Prefeitura reforça ações de combate ao Aedes aegypti com mutirões, mais agentes e uso de inseticida

População deve aderir à campanha, pois mais de 90% dos focos estão nas residências

Mosquito-da-dengueA Prefeitura intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Todo sábado, a partir do dia 28, haverá mutirões de conscientização e limpeza nos bairros com maior índice de infestação. “Começaremos pelo São Vicente, Novo São Vicente, JK, Santa Marta, Aeroporto I, Aeroporto II e Novo Horizonte”, destaca o gerente de epidemiologia da Secretaria de Saúde, Fernando Júnior.

Além disso, foram contratados mais 11 agentes de endemias. A partir da próxima semana, muitos deles usarão bomba costal para borrifar inseticida nos pontos mais críticos da cidade. “Também continuaremos com o trabalho de conscientização nas escolas, empresas e salas de espera das unidades de saúde”, completa Júnior. Os agentes da Prefeitura também continuam fazendo visitas domiciliares.

Só este ano, 2.264 residências foram fiscalizadas. Destas, 73 tinham focos ou locais propícios para o desenvolvimento das larvas. Com o trabalho de conscientização dos agentes, todas as situações foram regularizadas. “Demos prazo de 24 horas para o morador eliminar os focos, depois voltamos para conferir. Se a situação ainda estiver irregular multamos o infrator que está colocando em risco a vida de sua família e dos vizinhos “, diz Fernando Júnior.

Último LIRAa – Em Bom Despacho, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) feito dia 13 de janeiro apresentou 7,4 de infestação, o que mostra o trabalho minucioso dos agentes que não deixam passar nada, nenhuma residência, nenhum foco. Mesmo com a redução das notificações de casos de dengue no município, de 70 em janeiro de 2016 para 10 neste mês, a população deve se manter alertar e combater o mosquito. “Mais de 90% dos focos estão nas residências, por isso só conseguiremos vencer o Aedes aegypti se a população se unir a nós”, afirma o gerente de epidemiologia.

Clique aqui para mais dados das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Bom Despacho

Clique aqui para conferir dias, horários e locais dos mutirões de combate à dengue