Entenda porque o MP realizou operação em unidades de saúde de Bom Despacho

Na manhã de ontem (5), o Ministério Público fez uma operação de busca e apreensão na Secretaria de Saúde, na UBS Dr. Hugo e na Santa Casa. Segundo o MP (nota abaixo), o objetivo é apurar se houve negligência no caso da morte de uma criança ocorrida ano passado, na Santa Casa.

A Prefeitura sempre apoiou e continuará apoiando toda e qualquer medida apuratória que possa ajudar na punição de eventuais culpados e, principalmente, na melhoria do atendimento médico.

Isto, contudo, não facilita entender por que o MP optou por uma operação tão espalhafatosa, quando poderia simplesmente ter requisitado o prontuário da paciente. Teria sido poupado muito dinheiro público e tempo também.

Segue a nota do MP para as pessoas interessadas em saber o que aconteceu e o que o MP está apurando:

“Ministério Público realiza operação em unidades de Saúde de Bom Despacho

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio das Promotorias de Justiça de Bom Despacho e Luz, cumpriu nesta terça-feira, 5 de abril, mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Saúde de Bom Despacho e em unidades de saúde daquela cidade. A operação é resultado de procedimento investigatório criminal instaurado para apuração de homicídio culposo, que teria sido praticado em novembro de 2015, contra a criança M.V.C.A.N.S., então com três anos de idade, por suposta negligência médica, na Santa Casa de Bom Despacho.

Além da secretaria e da Santa Casa, foram alvos da operação o Posto de Saúde da Família e o Serviço de Pronto Atendimento, todos em Bom Despacho. Realizadas as apreensões, haverá o regular prosseguimento das investigações, culminando nas responsabilizações porventura cabíveis.

A operação envolveu três promotores de Justiça (dois de Bom Despacho e um de Luz), dois oficiais e um analista do MPMG lotados em Bom Despacho, a CEAT Central de Apoio Técnico do Ministério Público (Ceat), a Secretaria de Estado da Fazenda (três servidores) e a Polícia Civil (seis policiais civis).”