Na próxima semana, a Prefeitura realizará o 2º LIRAa de 2024

Receba bem os agentes de combate a endemias em sua casa.

Na foto: agente de combate a endemias fazendo análise larvária.

Entre os dias 13 e 17 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, realizará o segundo Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 em todo o município, nos imóveis determinados pelo Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD) do Ministério da Saúde.

O levantamento é realizado quatro vezes por ano quando os agentes municipais de combate às endemias realizam a pesquisa larvária do mosquito Aedes aegypti nos imóveis vistoriados com preenchimento dos formulários e, posteriormente, as amostras coletadas são analisadas através de microscópio.

O LIRAa apresenta, de maneira rápida e segura, os índices de infestações larvários Predial, que mostra a porcentagem de imóveis com a presença do mosquito, e Breteau, que mostra a porcentagem de depósitos positivos a cada 100 imóveis, sendo instrumento de avaliação dos resultados das medidas de controle, incluindo-se também dados referentes aos tipos de recipientes, tornando possível redirecionar ou intensificar algumas intervenções, ou ainda, alterar as estratégias de controle adotadas.

A Prefeitura pede que cada cidadão receba em sua casa neste período o agente de combate às endemias que estarão devidamente uniformizados e com crachá. O Aedes aegypti é responsável pela transmissão de doenças como a dengue, febre chikungunya e zika vírus, podendo também transmitir a febre amarela. Se cada cidadão fizer a sua parte, impediremos que epidemias como a que afetou todo o país neste ano se agrave.

Você também pode separar de 5 a 10 minutos por dia para limpar seu quintal de materiais que podem acumular água, ambiente onde o Aedes aegypti se reproduz. Alguns dos locais mais comuns encontrados no 1º LIRAa de 2024 foram: ralinhos, vasos de plantas, bebedouros de animais, tambores, gavetas de geladeiras, vasos de plantas, caixas d’água, plantas aquáticas, baldes, regadores de plantas, canaletas, lonas e vasilhas.

Na foto: agente de combate a endemias vistoriando ralinho.