Acompanhe o lançamento do Cidade Inteligente em Bom Despacho

Data Center já instalado na Prefeitura ajudará a melhorar o serviço público à população.

Na próxima quinta-feira (dia 18), será lançado o projeto Cidade Inteligente em Bom Despacho (BD). O projeto é uma iniciativa que visa promover qualidade de vida da população por meio do desenvolvimento tecnológico, de melhorias na infraestrutura de tecnologia da informação do município, e a segurança pública com a implantação de sistema de videomonitoramento em BD.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Bom Despacho em parceria com as polícias Civil e Militar. A inauguração acontecerá às 15h, no 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM), e contará com a presença de autoridades.

Entenda como funcionará o Cidade Inteligente em BD: O projeto envolve várias dimensões, incluindo a infraestrutura tecnológica, governança digital, sustentabilidade ambiental, participação cidadã, segurança e mobilidade urbana. Essas dimensões abrangem desde a criação de infraestrutura de tecnologias da informação e comunicação até a modernização da gestão pública.

Ao todo estão sendo investidos R$ 9 milhões no projeto que contempla a instalação de oito pontos de internet gratuita em praças e a conexão dos prédios públicos por meio de dados inteligentes, melhorando a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população com conexão de fibra ótica e instalação de data center.

“Foram implantados mais de 120 km de fibra óptica própria do município que irá tornar a cidade mais conectada, propiciando o desenvolvimento econômico, conexão de prédios públicos para prestação de serviços eficientes, câmeras de monitoramento, pontos de acesso wi-fi e demais tecnologias que possam ser instaladas no futuro através do conceito de internet das coisas. Bom Despacho já está começando o futuro tecnológico hoje”, informou o prefeito Doutor Bertolino.

Para aumentar a segurança pública, a Prefeitura fortaleceu as operações da PM com o financiamento da formação de novos soldados e o planejamento da introdução de cursos de formação de sargentos. Também foi instalado o Centro Integrado de Videomonitoramento no 7º BPM com a contratação de 24 operadores que serão responsáveis por monitorar câmeras de vídeo instaladas pela cidade e zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio público.

A Prefeitura instalou postes com caixas metálicas em locais estratégicos e expandiu a rede de fibra óptica. Nestes locais estão sendo instaladas 134 câmeras, com possibilidade de expansão, que têm tecnologia de reconhecimento, inclusive, de placas veiculares.

Câmera de videomonitoramento instalada na Praça da Estação.