Bom Despacho ficou em segundo lugar na categoria Governança Territorial do Prêmio Prefeitura Empreendedora

Ontem (dia 17) o prefeito Doutor Bertolino da Costa Neto esteve na sede do Sebrae MG em Belo Horizonte para assistir à solenidade de premiação da XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) onde Bom Despacho ficou em segundo lugar na categoria Governança Territorial com o Consórcio Intermunicipal do Serviço de Inspeção do Centro-Oeste Mineiro (Cisicom).

Bom Despacho foi a única cidade do Centro-Oeste de MG entre todos os 30 finalistas das 10 categorias do PSPE. Mais de 250 municípios mineiros participaram do prêmio com mais de 300 projetos inscritos. Na categoria Governança Territorial, o Cisicom concorreu com os projetos Governança (de Malacacheta) e Serviço de Inspeção, Sua Importância na Implantação do SIM Consorciado (de Conselheiro Lafaiete) que foi o campeão da categoria.

Em 2016 Bom Despacho também participou do PSPE com o Projeto de Inovação e Modernização da Gestão Pública – Software Urbem quando ficamos entre as sete cidades finalistas. Doutor Bertolino comemorou o reconhecimento do projeto da Prefeitura.

Conheça o Cisicom: O Cisicom é um consórcio criado por iniciativa da atual Administração Municipal e integrado por 10 cidades da região com o objetivo de planejar e executar projetos e programas visando o desenvolvimento regional sustentável. Ele foca em aperfeiçoar as gestões administrativas dos municípios consorciados e formular políticas públicas regionais que beneficiem a população da região. As áreas de atuação incluem o Desenvolvimento Social e Econômico Sustentável Rural e Urbano, a Defesa Social, o Meio Ambiente e o Saneamento.

Outro objetivo chave é a implantação consorciada do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), atendendo as demandas por serviços de inspeção adequados à realidade das agroindústrias locais. Com a expertise adquirida através da equivalência do serviço de inspeção de Bom Despacho ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), o consórcio busca promover a segurança alimentar, a regularização de estabelecimentos e, consequentemente, o desenvolvimento econômico sustentável na região.

Fazem parte do Cisicom: Bom Despacho, Abaeté, Araújos, Dores do Indaiá, Lagoa da Prata, Luz, Martinho Campos, Moema, Morada Nova de Minas e Santo Antônio do Monte.

Alguns dos impactos positivos do Cisicom para os seus municípios participantes e às agroindústrias da região foram:

Inovação, Criatividade e Sustentabilidade

• Redução de custos de implantação do serviço de inspeção e aumento da arrecadação municipal.
  • Licenciamento ambiental obrigatório para as unidades produtoras, mostrando uma preocupação com os impactos ambientais a médio e longo prazos.

Estabelecimentos Registrados

• Foram registrados 21 novos estabelecimentos.
  • Além disso, 13 estabelecimentos migraram do SIM Municipal para o consórcio.

Crescimento dos Abates

• O número de abates de bovinos aumentou de 20 para 75 animais por semana.
  • Para suínos, o abate subiu de 80 animais por semana para uma faixa entre 250 a 300 animais por semana.
  • Os estabelecimentos de peixes estão produzindo em torno de 100 toneladas por semana.

Geração de Emprego e Renda

• Quatro agroindústrias da agricultura familiar foram registradas, processando sua própria matéria-prima. Antes do projeto, praticamente nenhum funcionário desses estabelecimentos possuía carteira assinada; hoje, todos são registrados.
  • A regularização dos estabelecimentos e a expansão da capacidade produtiva contribuíram para a geração de empregos, circulação de dinheiro e aumento da renda na região.