Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

COMBATE À DENGUE: Lotes sujos e com mato serão notificados; Unidades Sentinela exclusiva será aberta

COMBATE À DENGUE: Lotes sujos e com mato serão notificados; Unidades Sentinela exclusiva será aberta

Prefeitura intensifica ações de combate ao Aedes aegypti. Fique por dentro de tudo!

A Prefeitura de Bom Despacho tem trabalhado com seriedade para realizar ações públicas no enfrentamento e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

No dia 26 de janeiro a Prefeitura publicou o Decreto 10.227 que declara situação de emergência em saúde pública, definindo ações adicionais para a prevenção e enfrentamento do Aedes aegypti.

Dentre várias ações, está sendo contratada a empresa que fará a limpeza emergencial dos lotes de domínio e propriedade do executivo. Além dos lotes, será realizada a limpeza de todo o canal da Avenida Dr. Roberto e o recolhimento de móveis, entulhos, sucatas ou qualquer material depositado em vias ou logradouros públicos, além da notificação dos particulares para que cumpram a sua obrigação de limpeza.

Lotes com Mato e Lixo

A Prefeitura destaca que os proprietários de lotes devem, notificados ou não, realizar a limpeza e capina nos lotes de sua propriedade. Destaca também que está intensificando as notificações aos proprietários para cuidado de lotes particulares, aqueles abandonados ou não. O secretário da pasta de Meio Ambiente, Tiago Freitas, informa que a prefeitura cumprirá o rito legal e, caso o proprietário não realize a limpeza, a multa de R$1.094,17, prevista no Decreto 10.191/2024, será imputada na matrícula do lote.

“Orientamos que os proprietários de lote não aguardem a notificação para realizar a limpeza. A manutenção da propriedade é obrigação do titular do imóvel e necessária para o bem coletivo. Só em janeiro, mais de 97 lotes particulares foram notificados e a fiscalização está contínua”, afirmou Tiago Freitas. O secretário salienta ainda que, nos casos extremos, será utilizado do processo emergencial para limpar lotes que estejam em conformidade com o decreto de emergência e a cobrança pelos serviços será lançada no imóvel e seus responsáveis.

A denúncia de lotes sujos pode ser feita pela ouvidoria do município no telefone 3521-4209 ou 0800-746-4600. Também pela página da Prefeitura Municipal de Bom Despacho na aba Serviços/Indique Lote Sujo. Após a denúncia é aberto o chamado no sistema da Secretaria e a fiscal comparece ao local para verificar. É feita a notificação de limpeza ao proprietário conforme cadastro de propriedade de imóveis da Prefeitura Municipal via correios. Também é importante que cada cidadão mantenha o seu cadastro imobiliário no Município atualizado. Clique aqui, faça o login e atualize os seus dados.

Ações da Prefeitura e Aplicação de Fumacê

A Prefeitura de Bom Despacho tem realizado sua parte com ações como controle mecânico, utilização de larvicida e bloqueios com inseticidas nos bairros com maior número de notificações. Além disso, promove campanhas e ações educativas para conscientizar a população.

Os agentes fiscalizam os imóveis diariamente, realizam tratamento com larvicidas, vedam e eliminam os possíveis locais de foco, além de realizar o trabalho em locais de pontos estratégicos (borracharias, ferros-velhos, oficinas e reciclagens) em que são realizados borrifação com inseticida e fiscalização contínua.

O fumacê é utilizado somente quando existe a transmissão da doença em surtos ou epidemias e só mata o mosquito adulto. Bom Despacho, vive um momento de alerta, mas não de epidemia. Isso porque, a Prefeitura tem realizado um preventivo eficaz. No entanto, para ajudar no controle da população adulta de mosquito, realizará o uso controlado do fumacê.

Há de se salientar que fevereiro e março não são bons meses para a utilização de Fumacê, uma vez que ele perde completamente sua efetividade em caso de chuvas e não pode ser usado antes ou depois de uma chuva, pois a mesma “lava” o produto dispersado no ar, não sendo utilizado em dias nublados e com previsão de chuva.

A população precisa se conscientizar da importância de se engajar no combate e uso de medidas preventivas, principalmente em suas residências. Entre elas, as de manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas, fazer a limpeza de piscinas com cloro, mesmo quando não estiver sendo utilizada. Não permitir o acúmulo de água nos vasos no cultivo de plantas e folhagens. Não havendo ambiente favorável, o Aedes aegypti não consegue se reproduzir.

Vacina Qdenga pelo SUS

Muito tem se falado sobre a vacina Qdenga e o fato de Bom Despacho não ter sido contemplada com a oferta do imunizante pelo SUS. Há de se esclarecer que a escolha dos municípios não teve nenhum critério político, mas sim critérios técnicos. Bom Despacho não se enquadra, sendo balizadores cidades com mais de 100 mil habitantes e os munícipios vizinhos com casos de dengue tipo 2.

Dos mais de cinco mil municípios brasileiros, o programa de vacinação vai atender apenas 521, ficando de fora Estados inteiros como Rio Grande do Sul, Pará, Amapá, Piauí, Mato Grosso, Rondônia, Ceará, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Enquanto a vacina não chega, todo o resto está sendo feito! Inclusive, há de se destacar que enquanto o Ministério da Saúde preconiza 29 agentes de endemias, Bom Despacho possui 41, arcando toda a diferença com recursos próprios.

Plantão da Dengue no Carnaval

Entre os dias 10 e 13 de fevereiro a UBS Ozanan / Doutor Hugo (Rua Sete de Setembro, 282, Bairro Santa Lúcia) terá expediente especial neste Carnaval, ficando aberta das 8h às 16h sem pausa para o almoço. O objetivo é atender pacientes com sintomas de dengue.

A UBS atenderá qualquer paciente que apresentar sintomas de dengue neste período, mesmo não sendo da região da unidade.

Os sintomas são: Febre alta, acima de 38°C; dores no corpo e articulações; dores atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população, em dias úteis, a buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em caso dos sintomas.

Atendimento exclusivo de Arboviroses

A prefeitura vai montar uma “Unidade Sentinela” para pacientes com sintomas de arboviroses no “Salão do Lions”, localizado na Praça Irmã Albuquerque, gentilmente cedido para este fim. O local foi escolhido pela proximidade da Santa Casa para, no caso de intercorrências, o paciente ser prontamente encaminhado para o hospital.

No Salão do Lions será montado um hospital de campanha para diagnóstico, medicação, reidratação e acompanhamento de evolução de pacientes, exclusivamente, com os sintomas da dengue, chikungunya e zika vírus. O intuito é desafogar a Santa Casa e ter um melhor e maior fluxo de atendimento das arboviroses.

A Unidade Sentinela funcionará das 7h às 19h, de segunda a segunda, e deverá começar a funcionar depois do Carnaval, período em que será montado. No local os pacientes terão acompanhamento de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Mesmo com a abertura da Unidade, as UBSs continuarão recebendo, tratando e reidratando todos os pacientes que as procurarem. No entanto, em caso de suspeita, o paciente deve procurar, prioritariamente, a Unidade Sentinela para um atendimento rápido e especializado.

Imprimir