Pioneirismo torna Bom Despacho vitrine para o país
palestra urbem - prefeito

Prefeito Fernando Cabral em palestra sobre benefícios do Urbem

Desde 2013, a Prefeitura de Bom Despacho vem se destacando no cenário nacional. A adoção de medidas inovadoras e bem sucedidas está atraindo os olhares de muitos administradores públicos. Um dos principais motivos é a implantação do Urbem, sistema de gestão pública eficiente, transparente e sem custo. “Somos pioneiros em Minas. Só mesmo um administrador qualificado e visionário como o Prefeito Fernando Cabral teria coragem para implantar o Urbem. No início da transição de sistemas passamos por muitas dificuldades, mas agora já colhemos os frutos. Exemplo disto é que pouquíssimas cidades mineiras conseguem fazer contabilização via Casp. Bom Despacho está entre elas”, comemora o assessor de Inovação Tecnológica Wallace Campos.

Em razão deste sucesso, o Prefeito Fernando Cabral foi convidado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para ministrar palestras para prefeitos brasileiros e estrangeiros. A primeira apresentação aconteceu em Belo Horizonte e contou com a presença de prefeitos e secretários mineiros. A segunda palestra aconteceu durante o II Seminário Internacional de Modernização da Gestão Municipal, realizado em São Paulo. “Representantes de várias cidades têm nos procurado para saber mais sobre os benefícios do Urbem. Até prefeituras do Tocantis entraram em contato conosco. Eles querem se antecipar, pois dia 8 de dezembro, o Prefeito fará palestra lá”, completa Wallace.

Uma nova era para Bom Despacho – O Urbem foi apenas uma das medidas bem sucedidas implantadas por esta Administração. Bom Despacho é referência nacional, também, por ter criado a Escola de Formação do Servidor Público (EFESP) e por ter adotado o sistema de GPS para monitorar os veículos usados pelo município. Hoje, a cidade é uma das poucas da região a cobrir 100% da população com a Atenção Básica de Saúde. Além disto, a Prefeitura conquistou o direito de atuar no modelo Gestão Plena de Saúde. Isto significa autonomia para Bom Despacho definir suas prioridades, sem a intervenção e atrasos do estado. Significa também mais dinamismo e melhorias substanciais na saúde pública municipal. Antes, o governo federal transferia cerca de R$ 10 milhões/ano para o estado. Este por sua vez contratava os serviços de saúde na cidade. Hoje, o recurso vem direto para o município.