas, recreação infantil, apresentação artística e uma blitz educativa.

A ação contou com a presença da Polícia Militar, Polícia Civil, equipe Falcões da Estrada, vereadores da Câmara Municipal e apoio de nossas secretarias.

Foi um momento de união e compromisso coletivo para fortalecer a luta contra a violência e por uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.

Veja como foi a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

Realizada no Auditório do Batalhão, a conferência foi um importante espaço de diálogo democrático e participação popular.

Com o tema “20 anos do SUAS; Construção, Proteção Social e Resistência”, o objetivo foi promover a escuta da sociedade civil, trabalhadores e gestores para o fortalecimento das políticas públicas de Assistência Social no município.

Juntos, construímos caminhos para uma assistência social mais justa, humana e eficiente!

Prefeitura de Bom Despacho realiza Arraiá do CCI com grande participação dos idosos

Na tarde desta terça-feira, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) foi palco de uma animada celebração junina, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O evento reuniu dezenas de idosos em um ambiente acolhedor, com comidas típicas, música, danças e muita descontração.

A ação teve como objetivo promover o bem-estar, a socialização e o fortalecimento de vínculos entre os participantes, valorizando a cultura popular e proporcionando momentos de lazer e alegria à melhor idade.

A Prefeitura de Bom Despacho reafirma seu compromisso com políticas públicas que garantam qualidade de vida, respeito e inclusão para todas as gerações.

Prefeitura de Bom Despacho – Construindo um futuro melhor para todos.

Prefeitura trabalha para garantir os direitos dos idosos

Nesta quinta-feira, 12 de junho, aconteceu em Bom Despacho a tão aguardada 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, reuniu centenas de pessoas no Auditório do Batalhão, na Vila Militar.

A manhã foi marcada por momentos emocionantes, com apresentações dos usuários dos Centros de Convivência da cidade — roda de dança, capoterapia e expressões artísticas que celebraram a vitalidade e autonomia da terceira idade. As palestras foram inspiradoras e as votações — parte essencial da conferência — fortaleceram ainda mais as políticas públicas direcionadas aos idosos.

Agradecemos profundamente à equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social pelo cuidado e excelência na organização do evento, que cumpriu o objetivo de dar voz aos participantes e reafirmar resultados concretos em favor dos mais velhos.

Seguimos firmes no compromisso de valorizar, proteger e cuidar da pessoa idosa. Avançamos juntos, por uma sociedade mais inclusiva e digna para todas as idades!

Participe da 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial!

🗓 Dia: 13 de junho
⏰ A partir das 9 horas
📍 Local: Sede do 7º Batalhão da Polícia Militar de Bom Despacho

Vamos juntos construir políticas públicas que garantam direitos e oportunidades para todos, fortalecendo a inclusão e o respeito à diversidade!

🤝 Unidos pela igualdade e pela valorização da nossa história e cultura!

Participe da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa!

🗓 Dia: 12 de junho
⏰ Horário: 7h30
📍 Local: Auditório do Batalhão – Rua Cel. Fulgêncio, s/n, Vila Militar

Venha debater, trocar experiências e fortalecer a rede de proteção aos direitos das pessoas idosas em nossa cidade.

🤝 Juntos, construímos um futuro mais digno e respeitoso para todas as idades!

Encerramento do Maio Laranja marcou a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes em BD

Na sexta-feira passada, dia 30 de maio, a Prefeitura realizou o encerramento da campanha Maio Laranja em Bom Despacho. A ação aconteceu na Praça da Matriz e contou com a presença de alunos das escolas do município, autoridades e população que acompanharam como foi a luta pela conscientização, prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Maio Laranja de Bom Despacho foi um trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação. As polícias Militar e Civil também apoiaram a campanha. No encerramento, a secretária de estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, e seu assessor, Carlos Júnior, marcaram presença, mostrando a importância de Bom Despacho nesta luta no cenário estadual.

PARTICIPE DO CONSELHO DE IGUALDADE RACIAL!

Estão abertas as inscrições para o Edital Eleitoral que irá selecionar representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Se você faz parte de movimentos sociais, entidades ou organizações que atuam na promoção da igualdade racial, essa é a sua chance de contribuir com políticas públicas que promovam a equidade e os direitos humanos em nosso município!

Juntos por uma cidade mais justa, diversa e igualitária!

Show da Vida reuniu música e solidariedade na Praça da Estação

A Prefeitura de Bom Despacho agradece a todos que participaram do Show da Vida, um evento marcado pela fé, emoção e união da nossa comunidade. Parabenizamos as bandas locais pelas belíssimas apresentações e o cantor Régis Danese por sua performance inspiradora, que emocionou o público e reforçou valores de esperança e espiritualidade.

Agradecemos especialmente à organização do evento, realizada por iniciativa do ex-vereador Pastor Alex, que conduziu tudo com grande dedicação e propósito. Registramos também a presença do prefeito Fernando Andrade, do presidente da Câmara, vereador Maique, do vereador João Eduardo, do chefe de Gabinete Eduardo Ludugel, da secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Bobbia, da apresentadora Maria Emília, e de outras autoridades que prestigiaram essa noite tão especial.

Destacamos ainda o importante trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social, que ficou responsável pela arrecadação dos alimentos doados durante o evento — doações que serão destinadas a instituições de caridade do nosso município.

Seguimos comprometidos em apoiar eventos que valorizem a cultura, a fé, a solidariedade e o bem-estar da nossa população.