Índice de mortalidade por Covid-19 na microrregião mostra eficácia das ações de enfrentamento à doença em BD

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde sobre a situação da Covid-19 da macrorregião de Divinópolis, os dados informam que a incidência geral de casos por 100 mil habitantes na região de Bom Despacho encontra-se dentro da média geral da nossa macrorregião. Mas na análise do coeficiente de mortalidade da microrregião Bom Despacho, há quase 27% a menos de mortes do que a macrorregião Divinópolis.

A Microrregião de Saúde de Bom Despacho, cuja metade da população é de Bom Despacho, é a segunda com melhor coeficiente de mortalidade da região, isso se dá principalmente pelas ações desenvolvidas pelo município e pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus.

“Estes números confirmam que a preocupação, rigor em seguir os protocolos sanitários, a busca incessante de identificação e isolamento dos casos de pacientes confirmados ou suspeitos, além de quando necessário a internação destes, traduziram em menor número de mortes pelo Covid-19 na micro de Bom Despacho”, afirmou a secretária de Saúde, Neide Braga.

“Destaco que o que mais fez a diferença foi a ação conjunta entre as secretarias e a parceria do município com outros órgãos como Polícia Militar, Bombeiros e outros”, afirmou Neide.

As precauções para continuar preservando vidas não podem parar. “É fundamental que as pessoas busquem completar a segunda dose de vacina contra a covid pois somente após 15 dias da segunda dose há proteção efetiva contra a doença. Mas neste momento, mesmo vacinado, devemos manter o uso de máscara, higiene das mãos e em caso de sintoma gripal procurar atendimento médico”, destacou Neide.