Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Cultura e Turismo - Página 44
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

Prefeitura reforça parceria com ArcelorMittal para levar mais cultura à população

Magna Valadares, Rodrigo Marçal, Bárbara Freitas, Rosimaire Santos, Matheus Vargas e Joyce Jaciara.

Na terça-feira, dia 20, a secretária de Cultura, Rosimaire Santos, e os servidores da Secretaria de Cultura e Turismo receberam a senhora Magna Valadares, analista de Investimento Social, Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal; e após agradável rodada de conversa firmou-se acordo de parceria para prosseguimento do Projeto Diversão em Cena (em casa).

Durante a conversa, Magna apresentou o objetivo da Fundação ArcelorMittal de ampliar a parceria com o município no desenvolvimentos de projetos de suporte e capacitação ao artista local. Tais projetos aguardam autorização do Estado e assim que forem autorizados serão devidamente apresentados à comunidade. Ao final, Magna agradeceu mais uma vez pela parceria do poder público de Bom Despacho no desenvolvimento de programas culturais no município.

A secretária Rosimaire agradeceu a parceria, colocando-se à disposição para o desenvolvimento dos novos projetos propostos e destacou a importância da valorização do artista local para a cultura de Bom Despacho.

Domingo tem live de Chapeuzinho Vermelho – Faça a sua pipoca e reúna sua família. No próximo domingo, dia 25, às 16h, assista à peça Chapeuzinho Vermelho (Cia Voir de Teatro). Clique aqui para mais informações.

“A exibição do espetáculo no sistema on-line garante o distanciamento que se faz necessário durante a pandemia e permite que não nos afastemos do mundo da diversão e arte”, destacou Rosimaire.

Você conhece a origem das Igaçabas de Bom Despacho?

Hoje, dia 19, comemora-se o Dia dos Povos Indígenas do Brasil. Para marcar a data, a historiadora da Secretaria de Cultura e Turismo, Bárbara Freitas, preparou um texto explicando a origem da Igaçaba, urna funerária indígena encontrada em Bom Despacho no início da década de 1990. Leia o texto abaixo.

Você sabia que aqui em Bom Despacho existiam grupos indígenas?

Nos anos que antecederam a chegada dos colonizadores, a região do Alto São Francisco foi povoada por indígenas Cataguás. É por isso que inúmeros achados arqueológicos foram descobertos nessa região. Os Cataguás desenvolviam atividades voltadas para agricultura e cerâmica, produzindo potes cerâmicos, conhecidos como igaçabas, que serviam para o armazenamento de restos mortais e objetos ligados aos mortos. Em seus ritos funerários, os corpos eram colocados nestas grandes urnas, que variavam de tamanho de acordo com o ritual. Em 1991, na Fazenda Indaiá, foi encontrada uma urna funerária de tradição Aratu-Sapucaí, que continha em seu interior um esqueleto humano adulto.

Os indígenas foram os primeiros ocupantes de nosso território, e neste dia que é comemorado o “Dia do Índio”, destacamos este importante achado. Não podemos deixar de lembrar que o termo índio vem sendo substituído pelo termo indígena, uma vez que, historicamente, a palavra “índio” foi impregnada de um sentido pejorativo. Assim, o mais correto a se comemorar é o “Dia dos Povos Indígenas do Brasil”. Dia de luta, respeito e celebração.

A Igaçaba e o esqueleto, pertencentes a tradição indígena, encontram-se armazenados e guardados no Museu da nossa Cidade que, atualmente, está fechado para visitação. Contudo, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que já está sendo contratado um profissional de museologia e, em breve, os bom-despachenses poderão visitar este local onde está a história e memória de nossa região, e que é tão importante para todos nós.

Texto de Bárbara Freitas, historiadora da Secretaria de Cultura e Turismo.

Prefeitura qualifica educadores sobre motivação na educação

A Prefeitura realizou o workshop Motivar na Arte de Educar. A ação foi uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Educação e a Escola do Servidor (Efesp). Aproximadamente 300 servidores participaram do workshop, entre eles professores e especialistas da rede municipal de ensino.

