Segundo LIRAa de 2024 ainda mostra alto risco de infestação

Apesar do alto risco, dados mostram que o combate ao Aedes aegypti é fundamental e dá resultado.

Entre os dias 13 e 15 de maio a Secretaria Municipal de Saúde realizou o 2º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. De acordo com os dados, o índice de infestação predial – que mostra a porcentagem de imóveis com a presença do mosquito – está em 4,9% e o Índice Breteau – que mostra a porcentagem de depósitos positivos nos imóveis – está em 5,7%.

O Índice Predial mostra que Bom Despacho continua em alto risco de infestação do inseto que é um dos principais responsáveis pela transmissão de doenças como a dengue, febre chikungunya e zika vírus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para ficar em baixo risco os resultados deveriam estar entre 0% e 0,9%. Para médio risco, os resultados deveriam estar entre 1% e 3,9%. Mais do que 4% é alto risco.

Apesar do alerta, os dados também mostram que a parceria entre Prefeitura, entidades e população dão resultados valiosos para que a infestação seja controlada pois no 1º LIRAa deste ano o Índice Predial ficou em 18,2%. De acordo com o 2º LIRAa de 2023, o índice estava em 9,4%.

O 2º LIRAa de 2024 foi realizado em 1.332 imóveis entre residências, terrenos baldios, comércios e outros. A maioria dos focos foi encontrada nas residências. Os recipientes com focos que predominaram foram os depósitos móveis (pratos de plantas, bebedouros, baldes, etc), seguido pelos depósitos fixos (calhas, ralinhos, etc), em terceiro o natural (axilas de folhas, etc.). Sendo recipientes passíveis de eliminação, apresentando a importância de manutenção de limpeza adequada.

Bairros onde foram encontradas larvas positivas para Aedes aegypti
Bairro Porcentagem dos imóveis positivos
Santa Marta 2,72%
Centro I 2,70%
Aeroporto I 2,22%
*Atenta-se que o levantamento é realizado em média de apenas uma porcentagem dos imóveis existentes no bairro. Esses imóveis são trabalhados por quarteirões selecionados por um programa do Ministério da Saúde.

Ações da Prefeitura para combater o Aedes aegypti

O Setor de Endemias continuará com a intensificação das ações de campo e educativas. Com os resultados deste LIRAa, os agentes irão realizar um trabalho intensificado nos bairros onde o índice foi mais alto. A Vigilância Epidemiológica mantém o controle mecânico com vistoria, eliminação e tratamento com larvicida nos imóveis, mantém o bloqueio químico com bomba costal motorizada de casos notificados, mantém o complemento químico com uso do motofog em ciclos que percorrem todos os bairros, bem como mantém as parcerias com associações de moradores de bairros e mobilização social em escolas e outras instituições do Município a fim de conscientizar a população.

A sua participação nesta luta é essencial: Separe de 5 a 10 minutos por dia para limpar seu quintal de materiais que podem acumular água, ambiente onde o Aedes aegypti se reproduz.