Em Bom Despacho, mais de 36% da população entre 18 a 59 anos está obesa

Para reverter esse quadro e oferecer à população mais qualidade de vida, a Prefeitura oferece apoio profissional em todas as UBS e ainda incentiva a prática de atividades físicas por meio de aulas esportivas e de 16 academias ao ar livre, instaladas em diferentes locais da cidade.

Servidora da Prefeitura em avaliação antropometrica, no Grupo Medida Certa

Em Bom Despacho 36,44% da população entre 18 e 59 anos está obesa. Acima dessa idade, o percentual de sobrepeso chega a 49,06%. Estes índices têm favorecido também o aumento dos diagnósticos nas crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, que hoje já chegam a 14,82% de obesos nessa faixa etária.

Para reverter essa situação e colaborar para que as pessoas tenham mais saúde, a Prefeitura oferece grupos de apoio em todas as Unidades Básicas de Saúde. Para participar, basta procurar uma UBS e se inscrever.

Todos são atendidos em sua individualidade, recebem plano alimentar, dicas de receitas saudáveis e orientações gerais fornecidas por uma equipe multiprofissional”, destacou a nutricionista coordenadora dos Serviços de Nutrição da Prefeitura, Nathália Firmino.

Além disso, na cidade há 19 academias ao ar livre para que as pessoas se exercitem de graça. Elas ficam nos Bairros São Vicente (2), Babilônia, Santa Lúcia II, JK, Fátima, Esplanada, Simião Ferreira, Engenho do Ribeiro, São José, Vila Militar, Ana Rosa, Avenida Dr. Roberto (3), Dom Joaquim, Morada do Sol, Centro e no Capivari dos Macedos.

(Fonte dos dados acima: Relatórios Públicos SISVAN – Ministério da Saúde 2023. Secretaria de Atenção Primária à Saúde – E-GESTOR Informação e Gestão da Atenção Básica).