O objetivo principal foi trocar experiências e apresentar o poder da motivação no processo ensino-aprendizagem, principalmente neste período de aulas remotas, abordando a importância de uma rotina e organização no home office e ensino híbrido para evitar a desmotivação e exaustão do professor e do aluno. Para evitar a proliferação do coronavírus, o workshop foi realizado por meio de videoconferência.

“O professor precisa instigar a curiosidade do aluno e envolvê-lo em atividades que o levem a descobrir novas formas de aprendizagem e, contudo, como aplicá-las no seu dia a dia mostrando a função social do que é aprendido na escola”, destacou Matheus Vargas, instrutor do treinamento.

Veja fotos do workshop.

Veja fotos do workshop Motivar na Arte de Educar – Março de 2021

#LeiaMais​ está de volta com as sugestões O Rei do Inverno e O Último Reino

Hoje (15), a Prefeitura dá continuidade às dicas de livros disponíveis na Biblioteca Municipal com o #LeiaMais. Na edição de hoje, o servidor André Guimarães indica os livros O Rei do Inverno e O Último Reino, ambos do escritor Bernard Cornwell.

O Rei do Inverno é o primeiro livro da trilogia das Crônicas de Artur e é baseado em personagens e eventos das lendas Arturianas. O Último Reino é o primeiro livro da série Crônicas Saxônicas e conta a história da invasão dinamarquesa à Ilha Britânica, hoje formada por Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Aventure-se sem sair de casa – A Biblioteca Municipal está funcionando de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, para o empréstimo de livros. Você pode escolher bons livros para passar pelo isolamento social. Basta dirigir-se à Avenida Ari Marques, 355, 2° andar, Centro. Veja mais dicas de livros CLICANDO AQUI.

Leia mais e doe mais livros à Biblioteca Municipal – Para se associar, apresente identidade e comprovante de endereço. Menores de 14 anos devem estar acompanhados de responsáveis. Você também pode doar livros ao acervo no horário de expediente.

Ao visitar a biblioteca, siga as normas de segurança para evitar a proliferação do coronavírus – É obrigatório o uso de máscara cobrindo boca e nariz, mantenha o distanciamento social. Os servidores também disponibilizarão álcool gel 70% para que os frequentadores higienizem as mãos e eles também estão higienizando as mesas e cadeiras com frequência.

Semana da Mulher também tem exposições de fotos de grandes personalidades de BD

Exposição no Supermercado Fidelis.

Para marcar a Semana da Mulher, a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo está realizando exposições de fotografias homenageando mulheres que foram e são importantes para a história e cultura de Bom Despacho.

Exposição no Conjolo de Vissunga.

As ações estão acontecendo na entrada do supermercado Fidelis (Avenida Doutor Roberto) e na entrada da sede administrativa da Prefeitura, no Conjolo de Vissunga, durante toda a semana (até o dia 13 de março).

Exposição que aconteceu na Praça da Matriz. Devido às chuvas, ela teve que ser interrompida.

Dia Internacional da Mulher – O dia 8 de março é um histórico dia de luta das mulheres por seus direitos. Desde o início do século XX, elas vêm reivindicando seus lugares, espaços e vozes em uma sociedade marcada pelo machismo e alto índice de violência de gênero.

Assim, a exposição visa reconhecer e dar visibilidade a essas mulheres e seus importantes feitos na história e cultura da cidade.

Prefeitura reafirma parceria com a Academia Bom-Despachense Letras

Na foto estão a servidora Cecília Santos, a coordenadora Joyce Jaciara, a secretária de Cultura Roberta Neves, o servidor João Simões, a servidora Bárbara Freitas, o tesoureiro da ABDL Tadeu Araújo, a presidente da ABDL Denise Coimbra e o coordenador Matheus Vargas.

Na sexta-feira (dia 5), a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo se reuniu com representantes da Academia Bom-Despachense de Letras (ABDL). O objetivo foi definir projetos e ações para o ano de 2021.

