A Prefeitura realizará a 2ª FeiraLiterária na Praça da Matriz, amanhã, 15, às 9h, A ação leva cultura, leitura e diversão para as famílias e ainda divulga o trabalho de escritores bom-despachenses.
Durante a feira haverá apresentação musical, teatro, dança, recital de poesia e rua de lazer para as crianças. Participe!
Para valorizar a cultura bom-despachense, a Prefeitura abrirá 100 vagas para aulas de danças africanas e afro-brasileiras, como Maculelê, Capoeira Angola, Capoeira Benguela, Samba de Roda. As aulas serão realizadas em conjunto com as oficinas da Língua da Tabatinga, bem cultural em processo de registro.
As aulas começarão dia 18 abril, com duas turmas, às terças e quintas-feiras. Uma turma às 18h30 e outra às 19h30. Qualquer pessoa acima de 5 anos pode se inscrever e participar. A inscrição é gratuita, mas limitada. Para se inscrever clique aqui.
Saiba mais – As aulas serão ministradas pelo grupo Afro-Minas, contratado pela Prefeitura com recursos provenientes do ICMS Patrimônio Cultural.
A secretária de Cultura e Turismo de Bom Despacho, Rosimeire Santos, assumiu a função de Gestora Territorial de Turismo da Região. Ao lado de Ilimane Cardoso, Secretário e Turismo de Itaúna, Rose será o elo entre Estado e gestores de 60 municípios.
“Participei da primeira reunião e me senti muito honrada em fazer parte dessa equipe de articulação”, destacou Rosimaire.
Nos próximos dias serão formados grupos de trabalho com o objetivo de planejar ações culturais e turísticas para a valorização do patrimônio, gastronomia, equipamentos culturais.
Esses grupos também colaboram para a troca de experiência na realização de mostras, festivais e festas populares. “Tudo isso garantirá o crescimento da produção criativa e do desenvolvimento econômico da nossa região”, completou a secretária de Cultura de BD.
Dia 30 de março, a Prefeitura realizou o curso “Planejamento, elaboração e gestão de projetosculturais”, que qualificou artistas e gestores locais para participação em editais culturais.
O curso foi ministrado pelos servidores Bárbara Freitas e Helder Souza, que ensinaram aos participantes como escrever projetos, apresentar planos de trabalho, requerer fomentos e realizar inscrições em editais culturais. “o curso foi gratificante e esclarecedor”,afirma Dyene, participante da ação.
Dia 15 de abril, 9h, a Prefeitura realizará a 2ª FeiraLiterária na Praça da Matriz. A ação leva cultura, leitura e diversão para as famílias e ainda divulga o trabalho de escritores bom-despachenses.
Durante a feira haverá apresentação musical, teatro, dança, recital de poesia e rua de lazer para as crianças. Participe!
Domingo, dia 2 de abril, foi iniciada a Semana Santa, manifestação religiosa e cultural que antecede o Domingo de Páscoa, 9. A Semana Santa está sendo valorizada pelo projeto Minas Santa, do Governo do Estado de Minas Gerais, que tem como objetivo promover, capacitar e estruturar o turismo da fé no Estado.
Bom Despacho também tem um grande potencial turístico relacionado à fé. Conta hoje com quatro paróquias: Nossa Senhora do Bom Despacho, Nossa Senhora do Rosário, São José Operário e São Vicente de Paulo, que disponibilizaram suas programações para todos os dias da Semana Santa, prevendo uma serie de ações, atividades culturais e artísticas durante os dias de celebração, incluindo a encenação da Paixão de Cristo, que acontecerá na Praça do Rosário.
Para que esse evento seja promovido, a Praça do Rosário ficará interditada na sexta-feira, dia 7, de 7h às 0h.
Outras paróquias também farão a encenação da Paixão de Cristo. Confira mais informações na paróquia do seu bairro ou região.
Fortalecimento e criatividade são as palavras de ordem. Com o uso da pitaya, rapadura, cachaça, beldroega, milho e outros produtos de Bom Despacho, Chefs contratados pela Prefeitura estão ensinando profissionais locais a criarem novas receitas. Na última qualificação realizada essa semana, foram criadas sobremesas e drinks com intenso sabor e apresentação impecável. As cores, texturas e sabores são de dar água na boca. Para ver fotos das qualificações, clique aqui.
“Participo desde o primeiro dia e estou gostando muito. Temos liberdade com os Chefs e eles nos permitem aplicar o que aprendemos. Estou muito satisfeita e com grande expectativa para o próximo dia“, destacou a cozinheira, Hipólita Augusta.
Ainda dá tempo de você participar – na próxima segunda, 3, acontecerá a capacitação para carne de boi e bola de carne. Ainda dá tempo! Se você é do setor gastronômico ou quer empreender nessa área, clique aqui e inscreva-se.
Saiba mais sobre o Circuito da Fé – essas qualificações fazem parte da fase de fortalecimento de empreendedores, artistas e produtores de BD do Projeto Circuito da Fé. Dentro dele, a Prefeitura contratou o Senac, que já identificou a história culinária da cidade, ingredientes típicos, produtores.
Na fase final serão relacionados diferentes setores, que incluem cultura religiosa, pontos turísticos, gastronomia, artesanato, e assim será definida a rota do Circuito da Fé. Feito isso, Bom Despacho passará a fazer parte do circuito turístico nacional, atrairá mais turistas, aquecerá a economia e aumentará a renda das famílias.
A Prefeitura se reuniu com o grupo Estação do Rock para planejar a 8ª edição de um dos festivais de rock mais famosos da região, que acontecerá dia 13 de maio.
Esse ano, o evento contará com mais de cinco shows e promoverá um festival multicultural, que envolverá o rock com as manifestações culturais de Bom Despacho.
“É muito importante o papel da Prefeitura para a realização do festival, pois nesses oito anos o evento cresceu devido a esta parceria“, afirmou Pedro Omar, um dos organizadores do evento.