Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Breno Araújo - Página 783
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

Venha participar das comemorações da Semana do Servidor no Lions

Clique para ver a programação completa e fotos da semana

 

Esclarecimento sobre o fornecimento de água

Quarta-feira passada (18) voltou a faltar água nas regiões mais altas do São Vicente e do Babilônia. Em reunião com representantes da Copasa na tarde de ontem (24), ficou esclarecido que o desabastecimento aconteceu porque a empresa não havia conseguido ligar à rede, ao menos, um dos seis poços artesianos já perfurados e com vazão significativa.

Para resolver o problema antes que ele se alastrasse, ficou definido que a Copasa trabalharia para interligar o poço até o final do dia 24. O serviço foi concluído às 9 horas da noite, quando a água começou a ser bombeada à razão de 18 litros por segundo (l/s).

No primeiro momento, esta água será inteiramente destinada ao São Vicente. Como 18 l/s dá para abastecer mais de 3.000 casas com caixas de 500 litros, a expectativa é que o bairro esteja inteiramente abastecido até o final do dia de hoje.

Abastecido o São Vicente com a água do poço artesiano, a água do reservatório principal deverá ser suficiente para abastecer o restante da cidade. Isto inclui a parte alta do Bairro Babilônia.

Convém lembrar que a região do Bairro Esplanada para o norte, até o aeroporto, está abastecida com a água de outro poço artesiano perfurado no Jaraguá.

Esclarecimentos sobre a atuação da Copasa

Bom Despacho vem sofrendo com a falta de chuva. Isto, porém, não é suficiente para explicar a falta de água potável em nossas casas. Prova disto é que Pará de Minas, Moema, Araújos e Lagoa da Prata estão sofrendo com a mesma escassez de chuva, mas não tiveram problema com o abastecimento de água. A diferença é que a Copasa não opera nestas cidades.

Portanto, a falta de chuva, por si só, não explica e não justifica o desabastecimento.

O mais grave é que há vários anos a empresa vem sendo alertada para o problema. Em abril deste ano os vereadores, juntamente com a Assembleia Legislativa do Estado, promoveram aqui uma audiência pública sobre o assunto. Mais uma vez, a empresa foi alertada. Ela deveria imediatamente furar os poços artesianos para atendimento de emergência. Deveria, ao mesmo tempo, investir em fontes alternativas de água.

No entanto, a empresa nada fez até que a crise começasse em agosto e se instalasse de vez em setembro.

Para minimizar o problema, o Prefeito Fernando Cabral foi a Belo Horizonte e obteve da empresa o compromisso de que ela perfuraria os poços imediatamente e, neste meio tempo, colocaria caminhões-pipas para abastecer a cidade.

O compromisso de colocar os caminhões-pipas foi cumprido, embora com algumas falhas. Os poços também foram perfurados. No entanto, a empresa não cuidou de colocar a tubulação com a celeridade necessária. Hoje há poços com vazão suficiente, mas eles não estão ligados à rede. O primeiro foi ligado ontem à noite.

Tendo em vista a falta de investimentos da Copasa e a falta de fiscalização da ARSAE, o Prefeito cancelou o convênio de cooperação que tinha com o Estado de Minas para este cuidar da regulação do fornecimento de água em Bom Despacho.

O próximo passo será o cancelamento do contrato que o Município tem com a Copasa.

Por questões jurídicas e operacionais, é importante que a prefeitura tenha cuidado e siga os passos indicados pela prudência e pelas boas técnicas administrativas. Mas o cidadão pode ficar tranquilo que ele não passará mais pelas dificuldades que este ano está passando por causa da falta d’água: na estiagem de 2018, ou a Copasa estará operando como empresa séria e competente, regulada pela Prefeitura, ou teremos aqui outra empresa ou organização abastecendo o bom-despachense.

Participe das comemorações da Semana do Servidor no Salão Lions

Clique para ver a programação completa e fotos da semana

Prefeitura apresenta a coleta seletiva na Audiência Pública do Meio Ambiente Urbano

A Secretaria de Meio Ambiente participou da Audiência Pública do Meio Ambiente Urbano. A ação, promovida pela Câmara Municipal, discutiu o Projeto de Lei 22-2017 que institui o serviço de coleta seletiva e destinação de resíduos domiciliares em Bom Despacho.

