Clique aqui e participe.
Prefeitura realizará o primeiro leilão de bens em 2022
Dia 5 de outubro, a partir de 9h, terá Leilão de bens inservíveis, na Rua Gabriel Tavares, 180 – Bairro Ozanan
Tendo em vista que recentemente foi comemorado o Dia Nacional do Combate ao Fumo, a Secretaria de Saúde organizou um momento de conscientização com os alunos da Escola Estadual Chiquinha Soares.
Na ocasião, a psicóloga Cláudia Mara alertou os adolescentes sobre os malefícios do fumo e da importância dos fumantes abandonarem o vício.
Participe dessa luta – todas as UBS do Município oferecem apoio para que os fumantes deixem o vício. Se você é fumante, participe de um dos grupos antitabagismo. Dirija-se à unidade que atende o seu bairro e fale com um dos agentes de saúde. Se você não fuma, incentive que fumantes participem dos grupos antitabagismo.
Após os alunos do Virgílio trocarem cartas com os alunos do Millenium e vice versa, chegou a hora deles se conhecerem e vivenciarem o campo e a cidade!
Agora, dois alunos do Millenium vão para o Virgílio e um do Virgílio vai para o Millenium. O procedimento ocorre até que todos os alunos tenham ido e vindo. Os alunos do campo e da cidade têm a oportunidade de verem, conhecerem e vivenciarem as diferenças.
Além do intercâmbio, na escola Virgílio as aulas passaram a ser ministradas em forma de U e com aplicação de metodologias ativas!
Cisicom entregou primeiro título de registro do Serviço de Inspeção do Centro-Oeste Mineiro
Consórcio intermunicipal, presidido pelo Prefeito Doutor Bertolino, já está fomentando a economia local.
A Fazenda Grotados A2A2, de Santo Antônio do Monte, foi a primeira a receber o título de registro do Consórcio Intermunicipal dos Serviços de Inspeção do Centro-Oeste Mineiro – Cisicom.
O produtor de leite e queijos, senhor Tomáz de Aquino Resende, foi primeiro a receber do Cisicom o título de registro.
“Há três anos iniciei a construção de uma queijaria, mas somente agora, com a criação desse consórcio de iniciativa do Prefeito Doutor Bertolino, poderei comercializar meus produtos nas cidades consorciadas. Ainda tive a felicidade de ser o primeiro a ter o registro da produção de queijos e venda de leite envasado. Estou muito agradecido! Vejo uma grande oportunidade de estímulo e ampliação dos nossos produtos”, comemorou.
Saiba mais sobre o Cisicom – é um consórcio intermunicipal integrado por 11 cidades da região: Bom Despacho, Nova Serrana, Moema, Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte, Luz, Araújos, Dores do Indaiá, Abaete, Martinho Campos e Morada Nova de Minas. O grupo trabalha pelo desenvolvimento regional sustentável, o aperfeiçoamento das gestões administrativas de seus consorciados e a formulação de políticas públicas que beneficiem a população da região.
A Prefeitura promove grupos de atividades físicas nas Unidades Básicas de Saúde para que a população seja mais ativa e tenha mais saúde.
Durante as ações, são realizadas práticas corporais de alongamentos, fortalecimento e aferição de pressão. Em algumas unidades também são realizadas dinâmicas e auriculoterapia.
O exercício físico pode ajudar a prevenir patologias crônicas como doenças cardíacas e doenças vasculares, trazendo ainda mais qualidade de vida para o cidadão.
Além dos grupos realizados nas UBS, a Prefeitura oferece também, oficinas de dança, zumba, balé, karatê, muay thay, vôlei, yoga e outras modalidades esportivas.
Os grupos acontecem semanalmente nas Unidades de Saúde. Para participar, basta procurar sua Unidade e se inscrever.
Clara Assis e Eudler Rosário são atrações confirmadas na Virada Cultural de sábado, 10. Eles são artistas locais e vão abrilhantar a Praça da Estação com suas obras.
Saiba mais – Eudler Rosário é um ilustrador e artista visual de Bom Despacho que vai apresentar sua arte na Virada, por meio de seu projeto Acima da Luz do Luar. Ele realizará uma pintura ao vivo durante o evento.
Clara Assis é uma ilustradora e artista visual de Bom Despacho. A artista utiliza técnicas que variam entre arte digital e tradicional, e se propôs a criar uma exposição de ilustrações na Virada.
