2º Encontro de Secretários da Educação foi marco histórico-cultural para Bom Despacho

A Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, promoveu o segundo encontro de Secretários da Educação: 1º Seminário – Equidade na escola.A educação especial e as relações étnico-raciais nas práticas pedagógicas.

O evento foi um marco educacional, que elucidou a história do povo africano de forma a valorizar e protagonizar o negro e suas contribuições na formação da sociedade brasileira. Ressaltou também que, o preconceito racial é uma triste realidade e acredita-se na educação para a construção de novos pensares, quebras de paradigmas, valorização do negro e promoção da igualdade social.

O professor Natanael dos Santos, diretor da Griô educacional, convicto da grande importância da educação e do ensino como meio de fomentar a compreensão e o debate sobre questões étnico-raciais, disseminou a informação como combate ao preconceito e ao racismo. Seu brilhantismo e irreverência conquistou todo o público presente, juntamente com o quinteto Griô, que deu um show ao proporcionar aos ouvintes música de qualidade, arte e cultura, de forma holística.

A implementação da lei 10.639/03, ressalta que, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira e a lei 11.645/2008 assegura e promove o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para as pessoas com deficiência. Desta forma, a Secretária de Educação Gabriela Fernandes viabilizou o encontro de secretários com esta temática, a fim de promulgar conhecimentos na área abrangente e obter resultados eficazes e céleres dentro das instituições escolares de seu município e região.

O evento contou com a ilustre presença de Silvia Ferraresi, que palestrou sobre a importância da inclusão e da educação especial, visando o acolhimento e o reconhecimento pleno da singularidade e diversidade de cada educando, preparando, assim, para o enfrentamento das situações de vulnerabilidades.

O Seminário contou com a presença em especial aos Secretários de educação dos municípios: de Lagoa da Prata, Martinho Campos, Japaraiba, Igaratinga, Abaeté, Conceição do Pará, Biquinhas e Moema.