Instalação da Läut em Bom Despacho está nas mãos de vereadores

Será votado amanhã projeto de doação de terreno para a empresa; investimentos de R$ 13 milhões estão previstos

Na imagem: Reunião do prefeito Doutor Bertolino com diretoria da Läut.

A presidente da Câmara de Bom Despacho, Sâmara Mara Aparecida e Silva, convocou reunião extraordinária para a votação do Projeto de Lei 69/2023 que autoriza a doação de terreno para a instalação da Plataforma de Bebidas Läut no município de Bom Despacho. A reunião foi agendada para amanhã, sexta-feira, 1º de dezembro, às 14h, na Câmara Municipal.

O pedido de urgência para com o projeto se deu devido o curto prazo que a prefeitura tem para realizar o processo de doação (31 de dezembro) devido o processo eleitoral do próximo ano. A empresa estabeleceu o prazo limite da data, pois, se porventura não for aprovado, já tem outras cidades interessadas em receber a planta fabril, que gerará empregos, renda e impostos para a cidade que a receber.

A área a ser doada trata-se de um terreno de 15 hectares, em uma área denominada Fazenda Cuba Libre, antiga propriedade da Agropecuária Empreendimentos Cristais Ltda. Caso os oito vereadores votantes optem pela aprovação, será efetivada a doação que possibilitará a construção de planta fabril com setenta mil metros de área construída: indústria composta por galpão logístico, quadras poliesportivas, ETE, áreas de manobra de caminhões e pátio de estacionamento para veículo. O restante, cerca de oitenta mil metros quadrados, serão utilizados para plantação de lúpulo, com trilhas para visitas guiadas e voltadas ao turismo, concluindo a implantação total em 10 etapas, com previsão de conclusão em até 24 meses.

O montante do investimento previsto para instalação da nova planta fabril será de R$ 13.000.000,00 (treze milhões de reais), sendo 40% de recursos próprios e 60% advindo de financiamento. Já no seu primeiro ano de instalação (2024), a previsão de faturamento é de R$ 60.000.000,00 (sessenta milhões), e em 2025 de R$ 80.000.000,00 (oitenta milhões), se comprometendo a obrigatoriamente, proceder o total do faturamento da fábrica instalada no município de Bom Despacho. Com isso, o valor investido pelo município com a doação do terreno, rapidamente será revertido novamente aos cofres públicos, em arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).

O executivo municipal não mediu esforços, por meio do prefeito Doutor Bertolino, secretários de diversas pastas e servidores, que se debruçaram sobre o projeto, com o apoio da Associação Comercial Acibom, do Conselho de Desenvolvimento Econômico do município e Procuradoria. O objetivo é proporcionar ao Município a oportunidade de gerar emprego, renda e oportunidades à população.