Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Unidade Referência de Dengue, Zika e Chikungunya equilibra os atendimentos de arboviroses no PA

Desde o dia 22 de fevereiro, a prefeitura de Bom Despacho está com o funcionamento ininterrupto da Unidade Referência na sede do Lions, de frente o PA e Santa Casa. Já no primeiro dia de funcionamento da Unidade, houve uma queda de mais de 27% da demanda de atendimentos caracterizados como não urgentes no PA. Até a última quinta- feira, 28, com oito dias de funcionamento, passaram 377 pacientes por atendimento na Referência de Arboviroses. Até esta data, foram computados também, o total de 716 atendimentos em que se enquadram primeiro atendimento, reidratação, retornos para realização de novos exames e monitoramento da evolução dos casos.

A decisão e estratégia de abertura da Unidade foi realizada no momento ideal, baseado no monitoramento e estudos epidemiológicos da crescente dos casos em Bom Despacho, sendo uma medida para garantir atendimento de qualidade, utilizando-se do protocolo de manejo clínico do Ministério da Saúde. A Unidade foi também uma medida tomada a fim de não sobrecarregar o Pronto Atendimento – PA e as Unidades Básicas de Saúde – UBSs que necessitam continuar o trabalho e acompanhamento periódico das famílias e condições de saúde do território.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a buscar uma Unidade Básica de Saúde – UBS em caso dos sintomas: Febre alta > 38°C; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a buscar a Unidade de Pronto Atendimento – PA nos casos de: Dor intensa e contínua na barriga; Vômitos contínuos; Perda de sentidos e queda de pressão; Inchaço no corpo; Sangramento de mucosa (gengiva, boca, nariz); Desidratação elevada; Inconsciência e convulsão; Irritabilidade.

A Unidade Referência funciona das 7h às 19h, de segunda a segunda. No local os pacientes têm acompanhamento de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Mesmo com a abertura da Unidade, as UBSs continuam recebendo, tratando e reidratando todos os pacientes que as procurarem. No entanto, em caso de suspeita, o paciente deve procurar, prioritariamente, a Unidade Referência para um atendimento rápido e especializado.

Lions

O imóvel do “Salão do Lions” foi gentilmente cedido, sem custos, para que o Município realizasse a instalação da Unidade Referência que tem sido determinante na luta contra as doenças. A Prefeitura de Bom Despacho, por meio da Administração do Dr. Bertolino, agradece a Instituição e todos os Leões bom-despachenses.

Imprimir