Prefeitura Realiza Exposição Mestres do Congado

Dia 20 de agosto, durante a Missa Conga na Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, a Prefeitura a Exposição Mestres do Congado.

Cinco capitães foram homenageados: Zé Chiquinho, capitão de congo; João Matias, capitão do Moçambique de Nossa Senhora do Rosário; Dona Sebastiana, capitã do Moçambique de São Benedito; Altivo, capitão da Guarda do Penacho e Dunga, capitão de Congo.

Todos os capitães homenageados faleceram deixando um grande legado cultural para a cidade, pois foram parte importante da Festa do Reinado, detentores e mestres desse patrimônio imaterial de Bom Despacho.

No próximo ano, outros grandes mestres do congado serão homenageados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

SAIBA MAIS SOBRE O REINADO DE BD

A Festa do Reinado é uma manifestação cultural e religiosa que representa o cristianismo católico e as religiões de matriz africana, afinal, o Reinado é afro!

Teve origens no período colonial brasileiro, quando os negros que aqui foram escravizados ressignificaram suas práticas culturais e incorporaram aspectos de suas manifestações aos aspectos portugueses.

O Reinado é muito mais que uma religião! É dança, música, cores, cultura e arte.