Entre os projetos, foram discutidos possíveis espaços para sediar a academia, ações e repasses para o incentivo à leitura e de visibilidade às memórias e escritores integrantes da academia.

Prefeitura investirá quase R$ 50 mil no Memorial Nossa Senhora do Bom Despacho

Na foto estão Rosanne Bessas (representante da Fundação Bom Despacho), coordenadora da Secretaria de Cultura Joyce Jaciara, secretária de Cultura Roberta Neves e Gísila Couto (representante da Fundação Bom Despacho).

Quinta-feira (dia 4), a Secretaria de Cultura e Turismo assinou o repasse de quase R$ 50 mil à Fundação Bom Despacho. O recurso será destinado à finalização do Memorial Nossa Senhora do Bom Despacho, onde em breve serão expostos parte do acervo cultural e sacro do município.

O repasse único será feito com recursos provenientes do ICMS do Patrimônio Cultural, tendo em vista que o Memorial abrigará bens inventariados e contribuirá com a preservação e difusão do patrimônio cultural da cidade.

Prefeitura compartilha conhecimento e experiências sobre patrimônio cultural com Lagoa da Prata

Na foto estão Adriana, membro do conselho de patrimônio cultural de Lagoa da Prata; João Simões, turismólogo de Bom Despacho; Bárbara Freitas, historiadora de Bom Despacho; Daniel, secretário de Cultura de Lagoa da Prata; Douglas, chefe de setor na Secretaria de Cultura de Lagoa da Prata, e Fátima, membro do conselho de patrimônio cultural de Lagoa da Prata.

A Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Prefeitura de Lagoa da Prata, ofereceu curso de capacitação do ICMS – Patrimônio Cultural e Turismo para servidores municipais  e membros do conselho de patrimônio cultural de Lagoa da Prata.

Neste encontro, a historiadora Bárbara Freitas e o turismólogo João Simões apresentaram os principais bens e atrativos de Bom Despacho, bem como explicaram os critérios necessários para conseguir melhorar a pontuação e arrecadar recursos para a cidade.

Você sabia? Bom Despacho tem uma das maiores pontuações no ICMS – Patrimônio Cultural, e ano passado, pela primeira vez na história, conseguiu pontuar no ICMS – Turismo. Saiba mais.

Estas pontuações geram recursos financeiros para que os municípios possam investir tanto nos patrimônios como nos atrativos turísticos da cidade.

Conheça mais nosso patrimônio cultural nos perfis da Estação da Memória no  YOUTUBE e INSTAGRAM.

O quanto você conhece Bom Despacho?

“É no patrimônio cultural onde estão guardadas as nossas memórias, a história de nossa cidade. Por isso, é tão importante preservá-lo, ele faz parte de quem somos.” Com este texto, a Secretaria de Cultura e o Conselho do Patrimônio Cultural explicam nos perfis em redes sociais da Estação da Memória a importância de preservar nossa cultura.

Para divulgar cada vez mais nossa história, foram criados os perfis Estação da Memória no YouTube e Instagram. Por meio deles, todo cidadão de Bom Despacho, turista, curioso pode conhecer um pouco mais a cidade. Desde seus principais pontos turísticos, como a Praça da Matriz e a Cruz do Monte, até nossos museus, comidas, manifestações culturais típicas.

“Preservar e valorizar o patrimônio cultural é preciso porque é um direito de todo cidadão conhecer a história de seus antepassados como também conhecer sua própria identidade”, afirmou a servidora da Secretaria de Cultura e historiadora, Bárbara Freitas.

Em 2021, Prefeitura divulgará ainda mais nossa história – Nesta pandemia, as pessoas não podem sair de casa e se aglomerar em pontos turísticos da cidade. Escolas também não podem levar seus alunos para visitarem lugares históricos. Pensando nisso, a Prefeitura está planejando uma série de ações para que os cidadãos possam conhecer nossa cultura em casa. Acompanhe nossas notícias para mais informações.

