Lutar contra o preconceito e promover a igualdade racial: Conheça o trabalho da Coordenadoria de Igualdade Racial

Foto do Concurso Beleza Negra

Em 2023, a Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial (CMIR) realizou diversas atividades e iniciativas de forma a combater a discriminação racial e o reconhecer a diversidade cultural e étnica no município. O trabalho do CMIR envolve promover a igualdade étnica e racial implementando políticas e ações para combater a discriminação e valorizar a diversidade cultural.

Roda de conversa Mulheres Pretas Contam Suas Histórias

Entre suas funções estão: promoção e fiscalização do cumprimento do Estatuto da Igualdade Racial e outras formas legais de garantir a igualdade racial; implementação de políticas e serviços; orientar e avaliar a realização de programas, projetos e ações de promoção de igualdade; reconhecimento de grupos étnicos-raciais; estimular e fortalecer iniciativas do poder público, entidades e outras instituições; ações territorializadas para combater a discriminação racial; colaborar com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir); formular políticas; promover a presevação da história e do patrimônio cultural de comunidades étnico-raciais; capacitação e formação de pessoas responsáveis por desenvolver ações de promoção da iguldade racial.

Roda de conversa Diferença entre Bullying e Racismo.

Nos meses de setembro e dezembro, a CMIR realizou 121 atendimentos, destacando-se o apoio a comunidades quilombolas com 17 atendimentos. Também foram realizados atendimentos a povos de matriz africana e terreiro (oito atendimentos) e povos ciganos (dois). A coordenação também trabalhou em rede com outros setores do serviço público realizando 10 encaminhamentos.

A CMIR também foi responsável por promover em 2023 a 8ª edição do Concurso Miss e Mister Beleza Negra do qual participaram 15 jovens, sendo nove mulheres e seis homens, com idades a partir dos 16 anos. Os campeões foram Laila Cardoso e José Paulo. Outras ações foram rodas de conversa. Um exemplo delas foi roda na Escola Estadual Martinho Fidélis com o tema “A Diferença do Bullying e do Racismo” com turmas do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e do 1° e 2° anos do Ensino Médio​​. Também foi feita a roda “Mulheres Pretas Contam Suas Histórias”, no Cras Norte.

Encontro do Comitê Consultivo de Engajamento Público da Ciência da Unidade de Pesquisa SEDHI.

A coordenadora de Igualdade Racial, Maria das Graças Epifânio, também participou do Encontro do Comitê Consultivo de Engajamento Público da Ciência da Unidade de Pesquisa SEDHI, no Cidacs Fiocruz na Bahia, encontro que focou em eixos prioritários de desigualdades, implicações das políticas ambientais na saúde de diferentes populações e como as desigualdades têm impactado nos serviços de saúde.

A CMIR atende em dias úteis na rua José Camilo dos Santos, 28, bairro Ozanan, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em caso de dúvidas, ligue para (37) 3516-1216 ou envie e-mail para maria.epifanio@pmbd.mg.gov.br.