Prefeitura intensifica ações de combate a Dengue

Apenas nos primeiros 15 dias do ano, foram registradas mais de 250 notificações de Dengue, o que corresponde a 11% do registrado ao longo de todo o ano de 2023. Por isso, a Secretaria de Saúde realizará, entre os dias 22 e 25 de janeiro, o Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa), que mostra a porcentagem de imóveis com a presença do mosquito.

A Prefeitura de Bom Despacho tem realizado sua parte com ações como controle mecânico, utilização de larvicida e bloqueios com inseticidas nos bairros com maior número de notificações. Além disso, promovem campanhas e ações educativas para conscientizar a população.

Em 2023, também aplicou o Fumacê em todos os bairros, realizou capina e roçagem da cidade, além da limpeza de seus lotes vagos. Mas é importante que a população faça a sua parte com a manutenção diária de ações preventivas, não deixando água acumulada e parada.

Estamos diante de um cenário desafiador, com mais de 250 notificações. Portanto, é fundamental que a comunidade compreenda a gravidade da situação e a importância da colaboração de cada cidadão no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti“, destacou a Gerente de Vigilância Epidemiológica, Junia Sousa.

Caso apresente dois ou mais sintomas, procure atendimento médico: de segunda-feira a sexta-feira, de 7h as 11h e de 13h as 17h, em sua Unidade de Saúde.  Após as 17h, sábados, domingos e feriados, no Pronto Atendimento da Santa Casa.

Saiba quais são os principais sintomas – Febre alta > 38°C; Dor no corpo e articulações; Dor atrás dos olhos; Mal-estar; Falta de apetite; Dor de cabeça; Manchas vermelhas no corpo.

Faça sua parte –
 elimine a água parada de calhas, ralinhos, vasos de plantas, bebedouros de animais. Feche caixas d’água e jogue fora objetos que estão ao ar livre e possam ser reservatórios.