Prefeitura devolveu auditório do Lions que serviu como Unidade de Referência em atendimento contra arboviroses

Hoje, dia 19, a Prefeitura devolveu o auditório do Lions Clube à entidade e a agradeceu pelo compromisso de apoiar a cidade no combate às arboviroses no município pois o local abrigou a Unidade de Referência de Atendimentos de Dengue, Zika e Chikungunya em Bom Despacho. O prefeito Doutor Bertolino também agradeceu aos servidores da Saúde que trabalharam na unidade atendendo a população e combatendo o Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses. Veja fotos da cerimônia.

Seguindo o cenário nacional, onde o país foi acometido por epidemia de dengue, em Bom Despacho não foi diferente. Para reforçar o atendimento a pacientes com sintomas de arboviroses (que são doenças como dengue, febre chikungunya e zika) no município, a Secretaria de Saúde implantou a Unidade de Referência para agilizar esses atendimentos. O Lions Clube prontamente ofereceu o seu auditório que fica em frente à Santa Casa e com isso qualquer cidadão com, pelo menos, um ou dois sintomas das doenças poderia encontrar facilmente o local quando precisasse ser atendido.

Bom Despacho registrou o maior número de casos de Dengue no período de 25 de fevereiro a 2 de março, denominada semana epidemiológica 09, apresentando queda de casos notificados para dengue na semana 11, de 20%, e de 51% na semana 14, que corresponde o período de 31/03 a 06/04.

A dengue possui padrão sazonal, com aumento do número de casos e o risco para epidemias, principalmente entre os meses de outubro a maio do ano seguinte. No Estado de Minas Gerais evidenciou-se, conforme epidemiologistas já previam, que no final de fevereiro e início de março ocorreria o pico dos casos e, como também estimado, observa-se a tendência de queda.

Não diferente disso, Bom Despacho, registrou nas duas últimas semanas declínio representativo do número de casos notificados para dengue e consequentemente redução expressiva do número de atendimentos na Unidade de Referência, nas Unidades Básicas de Saúde e também no Pronto Atendimento da Santa Casa. Houve uma queda de 50% dos casos registrados de dengue em BD e no número de atendimentos a pacientes suspeitos e confirmados para dengue. Por isso a Unidade de Referência foi fechada.

Ação contra a Dengue

Além das ações já desenvolvidas pelos agentes de combate às endemias ao longo do ano, algumas outras estratégias foram adotadas pelo município como: Ações de educação em saúde (palestras em associações de bairro, ações nas escolas, divulgação de medidas de prevenção e cuidados nas rádios e TVs, mutirão de limpeza em parceria com outros órgãos e secretarias; o Fumacê, o Motofog, resgate de casas fechadas aos sábados, capacitação e atualização dos profissionais de Saúde quanto ao manejo das arboviroses e a abertura da Unidade de Referência de Dengue, Zika e Chikungunya.

Apoie você também o combate ao Aedes aegypti

Para fortalecer o combate ao Aedes aegypti e às arboviroses por ele transmitidas, é necessário que toda a população apoie essa luta pois a maioria dos criadouros do mosquito estão dentro das residências. Para isso, separe 10 minutos por semana para remover de seu imóvel os criadouros, que são aqueles objetos que acumulam água. Mantenha também os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito.