Prefeitura qualifica mais servidores para reforço no trabalho de combate à dengue

Hoje (dia 19), a Secretaria de Saúde, por meio da Equipe de Vigilância Epidemiológica, promoveu um treinamento sobre combate ao Aedes Aegypti. Participaram mais de 90 agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs).

A ação qualificou os agentes para integração do trabalho de prevenção, controle e combate das doenças causadas pelo Aedes aegypti como a Dengue, a febre Chikungunya, o Zika Vírus e até mesmo a Febre Amarela. Os agentes aprenderam a localizar possíveis criadouros a nível do solo e eliminar seus criadouros e trabalharão no reforço do trabalho que já está sendo desenvolvido.

Combate ao Aedes Aegypti em BD

Para reforçar o combate ao Aedes aegypti em bairros onde foram encontrados mais focos do mosquito, de acordo com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). 26 agentes vistoriaram 382 imóveis neste sábado (dia 17), que trabalharam de 8h às 17h na varredura dos bairros.

Eles fizeram inspeção técnica de imóveis, remoção e vedação de possíveis criadouros, tratamento com uso de larvicida e orientações informativas nos bairros Novo São Vicente, JK e Geraldo Cesário.

Nos próximos finais de semana também serão realizados mutirões de combate ao Aedes Aegypti. No próximo sábado (24), será realizado o Dia D, em toda Minas Gerais, e no município a ação contará com o apoio da Polícia Militar, Tiro de Guerra e das secretarias municipais de Bom Despacho, sendo realizada nos bairros:

• Santa Marta;
  • Novo Horizonte;
  • JK;
  • São Vicente;
  • Novo São Vicente;
  • Geraldo Cesário;
  • Aeroporto I;
  • Aeroporto II;
  • Dona Branca;
  • São Bento.

As ações levam em consideração o número alto de imóveis sem moradores durante a semana em horário comercial. Além disso, estes bairros apresentaram alto índice de porcentagem no LIRAa e de notificações.

Lotes com Mato e Lixo

A Prefeitura destaca que os proprietários de lotes devem, notificados ou não, realizar a limpeza e capina nos lotes de sua propriedade. Destaca também que está intensificando as notificações aos proprietários para cuidado de lotes particulares, aqueles abandonados ou não. O secretário da pasta de Meio Ambiente, Tiago Freitas, informa que a prefeitura cumprirá o rito legal e, caso o proprietário não realize a limpeza, a multa de R$1.094,17, prevista no Decreto 10.191/2024, será imputada na matrícula do lote.

A denúncia de lotes sujos pode ser feita pela ouvidoria do município no telefone 3521-4209 ou 0800-746-4600. Também pela página da Prefeitura Municipal de Bom Despacho na aba Serviços/Indique Lote Sujo. Também é importante que cada cidadão mantenha o seu cadastro imobiliário no Município atualizado. Clique aqui, faça o login e atualize os seus dados.

Apoie você também o combate ao Aedes aegypti

Para fortalecer o combate ao Aedes Aegypti, é necessário que toda a população apoie essa luta, pois 95% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências. Para apoiar, separe 10 minutos por semana para remover de seu imóvel os criadouros, que são aqueles objetos que acumulam água.

Mantenha também os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito. A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a buscar uma Unidade Básica de Saúde – UBS em caso dos sintomas:

• Febre alta acima de 38°C;
  • dor no corpo e articulações;
  • dor atrás dos olhos;
  • mal-estar;
  • falta de apetite;
  • dor de cabeça;
  • manchas vermelhas no corpo.