
Nesta terça-feira (24/06), a Prefeitura de Bom Despacho participou de uma visita institucional ao Aterro Sanitário da Integração Resíduos, em Bambuí, acompanhando fiscalização da Polícia Militar de Meio Ambiente, Polícia Civil e da 1ª Promotoria de Justiça de Bom Despacho.
As autoridades acompanharam de perto o local onde estão sendo recebidos e tratados, desde o dia 21/05, os resíduos sólidos urbanos de Bom Despacho — um avanço importante rumo à destinação correta desses materiais, em conformidade com a legislação federal e com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2006. O descumprimento do TAC poderia acarretar multa superior a R$ 200 milhões ao município.
A visita contou com a presença do prefeito Fernando Andrade e do secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago, que reforçaram o compromisso da gestão com a sustentabilidade e o respeito às normas ambientais.
Durante a visita, foi possível conhecer todas as etapas do processo técnico de tratamento dos resíduos, que hoje atende mais de 30 municípios da região. A nova destinação ambientalmente adequada garante a preservação dos recursos naturais e contribui para a saúde pública.
Com essa ação, o município interrompe imediatamente os danos ambientais causados por mais de 50 anos de destinação incorreta e inicia o processo de encerramento e recuperação da área degradada onde funcionava o antigo lixão.
Prefeitura de Bom Despacho
Compromisso com o meio ambiente, respeito com as futuras gerações.