Prefeitura notifica empresas para resolver problemas de telefonia móvel na cidade

A Prefeitura está trabalhando para restabelecer a qualidade do sinal de telefonia móvel em Bom Despacho, que têm apresentado instabilidade em decorrência de um incêndio na torre de telefonia da Cruz do Monte, em julho de 2023, afetando o funcionamento de algumas operadoras.

Desde a ocorrência, as empresas operadoras de telefonia estão recuperando os equipamentos danificados, no entanto, é possível verificar a constante instabilidade do sinal telefônico e de internet no Município.
Mediante o cenário e considerando que as empresas tiveram tempo hábil para restaurar o pleno funcionamento e não o fizeram, a prefeitura notificou, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), às empresas para que restabeleçam, com qualidade, a prestação de serviço no município.

A Prefeitura está em contato com a Anatel, entidade estatal responsável por regular o setor brasileiro de telecomunicações, para que as operadoras de telefonia cumpram os requisitos para a prestação de serviço.
Segundo a Anatel, para ser considerado uma prestação de serviço adequada, a área de cobertura onde existe sinal da prestadora deve abranger pelo menos 80% da área urbana do município. Apesar disso, a Agência adianta que estradas, zonas rurais e túneis podem ficar sem sinal, mas “ele deve estar disponível onde está a maioria da população”. Em Bom Despacho, isso não está ocorrendo.

A prefeitura orienta à população a registrar reclamação junto à operadora e a Anatel para que a estatal tenha dados comprovatórios para exigir o cumprimento legal das operadoras. É possível registrar reclamação por meio do canal: https://www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor/quer-reclamar/reclamacao