Prefeitura e Superintendência Regional de Saúde reforçaram combate ao Aedes Aegypti em BD

A Prefeitura e a Superintendência Regional de Saúde promoveram em Bom Despacho uma qualificação do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde para execução do trabalho de campo contra o Aedes Aegypti conforme diretrizes do Ministério da Saúde. Também foi feita qualificação de análise larvária para controle de qualidade.

Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2023 foram 2125 notificações para dengue até o momento. Em 2022 foram 1235. Em 2020 foram 1187 (ano em que teve epidemia no município).

A primeira observação é que com 1.187 casos em 2020, os anos seguintes mostram um aumento contínuo nas notificações. Em 2022, houve um ligeiro aumento em relação a 2020. No entanto, o mais notável é o salto significativo em 2023, onde as notificações quase dobraram em comparação com 2022 e quase atingiram o dobro do número de 2020, o ano da epidemia.

Além disso, a comparação direta entre novembro e 10 de dezembro de 2022 e 2023 mostra um aumento significativo nas notificações, de 76 para 220 casos. Esse aumento é particularmente notável, pois representa quase um triplo do número de casos no mesmo período do ano anterior.

O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. “A Vigilância Epidemiológica está desenvolvendo um trabalho técnico e criterioso, analisando as larvas coletadas no imóvel e desenvolvendo estratégias para controle das arboviroses. Além do controle mecânico com a inspeção realizada pelos agentes de Combate às Endemias nos imóveis do município, monitoramento e inspeção quinzenais em pontos estratégicos há controle químico com bloqueio de bomba costal motorizada e borrifação residual”, afirmou a gerente da Vigilância Epidemiológica, Júnia de Sousa.

“Mas é importante e se faz necessário a contribuição e atenção da população em olhar para a própria residência, eliminar a água parada e condições onde o mosquito possa se desenvolver, pois a dispersão do complemento químico não impede o surgimento de novos mosquitos a partir dos locais propícios nas residências”, reforçou Júnia.

Apoie o combate ao Aedes aegypti você também: Separe 10 minutos por semana para remover objetos de seu imóvel que acumulem água e limpando-os você pode livrar sua família e seus vizinhos de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.