Prefeitura abre licitação e vai dobrar o recapeamento em 2024

A prefeitura de Bom Despacho vai dobrar a quantidade de recapeamento durante o ano de 2024. Para isso, está aberta a licitação par registro de preços para prestação de serviços de recapeamento, visando a manutenção preventiva e corretiva de pavimentos, com fornecimento a aplicação de CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente e serviços complementares. O valor global do contrato é de R$ 13.420.543,10 e será declarada vencedora a empresa com menor preço global.

Para o ano de 2024 estão previstos a execução de 140.000,00 m² de recapeamento asfáltico sendo que em 2023, foram executados cerca de 78.000 m². Este crescimento é devido à crescente demanda por serviços de tapa buraco. O prefeito Doutor Bertolino ressalta que o investimento é crescente porque somente o tapa-buracos não será suficiente devido o estado das ruas, sendo em alguns casos, necessário realizar uma completa recomposição da via. “Isso ocorre devido à deficiência dos pavimentos existentes e o que se observa é que o tapa buraco já não é mais suficiente para manutenção de diversas vias, uma vez que o reparo é pontual, sendo necessário a execução do recapeamento, que se trata de uma manutenção completa do pavimento”.

Em cinco anos, esse será o maior investimento em infraestrutura de recapeamento de vias. No ano de 2020 foram realizados, aproximadamente, 90.000m² de recapeamento, em 2021, 83.000m², em 2022, 56.000m², em 2023, 78.000 m² e 140.000,00 m² serão contratados para 2024 e realizados de acordo com projetos e disponibilidade orçamentária.

Recapeamento 2023

No ano de 2023, mais de 43 ruas foram recapeadas, podendo ser destacadas as melhorias na malha viária dos bairros Dom Joaquim, Novo Dom Joaquim, Centro, Santa Ângela, São João, Ana Rosa, N. S.de Fátima, Santa Lúcia, Gameleira, São Vicente, Aeroporto, Santa Marta, Jardim América, Vila Aurora, São José, Santo Antônio, Vila Gontijo e Conjunto Habitacional Pedro Tavares Gontigo.

Operação tapa-buracos

Durante o ano de 2023, a operação tapa-buracos percorreu bairro a bairro, realizando a manutenção completa a cada localidade. Foi realizado tapa-buraco nos seguintes bairros: Babilônia, Santo Antônio, Santa Lúcia, Santa Lúcia II, Santo Agostinho, São Lucas, Ana Rosa, Tabatinga, Jardim dos Anjos, Novo São José, Jardim América, Dom Joaquim, Novo Dom Joaquim, Gameleira, São Geraldo. Além disso, o serviço foi realizado nas ruas centrais, de maior fluxo de veículos e nas entradas da cidade.

Na próxima semana o serviço será retomado, dando continuidade aos bairros Santa Marta, Novo Horizonte, JK, São Vicente e Aeroporto. Em sequência serão iniciados os demais bairros que não foram contemplados em 2023.

A operação tapa-buracos está suspenso no município devido as férias coletivas das empreiteiras fornecedoras de mão de obra e insumos, somado ao período de chuvas. Mediante isso, os trabalhos retornarão na segunda quinzena. Janeiro é o período sazonal e de férias coletivas das empreiteiras.