Bom Despacho tem 100% de cobertura odontológica nas UBSs

Todas as 17 Unidades Básicas de Saúde do município contam com equipes de saúde bucal.

Com a implantação de uma equipe de saúde bucal para atender a população da área da UBS Babilônia, Bom Despacho passa a contar com 100% de cobertura odontológica na cidade. Ao todo mais de 51 mil usuários são beneficiados com a prestação do serviço.

Nos últimos quatro anos houve um aumento de mais de 230% na média mensal de primeiras consultas odontológicas nas UBSs. Em 2021 a média mensal foi de 305 consultas e, até abril deste ano, a média mensal foi de 1.012 primeiras consultas. Somente no primeiro quadrimestre de 2024 já foram realizados mais de 9.500 procedimentos odontológicos.

“Nas unidades é oferecido o Plano Terapêutico de Cuidados, que resolve cerca de 80% dos problemas de saúde bucal como: restauração, exodontia, pediatria, limpeza, extração de dentes e pequenas cirurgias. Dentro deste processo, quando necessário, os pacientes são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para tratamentos mais complexos”, destaca o coordenador municipal de Saúde Bucal, Murilo Machado Franco.

No CEO são oferecidas seis especialidades: Periodontia, endodontia, cirurgia oral menor, estomatologia, pediatria e atendimento especializado para pacientes com necessidades especiais como aqueles que tem síndromes, muitas delas raríssimas.

Estratégia

Para garantir um atendimento eficaz a população, as equipes de saúde bucal se reúnem periodicamente onde é possível analisar o estudo demográfico, epidemiológico, de produtividade e demais informações com relação a necessidade dos usuários.

“Com isso temos percepções da realidade de cada unidade e criamos um serviço direcionado para a necessidade de cada território. Tem localidades que temos muitos idosos, em outras, muitas crianças e a proposta de trabalho não pode ser igual. Não tratamos como se fosse uma régua, há um estudo individualizado de cada equipe, entendendo qual caminho tem que ser adotado para dar respostas eficazes a população”, finaliza Murilo.