A secretária de Meio Ambiente, Andreia Araújo, falou sobre as ações da Administração Municipal para organizar a coleta seletiva de lixo na cidade e como a lei irá contribuir.

Clique aqui e veja como contribuir com a coleta seletiva e deixe a cidade ainda mais limpa

Clique aqui e veja fotos da audiência

Informe a Prefeitura sobre falta d’água na sua casa

Tarde Dinâmica enriquece a Semana do Servidor

Hoje (24), a Prefeitura realizou Tarde Dinâmica na Escola do Servidor (Efesp). Ela faz parte das comemorações da Semana do Servidor e a psicóloga Priscila Helena Couto fez dinâmica com os servidores presentes para fortalecer a união entre eles, melhorando sua qualidade de vida e trabalho.

“Essa dinâmica foi muito boa. Uma renovação do nosso pensamento como grupo, como equipe. Meus parabéns à Priscila que fez a nossa tarde ficar mais alegre com essa dinâmica. Quero parabenizar também a prefeitura e todos que se envolveram nesse projeto”, afirma o servidor Fabiano Oliveira.

Clique aqui e veja fotos da Semana do Servidor

Clique aqui e veja a programação completa

Servidor, leve seus filhos para participarem da 1ª Corrida Kids

Prefeitura valorizará trabalho dos servidores no Lions. Participe você também.

Amanhã (25), a partir de 8h, a Prefeitura realizará comemorações da Semana do Servidor no Salão Lions (Praça Irmã Albuquerque, Centro). Participe e leve sua família: haverá café da manhã musical com Márcio e Ana Flávia, sorteio de brindes, lanches, Roda de Conversa, multiatividades, aulão de body jam (treino que mistura vários estilos de dança). Clique aqui e veja a programação de amanhã.

Clique aqui e veja a programação completa da Semana do Servidor

Clique aqui e veja fotos da Semana do Servidor

Acompanhe o Miss Beleza Negra

Equipes mostram bom futebol no Torneio de Futsal de Servidores

Equipes Quem Sobrou e ÍBIS

Ontem (23) as equipes ÍBIS Futebol Clube (Saúde) e Quem Sobrou F.C. (Administração) disputaram a primeira partida do Torneio de Futsal dos Servidores Públicos. Os times mostraram bom futebol e Quem Sobrou venceu o jogo.

Torça pelos seus colegas e amigos – Hoje (24), a partida será entre ÍBIS e Boca Juniors (Educação). A ação será às 20h30, no poliesportivo da Escola Miguel Gontijo (Praça Milton Campos, 140, Bairro Vila Aurora). O torneio faz parte das comemorações da Semana do Servidor.

Baixe a tabela de jogos

Clique aqui e veja fotos da partida

Clique aqui e veja a programação completa da Semana do Servidor

Não dê esmola, informe o endereço do Creas

Participe da premiação Seleção do Século de Bom Despacho

Prefeitura apoia homenagem aos grandes nomes do esporte

Membros da comissão organizadora: José Carlos (Deco), Tadeu Araújo e Dênis Pereira.

A comissão organizadora da premiação Seleção do Século de Futebol de Bom Despacho anunciou a data e local da cerimônia. A Prefeitura apoia a homenagem aos principais mestres da bola que fizeram história em Bom Despacho. Participe: a ação que será dia 24 de novembro, às 19h, no Salão São Vicente (Rua Vigário Nicolau, 360, Centro).

“Essa seleção contará a história do futebol de Bom Despacho que é uma paixão que todo mundo curte. Compareça você também”, convida Tadeu Araújo, membro da comissão.

Premiação – Receberão o prêmio 33 jogadores, três treinadores e três dirigentes da antiguidade e atualidade. Eles foram eleitos por votação de trinta notáveis conhecedores do futebol bom-despachense e receberão medalhas de ouro, prata e bronze.

Economize água e energia

Servidor, hoje é dia de Tarde Dinâmica na Efesp

Hoje (24), às 14h, a Prefeitura realizará Tarde Dinâmica, na Escola do Servidor (Efesp). Participe: a ação faz parte das comemorações da Semana do Servidor na Prefeitura. Haverá sorteio de brindes, lanches e palestra. A Efesp fica na Rua Gabriel Tavares, 180, Bairro Ozanan.

Clique aqui e veja a programação completa da Semana do Servidor

Clique aqui e veja fotos da Semana do Servidor

Acompanhe a Prefeitura no Instagram