Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Comunicado: Teste rápido da Covid-19 no SUS

 

A prefeitura de Bom Despacho informa que os testes rápidos de Covid-19 são fornecidos pelo Ministério da Saúde. Os repasses eram feitos regulamentes e sem comunicação prévia deixaram de enviar os testes em fevereiro deste ano, o que acarretou na falta destes testes nos municípios, incluindo Bom Despacho.

Com a falta de repasse dos testes e a crescente demanda da população diante do aumento de casos da doença, a Prefeitura Municipal adquiriu testes que deverá chegar ao município nos próximos dias.

A secretaria de saúde orienta que, em caso de suspeita de Covid-19, o paciente deverá procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e realizar o isolamento de 10 dias.
Atenção para os sintomas: tosse, dor de garganta e coriza, principalmente em casos leves. Nos casos moderados a graves, podem surgir tosse e febre persistentes, falta de ar, desconforto respiratório e dificuldade para se alimentar.

Não estamos em pandemia da Covid-19

Com a chegada do outono há um aumento dos casos de doenças respiratórias, que se dá em razão das mudanças climáticas. Portanto, é um período de atenção, pois há alta circulação dos vírus da Covid-19 e Influenza. A secretaria de saúde orienta para o uso da máscara mediantes sintomas gripais e reforça a necessidade de vacinação contra as duas doenças.

Apesar da alta de casos de Covid-19, os especialistas reforçam que a situação atual é muito diferente da observada nos anos mais agudos da pandemia.
Em 2024, o Brasil acumula pouco mais de 310 mil casos de Covid registrados até 24 de fevereiro. Em 2021, o país chegou a contabilizar mais de 500 mil casos por semana, chegando a mais de 14,6 milhões de casos ao fim do ano, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em 2024, em Bom Despacho foram contabilizados 185 casos positivos para doença.

Imprimir