ATENÇÃO: a Prefeitura continuará ações de combate ao Aedes aegypti no próximo sábado

No próximo sábado (24), será realizado o Dia D de combate ao Aedes aegypti em toda Minas Gerais. Em Bom Despacho a ação contará com o apoio da Polícia Militar, Tiro de Guerra e das secretarias municipais de Bom Despacho. Nos próximos finais de semana também serão realizados mutirões de combate ao Aedes aegypti. Neste sábado, o Dia D acontecerá nos bairros:

• Santa Marta;
  • Novo Horizonte;
  • JK;
  • São Vicente;
  • Novo São Vicente;
  • Geraldo Cesário;
  • Aeroporto I;
  • Aeroporto II;
  • Dona Branca;
  • São Bento.

As ações levam em consideração o número alto de imóveis sem moradores durante a semana em horário comercial. Além disso, estes bairros apresentaram alto índice de porcentagem no LIRAa e de notificações.

Situação das arboviroses em BD

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Bom Despacho divulga os dados sobre pacientes com arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (doenças causadas pelos arbovírus que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela) na cidade.

Em levantamento do acompanhamento das arboviroses realizado entre os dias 1º de janeiro e 19 de fevereiro, a situação é:

• 1650  notificações (pessoas que apresentaram um ou mais sintomas de arboviroses);
  • 191 positivos para dengue;
  • 1 caso de chikungunya;
  • 7 pessoas internadas.

Lotes com Mato e Lixo

A Prefeitura destaca que os proprietários de lotes devem, notificados ou não, realizar a limpeza e capina nos lotes de sua propriedade. Destaca também que está intensificando as notificações aos proprietários para cuidado de lotes particulares, aqueles abandonados ou não. O secretário da pasta de Meio Ambiente, Tiago Freitas, informa que a prefeitura cumprirá o rito legal e, caso o proprietário não realize a limpeza, a multa de R$1.094,17, prevista no DECRETO 10.191/2024, será imputada na matrícula do lote.

A denúncia de lotes sujos pode ser feita pela ouvidoria do município no telefone 3521-4209 ou 0800-746-4600. Também pela PÁGINA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO na aba Serviços/Indique Lote Sujo. Também é importante que cada cidadão mantenha o seu cadastro imobiliário no Município atualizado. CLIQUE AQUI, faça o login e atualize os seus dados.

Apoie você também o combate ao Aedes aegypti

Para fortalecer o combate ao Aedes aegypti, é necessário que toda a população apoie essa luta pois 95% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências. Para apoiar, separe 10 minutos por semana para remover de seu imóvel os criadouros, que são aqueles objetos que acumulam água.

Mantenha também os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito. A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em caso dos sintomas:

• Febre alta acima de 38°C;
  • dor no corpo e articulações;
  • dor atrás dos olhos;
  • mal-estar;
  • falta de apetite;
  • dor de cabeça;
  • manchas vermelhas no corpo.