Educação e Cultura estão preparando muitas surpresas para os alunos em 2021

Na foto estão Márcio Silva, gerente do ensino fundamental; Bárbara Freitas, servidora da Cultura; Lucinha Gontijo, secretária de Educação; Gabriela Fernandes; Adriana Carla, gerente ensino infantil e João Simões, servidor da Cultura.

Sexta-feira (dia 12), as equipes das Secretarias de Educação e Cultura se reuniram para alinhar os projetos culturais a serem trabalhados em parceria.

“O objetivo é abordar os patrimônios culturais do município e capacitando os professores da rede municipal”, disse a subsecretária de Educação, Gabriela Fernandes.

Para comemorar o aniversário de Bom Despacho, em junho, será desenvolvido um projeto sobre o patrimônio cultural de BD. A Secretaria de Cultura ainda produzirá vídeo sobre o patrimônio cultural da cidade.

Prefeitura faz parcerias com Nova Serrana e Perdigão para estimular o teatro na região

Na foto, o coordenador de Cultura de Bom Despacho Matheus Vargas, a secretária de Educação e Cultura de Perdigão Lorenza Silva, diretor de Cultura de Nova Serrana Jonathas Wagner e a bibliotecária de Perdigão Geralda Simões.

Para criar um vínculo entre amantes e praticantes da arte teatral na região Centro-Oeste de Minas; Bom Despacho, Nova Serrana e Perdigão se unem para promover o projeto Teatro Itinerante Intermunicipal.

Os objetivos do projeto são a difusão e troca de experiências no segmento entre artistas da região por meio de duas etapas. Na primeira, serão criados grupos de alunos nas três cidades e, com eles, serão desenvolvidas oficinas de interpretação e criação.

Na segunda etapa, serão criados grupos teatrais em cada cidade participante para apresentarem os resultados das respectivas produções nas cidades vizinhas.

“É importante salientar que o projeto terá no escopo a adoção de processos criativos e postura teatral baseados na escola teatral brechtiana e primará, na cenografia e adereçamento, pela estética do teatro mambembe e itinerante”, disse Jonathas Wagner, diretor cultural de Nova Serrana.

Artista, a Prefeitura está de portas abertas para conhecer o seu trabalho

Para cadastrar artistas locais, conhecê-los e ajudá-los a desenvolver seus trabalhos, a Prefeitura está desenvolvendo o projeto Nuh que Show. Se você ama, vive e respira qualquer tipo de arte, a galera da Cultura quer conhecer você!

Cadastre-se no Nuh que Show clicando aqui.

Diálogo com entidades levará mais serviços à população

Quarta-feira (27), a vice-prefeita Juliana Jaber e representantes das secretarias de Cultura, Desenvolvimento Social, Esportes e Gerência de Gestão Com Pessoas se reuniram com representantes da Abap, Apae, Asilo São José, Art’Manha Capoeira e Metástase do Amor. O objetivo foi estreitar os laços entre o poder executivo e as entidades para levar mais serviços de qualidade à população.

Na oportunidade, as entidades conheceram o trabalho das equipes das secretarias. Eles também falaram sobre seu trabalho e os desafios para fazer seus trabalhos.

Moacir

“Pelo que estou vendo agora, com essa abertura que a Prefeitura está dando, isso só tende a fortalecer os vínculos das entidades com o poder público. Quem tem a ganhar com isso é a população”, disse Moacir Duarte, representante da Art’Manha Capoeira.

Joana

“A Apae já tinha um relacionamento bom com a Prefeitura e esta reunião só veio reforçar que essa parceria será mais extensa e mais ampliada com as outras secretarias. O olhar do município e da vice-prefeita que é um olhar mais humano de todas as dificuldades das pessoas com deficiência e de todas as pessoas de Bom Despacho”, disse Joana D’Arc Ferreira, representante da Apae.

Veja fotos da reunião.

Veja fotos de reunião da Prefeitura e entidades – Janeiro de 2021