Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Bom Despacho Lixo Zero

A Prefeitura criou o Programa BD Lixo Zero, que consiste na implementação de ações importantes para reduzir o lixo com a destinação correta de resíduos e objetos que podem ser reaproveitados. E para dar o ponta pé nessa nova era de uma cidade cada vez mais sustentável, o Prefeito Doutor Bertolino autorizou ontem (13), que uma empresa especializada comece a operar e gerenciar o aterro controlado conhecido popularmente como lixão.

Cidadão, saiba como contribuir para uma cidade mais limpa e sustentável. A sua participação é fundamental! 

A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade e traz benefícios não só para o meio ambiente, como também para a nossa saúde e desenvolvimento socioeconômico através de cooperativas de reciclagem. Para isso, é fundamental que você separe corretamente o lixo produzido, seja na sua casa, trabalho ou no lazer. Saiba como:

Primeiro precisamos identificar o que é LIXO.

São resíduos gerados pelas atividades humanas ou pela natureza em aglomerações urbanas. O lixo orgânico é composto pelos resíduos que têm origem animal ou vegetal, como cascas de frutas e legumes. Já o lixo inorgânico é aquele produzido pelo homem, que não tem origem biológica, como os plásticos, vidros, entre outros. O lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos.

O que é reciclável?

Resíduos descartados que podem retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais, como a maioria dos papéis, vidros e plásticos, papelão e alumínio. Estes podem ser separados e entregues à coleta seletiva. Já o lixo eletrônico pode ser reciclado, após triagem, e deve ser descartado em pontos específicos para essa finalidade, que serão criados em breve pela Prefeitura.

O que não é reciclável?

Materiais como: papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, cabos de panela e tomadas, clipes, grampos, esponjas de aço, canos, cristais, cerâmicas, porcelanas, pilhas e baterias de celular.

Materiais não recicláveis, como pilhas, baterias, lâmpadas incandescentes e fluorescentes, óleo de cozinha, entre outros, devem ser descartados em locais apropriados, senão prejudicam o meio ambiente. Para se informar sobre os pontos, é importante entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente através do número (37) 3520-1423 ou 3520-1406, ou diretamente com seus fabricantes e outros órgãos relacionados.

Como separar o lixo?

  • Nunca misture o material reciclável e orgânico;

  • Coloque os plásticos, vidros, metais e papéis em sacos diferentes;

  • Lave e seque as embalagens que continham produtos orgânicos antes do descarte;

  • Não amasse e nem molhe os papéis. Ao invés disso, dobre-os dentro do saco, diminuindo bastante o volume;

  • Vidros quebrados e materiais cortantes devem ser enrolados em jornal ou colocados em uma caixa para evitar acidentes;

  • Não coloque garrafas e frascos com vidros planos;
  • Desmonte as embalagens mistas, separando as partes de metal, plástico e vidro, por exemplo, e distribua nos sacos corretos.

Horários da coleta do lixo não reciclável:

Os horários estão definidos através do link: https://www.bomdespacho.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Hor%C3%A1rios-Coleta-de-Lixo_2020.pdf, que são os horários da coleta convencional de resíduos sólidos (não recicláveis) que atendem a praticamente todos os bairros do município.
Você pode acompanhar a rota do caminhão em tempo real através do portal: bomdespacho.mg.gov.br/cidadelimpa. Importante ressaltar que estes horários são estimativas, considerando que o rastreador é atualizado de 3 em 3 minutos.

Coleta do lixo reciclável:

Hoje em BD esta coleta é realizada pela Reciclabom. Atingindo praticamente todos os pontos da cidade, os catadores percorrem ruas retiram no lixo depositado nas portas e pontos, aquilo que poderá ser reciclado ou reaproveitado. A expectativa é tornar regular os horários e locais para esta coleta, caso haja mais envolvimento e colaboração da população no processo de separação dos resíduos.

Pontos de coleta:

O cidadão que preferir destinar seu lixo reciclável devidamente limpo e separado diretamente nos pontos de coleta, deve se dirigir aos seguintes pontos:

  •  Reciclabom (Rua Guiné Bissau, 126 – Dom Joaquim. (link do google maps). Ou ligar no número: (37) 99836-4777 – Cristiano.
  •  Tiro de Guerra (Avenida das Palmeiras, 493 – Centro)

A prefeitura está preparando novos pontos de coleta no Município.

O que devo fazer com lixos como sofás, guarda-roupas e outros móveis descartáveis?

Infelizmente, esse é um problema recorrente em nossa cidade. Estes materiais não podem ser levados para o aterro, pois são inadequados e oferecem riscos à segurança do local, como por exemplo a possibilidade de inflamação (madeira e espuma). Por isso, é importante que os cidadãos busquem reaproveitar estes materiais na confecção de novos móveis, artesanato, ou buscar contato com a Cooperativa de Reciclagem para uma possível destinação. A Prefeitura está buscando viabilizar um local correto e com a reutilização certa destes materiais através de equipamentos adequados para seu processamento. Nunca descarte este tipo de material em pontos clandestinos de lixo na cidade.

A Prefeitura está trabalhando, em breve teremos a solução para esse material, até lá, não descarte de forma adequada. Reaproveite os materiais com as pessoas que fazem serviços de conserto e reaproveitamento no Município.

Clique aqui e conheça mais um pouco sobre a Reciclabom.

Imprimir