Lions homenageia Prefeitura de Bom Despacho
Sábado passado (25) o Prefeito Fernando Cabral recebeu em Ouro Preto o Troféu Lions Gratidão. O prêmio reconhece a produtiva parceria estabelecida nesta cidade entre o Lions Clube e a Prefeitura.
O Lions é um clube de serviços que incentiva o companheirismo entre seus membros e desenvolve trabalhos solidários em prol da comunidade. Especialmente das comunidades mais carentes. Em Bom Despacho exemplificam este trabalho a Associação dos Diabéticos de Bom Despacho (Assodibom), atendimento a crianças do Residencial Dona Branca e o Clube de Mães.
“O Lions é uma organização internacional que há muitas décadas presta excelentes serviços à nossa comunidade. Por isto estamos muito orgulhosos pelo recebimento deste troféu que homenageia a parceria estabelecida entre o Clube e a Prefeitura”, disse o Prefeito Fernando Cabral.
Participe da Audiência Pública do Plano Municipal de Educação
Prefeitura participa do Circuito Cemig de Arborização Urbana
Servidores da Secretaria de Meio Ambiente participaram do Circuito Cemig de Arborização Urbana, em Lagoa da Prata. A ação foi importante para capacitar ainda mais os servidores para planejar e avaliar a arborização urbana de forma a levar melhorias para a qualidade de vida da população.
O circuito aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro e participaram os servidores Bruno, Alexandra, Eliane e Ana Rita. Eles tiveram aulas com engenheiros florestais da Cemig e da Prefeitura de Belo Horizonte, e professores das uUniversidades de Lavras e São João Del Rei.
Copasa tenta eximir-se de responsabilidade pela falta d’água
Empresas e pessoas maduras, responsáveis e honestas, quando erram, admitem o erro, perdem desculpa, se corrigem e avançam. Empresas e pessoas imaturas, irresponsáveis e desonestas fogem de suas responsabilidades e culpam bodes expiatórios. É o que a Copasa está tentando fazer em Bom Despacho: acobertar suas falhas culpando quem não tem culpa.
Desde o início da crise de falta d’água, a Copasa tenta afastar sua responsabilidade. Primeiro, culpou o clima. Disse que a estiagem era imprevisível e que o baixo nível do Rio Capivari não podia ser controlado por ela. Agora, em matéria publicitária fuinha e solerte, lança a culpa no Plano de Saneamento de Bom Despacho.
A explicação da Copasa é desonesta e mentirosa nas duas frentes. Primeiro, porque a estiagem era não só previsível, como foi prevista. Todos os interessados sabiam o que estava para acontecer. Segundo, porque o Plano de Saneamento de Bom Despacho, no que diz respeito ao fornecimento de água, trabalhou exclusivamente com informações da própria Copasa.
Ao não se preparar para a estiagem, a Copasa foi irresponsável. Ao não se dar conta dos erros de suas projeções para as necessidades futuras de água, a Copasa mostrou sua incompetência.
“A falta d’água não é culpa nem da estiagem nem do Plano de Saneamento; é culpa exclusiva da incompetência e do desinteresse da Copasa. Depois de cinco anos de conversas infrutíferas, quando ouço a empresa arranjar desculpas ocorre-me aquela frase antiga: ‘por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento’. É isto que a Copasa está se mostrando: um pão bolorento”, disse o Prefeito Fernando Cabral ao ser perguntado sobre a desculpa da Copasa.
“Não deixaremos que a Copasa continue enganando o consumidor bom-despachense, estragando nossas ruas e deixando nossos problemas ficarem cada vez maiores”, completou o Prefeito.
Prefeitura se prepara para cuidar do abastecimento de água – Duas semanas atrás o Prefeito mandou para a Câmara um projeto de lei que cria a ESABOM (Empresa de Saneamento e Água de Bom Despacho). Aprovada a lei, esta empresa substituirá a Copasa. Até lá, a prefeitura vem tomando todas as medidas legais e administrativas ao seu alcance para obrigar a Copasa a agir com um mínimo de seriedade e respeito para com o cidadão bom-despachense.
Domingo é dia de Festival Multicultural no Salão São Vicente
Domingo (3), de 9h às 13h, a Associação Margaridas Arte e Transformação (Amart), o Centro de Arte e Cultura de Bom Despacho e produtores culturais do projeto Sapere Aude realizarão o 1º Festival Multicultural de Bom Despacho. Ele acontecerá no Salão São Vicente (Rua Vigário Nicolau, 326, Centro).
Participe – A ação visa promover a cultura e as artes em Bom Despacho com programação para toda a família. A entrada custa R$ 5 e você pode comprá-la no De Marias, Conecta, Mr Sheik, Tipura, Boxcar ou no Salão São Vicente.
Acompanhe a IV Etapa do I Campeonato Centro-Oeste Mineiro de Orientação
Prefeitura e UFMG promovem curso de cultura afro-brasileira
A Prefeitura e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão promovendo o curso Cultura Afro-Brasileira – Educação para as Relações Étnico-Raciais e Africanidades Brasileiras. O objetivo é preparar educadores municipais a trabalharem de forma a promover a inclusão social e a igualdade racial em Bom Despacho.
“O curso amplia não só o repertório político e da prática pedagógica mas os nossos relacionamentos mais próximos no campo da afetividade, do respeito”, afirma a pesquisadora da UFMG, Aline Alves.
Inscreva-se no Processo Seletivo 6-2017

A Prefeitura começou as inscrições do Processo Seletivo 6-2017. O prazo será até o dia 11 de dezembro. Participe: clique aqui para se inscrever ou dirija-se ao antigo setor de Protocolo da Prefeitura (Praça Irmã Albuquerque, 45, Centro), no período de 8h às 12h e de 14h às 17h.
Ao todo são 17 vagas para os cargos: atendente de consultório dentário (duas vagas), auxiliar de saúde bucal (duas), agente de serviços gerais (nove), cuidador, gestor público municipal – veterinário, odontólogo – periodontista e técnico em higiene bucal.
Isenção – O período para entrar com o pedido de isenção da taxa de inscrição será até amanhã (28). Preencha o Modelo de Encaminhamento do Anexo III do edital e entregue-o no antigo setor de Protocolo da Prefeitura.
Seleção do Século homenageia grandes futebolistas de Bom Despacho
Sexta-feira (24), aconteceu a premiação Seleção do Século de Futebol de Bom Despacho. Trinta e três jogadores, três treinadores e três dirigentes, da antiguidade e atualidade, foram homenageados pela sua contribuição ao esporte.
O Prefeito Fernando Cabral participou da homenagem e parabenizou os esportistas. “Essas pessoas nos deram alegria ao vê-los jogando porque o esporte mexe conosco, com a nossa alma. E quando nos reunimos para falar de pessoas que jogaram há muitos anos atrás, é apenas a mostra de quão indelével essas pessoas deixaram marcas em nosso coração”, afirma Cabral.
Eles foram eleitos por votação de trinta conhecedores do futebol bom-despachense, recebendo medalhas de ouro, prata e bronze. Entre os homenageados, a secretária de Esportes, Roberta Neves, foi nomeada a Figura Feminina do Século. “É um reconhecimento muito grande pelo trabalho que fazemos na Secretaria de Esportes e Lazer”, destaca Roberta.











