Prefeitura, Polícias Militar e Civil uniram-se para reforçar segurança dos alunos de Bom Despacho

Escolas municipais já contam com concertina, interfone ou campainha e ainda terão câmeras dentro e fora dos prédios. As estaduais e particulares terão câmeras nas mediações para reforçar a segurança de todos.

Na foto, da esquerda para direita, estão: o Vereador Pastor Alex; o Inspetor da PC Marco Antônio; o Delegado Regional Thales Júnior; o Prefeito Doutor Bertolino; a Sub-comandante do 7ºBPM Major Marianna Atatília; a Secretária de Educação Gabriela Fernandes; 1° Tenente Clodoaldo e 1° Sargento Marques.

Na manhã de hoje, o Prefeito Doutor Bertolino reuniu-se com a Sub-comandante da PM de Bom Despacho Major Marianna Atatília; o Delegado Regional de Polícia Civil Thales Júnior e a secretária de Educação Gabriela Fernandes. Durante a reunião, as lideranças trataram de ações para intensificar a segurança dos alunos das escolas de Bom Despacho.

“Mantemos um controle rigoroso para entrada nas escolas da Prefeitura. Os alunos são recebidos e entregues aos pais, na portaria. Para entrar, o responsável pelo aluno precisa agendar uma reunião ou visita. Além disso, as escolas da Prefeitura já contam com concertina, interfone ou campainha.”, destacou o Prefeito Doutor Bertolino.

Para reforçar ainda mais a segurança de todos os alunos da cidade, a Prefeitura instalará câmeras de segurança dentro e nas mediações dos educandários municipais. Já os alunos da rede estadual e particular receberão apoio da Prefeitura com a instalação de câmeras em pontos estratégicos próximos às escolas.

“Iniciaremos a implantação do Programa Cidade Inteligente. Por meio dele, instalaremos quase 200 câmeras com reconhecimento facial em locais estratégicos de Bom Despacho. Todas as imagens serão monitoradas por meio de uma central de segurança. Essa iniciativa será importantíssima para prevenção de incidentes.”, acrescentou o Prefeito.

Além disso, o Prefeito solicitará à Secretaria de Estado de Educação que reforce a segurança dentro das escolas estaduais e fará a adesão de Bom Despacho ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas do Governo Federal, que se compromete a enviar recursos para o financiamento de rondas especializadas para enfrentamento e prevenção de crimes no contexto escolar.

Forças de segurança de BD estão atentas – durante a reunião com a Prefeitura, a PM e a Polícia Civil garantiram que até o momento não há nenhum fato concreto e relevante no Município relacionado a ataques em escolas.

Mesmo assim, para que os pais e alunos fiquem tranquilos, a PM reforçou o policiamento nos arredores das escolas, por meio de visitação aos educandários para conferir a situação de cada uma e está checando denúncias relacionadas aos temas postados em redes sociais. A Polícia Civil por meio do seu serviço de inteligência também está atuando para garantir a segurança dos alunos da cidade.

“É importante que as pessoas se informem por meio dos veículos da Prefeitura, da PM, Polícia Civil, Governo do Estado e outros que sejam oficiais. Pedimos encarecidamente que ninguém compartilhe informação falsa ou com fonte duvidosa. Esse tipo de atitude favorece a insegurança e prejudica toda a cidade”, destacou o Prefeito.