Bom Despacho terá transporte coletivo mais moderno, com frota renovada e 100% acessível

O edital do processo licitatório para concessão do serviço de transporte coletivo municipal pelos próximos 15 anos está publicado no site do município. Sua audiência está agendada para 6 de fevereiro, às 8h, na sede da prefeitura.

Estão previstas melhorias na prestação de serviço com novas rotas, ampliação das linhas e da frota, modernização do sistema e da tecnologia aplicada, como bilhetagem eletrônica e monitoramento dos veículos, ajustando a prestação do serviço às mudanças de demanda, aos anseios da população, assim como ao cenário global.

Novas rotas, maior população atendida

Haverá alteração dos traçados de diversas linhas, para reduzir o tempo de viagem e melhor atender os desejos de deslocamentos dos usuários. Além disso, novos bairros serão atendidos e outros terão ampliação de sua cobertura, como:
Novo São Vicente, Jardim dos Anjos 2, Esplanada, Pedro Tavares Gontijo, Jaraguá, Geraldo Cesário, JK, Novo Horizonte, Gameleira, Simeão Ferreira de Souza, Jardins, Morada do Sol, Dom Joaquim, Santo Antônio e Babilônia.

Tecnologia

Uma novidade serão os veículos rastreados por GPS. Assim, todo o sistema de transporte público em Bom Despacho poderá ser monitorado em tempo real e os usuários poderão acompanhar os veículos por aplicativo, o que reduzirá o tempo de espera e possibilitará tomada de decisões. A bilhetagem também passará a ser eletrônica.
Estas mudanças também garantem maior controle do município sobre os serviços prestados.

Frota renovada

A quantidade inicial de ônibus terá 75% de aumento. Atualmente são 8 e passará para 14, sendo 12 para a frota e 2 reservas. A frota toda será de veículos semi-novos e com acessibilidade para pessoas com deficiência – PCD, visto que, de acordo com o contrato, os veículos não poderão ter mais de seis anos de uso.

Subsídio

Para garantir a qualidade na prestação do serviço do transporte público em Bom Despacho e, mais do que isso, promover a sustentabilidade financeira do negócio, a administração municipal fornecerá um subsídio para que a empresa vencedora tenha um ambiente propício para prestar o serviço. A população terá a garantia da continuidade da prestação dos serviços mesmo frente à mudanças de cenário, além de modicidade tarifária.