Prefeito entregou à Câmara o Relatório de Assuntos Municipais 2024

O prefeito Doutor Bertolino da Costa Neto apresentou ontem (dia 8) na Câmara Municipal o Relatório de Assuntos Municipais de 2024 (RAM 2024) realizando a prestação de contas públicas referente ao ano de 2023, cumprindo o dever previsto no artigo 98 da Lei Orgânica Municipal. Na reunião, Dr. Bertolino mostrou aos vereadores os pontos positivos da Administração Municipal em 2023 e os desafios enfrentados para levar mais serviços à população. Veja o RAM 2024 clicando aqui.

Entre as ações destacadas, Bom Despacho teve uma gestão fiscal positiva apresentando um superávit financeiro significativo e controle financeiro eficaz das despesas públicas. Também houve aumento significativo da arrecadação tributária no IPTU, ISSQN, IPVA e transferências do SUS. A Prefeitura também teve um rigoroso controle nos gastos públicos com investimentos em pessoal, infraestrutura e serviços essenciais como saúde e educação, além da valorização do funcionalismo público.

Para ficar mais claro o quanto isso foi positivo para a população bom-despachense, entenda pelos números: A execução orçamentária em 2023 foi de R$ 274.850.012,54. Um valor aproximadamente 13,53% maior que a receita do ano de 2022, de R$ 242.086.080,64. Isso se reflete em maior capacidade de investimento da Prefeitura em serviços públicos prestados à população, além de gerar segurança financeira da Administração Pública.

A respeito da diferença entre os gastos e receita da Prefeitura em 2023, houve superávit de R$ 58.590.550,49. Isso se deve também ao aumento da receita mas também devido a gestão eficiente da receita racionalizando os gastos com despesas das secretarias sem prejuízo da prestação dos serviços públicos e priorizando investimentos em áreas-chave como educação e saúde de forma a atender as necessidades imediatas da população e contribuir para o desenvolvimento sustentável a longo prazo.

O aumento da receita da Prefeitura em 2023 também reflete o crescimento econômico do município. Essa receita tem várias fontes e as principais são: impostos, taxas, contribuições de melhoria, transferências do Sistema Único de Saúde (SUS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Elas representam 41,2% do total da receita de 2023.