Pacientes de BD terão ainda mais segurança e conforto durante as viagens
Prefeitura recebeu dois veículos: van e ambulância
O Orientista bom-despachense Fernando Cabral no auge dos seus 71 anos de idade, venceu o XX Campeonato Mineiro de Orientação, ocorrido dias 27 e 28 de agosto, na cidade de Boa Esperança-MG.
O evento foi realizado pelo Clube de Orientação de Varginha (COVAR). O Percurso Médio (Floresta) foi realizado no Bairro Jardim Nova Esperança, partida e chegada na Praia do Seleiro. Já o Sprint foi realizado nas quadras (próximo ao Batalhão da Polícia Militar). Os atletas tiveram a oportunidade de desfrutar de uma ótima etapa de orientação e ainda de conhecer o Mar de Minas.
Fernando Cabral fez uma excelente prova e sagrou-se campeão na categoria H70B. “Parabenizo o atleta pelo empenho em participar de diversas modalidades esportivas, por se destacar em várias delas e também por representar tão bem Bom Despacho nesta competição“, elogiou a servidora da Secretaria de Esportes, Ludimila Magalhães.
Depois de 2 anos sem os Jogos por causa da pandemia, a Prefeitura promoverá amanhã, 9, a Abertura da 9ª Edição dos Jogos Escolares de Bom Despacho (JEBD).
São mais de 1500 inscrições realizadas em 16 modalidades esportivas e 18 escolas participantes para marcar o retorno dos JEBD. A abertura oficial será às 19h, no Poliesportivo da Escola Miguel Gontijo.
Serão disputadas 16 modalidades esportivas no período de 9 a 22 de setembro de 2022.
Para atletas e escolas, o clima de alegria e integração começou há meses, com os treinos nas escolas.
Os Jogos Escolares de Bom Despacho tem por finalidade o aumento da participação da juventude estudantil bom-despachense em atividades desportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos.
“O esporte e a educação são extremamente importantes para formação de pessoas conscientes. Por isso, parabenizo às instituições escolares por inscreverem seus alunos”, agradeceu a secretária de Esportes, Roberta Neves.
Creche Dr. Hugo Marques Gontijo realizou um teatro sobre alimentação saudável. Nele foi contada a história de Maria, uma criança que comia muitos doces e salgadinhos, com isso ela tinha muitas dores de barriga. A nutricionista apresentou frutas e verduras para Maria, e também sua importância para saúde e o quanto é prejudicial as guloseimas para as crianças.
O teatro contou com a participação do psicólogo Lucas, a diretora Lílian Olímpio, as professoras Daiane, Míriam, Mauriquinha e também a colaboração das especialistas Karine Mendonça e Josiane. As crianças amaram o teatro e se “deliciaram” com a atuação dos profissionais, que desenvolveram os papéis de Maria, salgadinho, chocolate e maçã.
O objetivo do teatro foi orientar sobre quais alimentos devem ser consumidos diariamente e quais devem ser evitados. As crianças foram bem participativas e mostraram interesse em aprender e demonstraram também muito conhecimento sobre o assunto.
Com apoio da Prefeitura, ciclistas bom-despachenses participaram da competição de MTB no último mês. A prova Caminhos de Rosa tem como referência a vivência, a experiência, baseada na jornada de Guimarães Rosa, principal escritor nacional do século 20, no sertão mineiro. Ao todo, o percurso da ultramaratona contou com um percurso de 307 km de Três Marias a Paraopeba.
Camila Monteiro, segundo lugar de sua categoria, no percurso de 153 km, comentou sobre a competição, “Foi uma prova muito dura, cheia de desafios, adrenalina e muita superação. Ali não basta ter preparo físico, mas sim um psicológico forte para ignorar as dores por causa da mesma posição em cima da bike por tantas horas e quilômetros, além do calor intenso de dia, muito frio e ventania à noite. Ficamos muito felizes com nosso resultado e agradecemos a Prefeitura Municipal pelo apoio nas inscrições”, agradeceu.
Ciclistas de Bom Despacho se destacaram – 153 km: Camila Monteiro, 2º lugar na categoria Master 35+; Gliceria Couto , 1º, na Sub 50; Raquel Marielle, 1º, na Dupla Feminina. 300 km: Celso Dias, 3° lugar, na categoria Master B2; Erivelto Chagas, 1°, na Master C1; José Adelmir, 2º, na Master B2; Luciano Alves, 4º, na Master A2 e Marco Túlio, 2º, na Master C1.






















