Governo do Estado abandona municípios e cidadãos sofrem
Desde 2015 a situação de Minas vem piorando. O Governo do Estado abandonou a saúde e a educação. Exemplos disto são as cirurgias adiadas, a falta de medicamentos, o calote no transporte escolar e a falta de repasse de recursos que pertencem aos Municípios.
A saúde deve ser custeada pelos municípios, pelo Estado e pela União. No entanto, o Governo de Minas não está cumprindo sua parte. Não está comprando os remédios que lhe cabe comprar, não está realizando cirurgias e não está pagando o que deve a médicos e hospitais. Em consequência, as prefeituras estão cada vez mais estranguladas e os pacientes sem atendimento adequado.
Situação semelhante acontece com o transporte escolar. Os alunos da rede estadual devem ser transportados pelo Estado. No entanto, em Bom Despacho, desde 2015 é a Prefeitura que arca com estas despesas. O Governo de Minas deveria dar ao menos uma pequena contribuição, mas nem isto está acontecendo.
Com relação ao ICMS, a situação é mais grave ainda. Todas as semanas o Governo do Estado precisa repassar aos municípios 25% do que arrecada com este imposto. Mas faz meses que está repassando com atraso, pela metade ou até não repassando.
Enquanto o Estado de Minas faz propaganda na televisão dizendo que está tudo bem, a carta que a Associação Mineira de Municípios (AMM) mandou ontem (28) ao governador mostra a real situação:
Dívida do transporte escolar: R$ 160 milhões
Dívida da saúde: R$ 2,5 bilhões
Dívida do ICMS: R$ 404 milhões
“O cidadão e o Ministério Público costumam cobrar dos prefeitos a solução dos problemas. Mas, com um calote deste tamanho, não há como prefeitos cumprirem suas obrigações. O povo e o Ministério Público precisam conhecer o verdadeiro culpado do caos da saúde em Minas”, disse o Prefeito Fernando Cabral.
Participe do 1º Festival Multicultural de Bom Despacho
Ouça entrevista sobre a iluminação de Natal da Praça da Matriz
Acendimento será hoje (29), às 20h
Hoje (29), às 14h, a Rádio Difusora entrevistará a coordenadora da Secretaria de Cultura, Keké Oliveira. Na oportunidade, ela falará sobre o acendimento das luzes de Natal da Praça da Matriz.
Para ouvi-la, sintonize na AM–1.540 ou acesse a página da Difusora.
Empresário, acompanhe os pregões eletrônicos da Prefeitura
Voleimania e Pains fazem amistosos
Dia 25 de Novembro, as equipes do Projeto Voleimania da Prefeitura (categorias 2006, 2005 e 2004) jogaram contra equipes de Pains. Os jogos aconteceram em Bom Despacho.
O Projeto Voleimania é mantido pela Secretaria de Esportes e pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. O objetivo é atender crianças a partir de 8 anos até a idade adulta.
“O projeto incentiva o esporte, mantém os alunos longe da violência e descobre novos talentos”, afirma a secretária de Esportes, Roberta Neves. Atualmente, o projeto atende mais de 100 crianças e adolescentes.
Prefeitura premiará alunos que se destacaram nos estudos em 2017
Pais, acompanhem a evolução dos seus filhos nos estudos. Dia 29 de novembro, a Prefeitura premiará alunos da rede municipal de ensino que se destacaram em 2017. A ação começará às 18h, no Auditório do Nei (Avenida Ana Rosa, 1.555, Bairro Ana Rosa).
As premiações são referentes ao III Concurso do Projeto Bom Despacho Bom Delê, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronautica (Oba) e o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto de Preservação e Recuperação do Solo e Recursos Hídricos do Rio Capivari.
Prefeitura mobiliza população no 1º Fórum do Meio Ambiente
Hoje (28), a Prefeitura realizou o 1º Fórum do Meio Ambiente – Lixo e Cidadania. A ação envolveu comunidade, órgãos públicos e iniciativa privada em torno da discussão sobre o lixo e a expansão da coleta seletiva em Bom Despacho.
“Esse momento foi muito oportuno para discutir a questão do lixo e a preservação do meio ambiente para uma cidade mais limpa e bonita”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Andreia Araújo.
A população também participou do fórum. “Eu tenho interesse em melhorias na cidade, principalmente na questão do lixo que é um problema muito sério. Queria ver o que está sendo feito e saber o que podemos fazer para contribuir para essas melhorias”, afirma a professora aposentada, Mércia Araújo.
O Prefeito Fernando Cabral falou sobre a importância da reciclagem do lixo para uma cidade mais limpa. “O problema do lixo não é uma questão operacional. É uma questão de atitude, de comportamento, de cidadania. Nós nos tornamos uma sociedade do descarte, nós temos o hábito de jogar as coisas fora. Nós precisamos mudar essa atitude”, afirma Cabral.
Participe do acendimento da iluminação de Natal da Praça da Matriz
Empresário, participe da licitação de serviços de lavagem de veículos
Dia 12 de dezembro, às 9h, a Prefeitura fará licitação para contratação de empresa especializada em serviços de lavagem de veículos. A empresa ficará responsável pela limpeza da frota municipal.
Participe – A sessão será no setor de Licitações da Prefeitura (Praça Irmã Albuquerque, 45, 2º andar, Centro).
Próteses dentárias devolvem sorriso de pacientes
O Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) da Prefeitura oferece próteses dentárias como dentaduras, rotes e peças. A ação melhora a qualidade de vida dos pacientes, aumentando sua autoestima e facilitando a alimentação.
Um dos exemplos foi Gezebel Assunção Silva que recebeu suas próteses em novembro. “A paciente ficou super satisfeita com seu novo sorriso”, afirma a coordenadora do Ceo, Camilla Vasconcelos.












