Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Prefeitura de Bom Despacho - Página 1797
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

Saneamento Básico

Estrada dos ferreiros patrola M

Em dois anos, mais de 700 Km de estradas rurais foram recuperadas no Mato Seco, Garça, Passagem, Capivari dos Marçal, estrada dos Ferreiros, região do Ermo, Córrego Areado, Barreiro e muitos outros pontos importantes que dão acesso às comunidades rurais.

Rotary (2)

O Prefeito Fernando Cabral entre os representantes do Rotary Club

Para facilitar a vida das pessoas, a Prefeitura e o Rotary Club instalarão mais de duas mil placas indicativas de endereços na cidade. “Parcerias assim nos ajudam a organizar a cidade e melhoram a vida dos bom-despachenses”, afirma o Prefeito Fernando Cabral. O Rotary terá  o apoio dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano para desenvolver o projeto de identificação das ruas.

Mais parcerias em prol do cidadão – A Prefeitura e o Rotary Club já firmaram outras parcerias. No Natal, por exemplo, a clube doou presentes aos alunos do Centro de Educação Infantil Dona Zulma. “As crianças ficaram muito felizes e nós também”, agradece o Prefeito Fernando Cabral.

Twitter_pmbd

Rosa  (à esquerda) com a filha Fernanda

Rosa
e a filha Fernanda

A Prefeitura começou a duplicação da Avenida Martinho Campos. A obra é uma reivindicação antiga da população e levará mais segurança para pedestres e condutores. “Em breve a avenida terá sete metros de largura e dois metros de passeios”, comemora o secretário de Obras Juliano Barreto.

Os moradores da área também estão felizes. “A obra será de grande importância para o bairro e para toda a cidade”, diz a dona de casa Rosa Mônica Costa. “Faz 21 anos que eu espero a duplicação”, completa sorridente.

bicvicletarios 2

A Prefeitura aumentou o número de vagas para motocicletas. Hoje existem mais de 140, todas gratuitas. Também foram criados espaços para o estacionamento de bicicletas. O próximo passo é implantar ciclovias para incentivar o uso desse transporte e dar mais segurança aos ciclistas.

Prefeitura instala mais quatro bicicletários-  Os novos estacionamentos para bicicletas foram instalados próximo a Caixa Econômica Federal (amarelo), em frente ao banco Itaú (vermelho) e ao lado da Cemig (azul). Também tem um na Rua Dr. Miguel Gontijo, entre a Rua Dalila Vieira e a Vila Chico Marques.

Dengue voltou mais forte

prefeito doando livros

Prefeito doou 600 livros

A Biblioteca Municipal está com acervo novinho. Muitos livros foram arrecadados em dois anos, entre eles, 600 doados pelo Prefeito Fernando Cabral. Além disso, o Projeto Trilhas da Leitura distribuiu de graça mais de cinco mil livros na Praça da Estação. A Prefeitura também implantou o Projeto Livro Aqui, para incentivar o gosto pela leitura. Várias escolas foram beneficiadas com atividades pedagógicas e distribuição de livros.

ouvidoria_2015

poste destaqueA Prefeitura está instalando mais de 140 postes e luminárias por toda a cidade. Só na primeira fase do projeto, mais de 80 postes estão sendo colocados. Para garantir segurança para os cidadãos, o Prefeito Fernando Cabral destinou mais de R$540 mil para esta ação.

KITS escolares

Em 2014, as crianças também receberam os kits

A Secretaria de Educação está preparando mais de quatro mil kits escolares para receber os alunos da rede pública municipal. A meninada vai adorar os novos cadernos, lápis, borrachas, réguas, giz de cera, massa de modelar. “Os alunos ganharão materiais de acordo com a necessidade deles. Temos um kit para o ensino infantil e outro para o fundamental”, diz a secretária de Educação Simone Mamede.

Desde 2013, a Prefeitura já comprou mais livros para as bibliotecas das escolas, materiais didáticos, uniformes, implantou novos projetos pedagógicos. Além disso, todas as escolas estão sendo reformadas. “Já melhoramos muito a estrutura das escolas para oferecer ensino de qualidade aos nossos alunos. Nos próximos anos faremos muito mais”, afirma o Prefeito Fernando Cabral.

Hoje (16), a Prefeitura divulgou o cronograma atualizado do Concurso Público 2-2014. Já na próxima segunda-feira (19) começa o prazo para os candidatos aprovados nas primeiras etapas enviarem seus títulos.

Clique aqui e veja o cronograma

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) caiu 38% em janeiro de 2015. Esta é a principal fonte de dinheiro das prefeituras. Os prefeitos estão preocupados com as constantes quedas. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios, o primeiro repasse do ano é historicamente maior, ou seja a tendência é cair ainda mais. Para contornar a situação e minimizar o impacto na vida dos cidadãos, a Prefeitura de Bom Despacho tem feito uma gestão austera e eficiente.

Prova disso é que os salários estão em dia, quando muitas prefeituras ainda não conseguiram pagar dezembro. Mesmo diante das dificuldades, a Administração Cabral está investindo em saúde, educação, esporte, infraestrutura. “A realidade dos municípios é muito ruim. Mas, continuaremos esse trabalho de contenção de gastos, manteremos nossas contas equilibradas e na medida do possível faremos mais obras”, afirma o Prefeito Fernando Cabral.

Folder Divulgação PREVDROG 2015 (1)

estrada da laginha

Para atender a população rural, a Prefeitura está melhorando várias estradas, entre elas a da Lajinha e do Capivari dos Alves. As duas vias são muito utilizadas, pois são rotas do transporte escolar e dão acesso a Araújos. “O Prefeito Fernando Cabral já determinou que as estradas devem receber manutenção constante”, disse o Assessor de Desenvolvimento Rural José Maria Cesário.

Breno

O veterinário Breno agradece a manutenção da estrada

Os moradores agradecem. “Na gestão anterior, eu e vários produtores da região tínhamos que fazer a manutenção da estrada, contratávamos e pagávamos o trabalho particular. Agora é diferente. A Administração alargou as vias e mantém a estrada sempre conservada”, disse o veterinário Breno Marques Gontijo, morador da região da Lajinha.

Mais estradas reformadas – Em dois anos, a Prefeitura recuperou mais de 700 km de estradas rurais. Entre elas estão vias no Mato Seco, Garça, Passagem, Capivari dos Marçal, Estrada dos Ferreiros, região do Ermo, Córrego Areado, Barreiro.