51ª Expobom deve gerar mais de R$ 50 milhões em negócios
Feira aquecerá a economia local, favorecerá o agro, a indústria, o comércio, artesãos, artistas e toda a população.
Com apoio da Prefeitura, o Sindicato Rural promoverá a 51ª Expobom. A feira começará hoje, 5, e vai até o dia 8 de julho, no Parque de Exposições de Bom Despacho.
Durante o evento, a Prefeitura fará a apresentação do Projeto de Adução das Águas do Rio São Francisco para o Picão e do Projeto Circuito da Fé. Também será entregue o primeiro selo emitido em Bom Despacho por meio do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Sisbi-Poa. Clique aqui para saber mais sobre os projetos e o selo.
“A feira é importantíssima para Bom Despacho e toda a região porque traz inovação e tecnologia para grandes, médios e pequenos produtores, aquece nossa economia, gera mais emprego e renda para todo o Município“, destacou o Prefeito Doutor Bertolino.
PROGRAMAÇÃO E EXPECTATIVA DE NEGÓCIOS
A programação da 51ª Expobom será extensa para atualizar os produtores rurais sobre diferentes temas, aquecer o setor agropecuário, comercial e industrial do Município e da região. Os participantes poderão aproveitar palestras e seminários apresentados por profissionais renomados. A economista Rita Mundim, por exemplo, apresentará o tema Agro – Desafios e Cenário, amanhã, 6, às 17h.
Também haverá rodadas de negócios com condições exclusivas; cursos do Senar para preparo de queijos, torresmo, iogurtes; julgamento de gado das raças Gir Leiteiro e Girolando e prova equestre de Ranch Sorting; degustação de pratos feitos com ingredientes típicos de Bom Despacho, feitos por Chefs do Senac; exposição e comercialização de artesanatos de artistas de BD; Espaço Kids e Happy Hour todas as noites.
Hoje, 18h, também haverá a entrega da Medalha Mérito Rural e a premiação do Concurso Literar no Agro, 14h, que envolve alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. Clique aqui para saber mais sobre o concurso.
A expectativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Despacho é excelente. “Ano passado fechamos a feira com mais de R$ 37 milhões em negócios e foi um grande sucesso. Por isso, este ano tivemos ainda mais empresas interessadas em participar e aumentamos em mais de 30% o número de estandes. Sendo assim, nossa expectativa é gerar mais de R$ 50 milhões em novos negócios nos quatro dias de Expobom“, destacou o presidente do sindicato, Patrick Brauner.
Clique aqui para conferir a Programação completa da 51ª Expobom e participe!
Foto da 50º Expobom. Créditos: Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Despacho.
Novamente a Prefeitura valorizou seus servidores com a antecipação do pagamento dos salários e de parte do 13º. Com isso, também beneficiou toda a população, já que injetou na economia local quase R$ 8 milhões.
“Estou muito feliz com a antecipação de parte do 13º salário. Com isso, vou poder custear o meu casamento e fazer desse sonho uma realidade. Me ajudará a celebrar esse momento especial sem preocupações financeiras“, agradeceu o servidor Paulo César.
Sempre que possível, a Administração do Prefeito Doutor Bertolino antecipa o pagamento dos salários dos servidores. Além disso, todos os fornecedores e entidades parceiras da Prefeitura recebem seus pagamentos rigorosamente em dia.
“O Prefeito faz questão de honrar os compromissos do Município e manter a Prefeitura com uma excelente reputação“, destacou o secretário de Administração Wallace Campos.
Hoje, 4, foram abertas as inscrições para a Virada Cultural 2023. No total são 32 vagas: 12 para apresentações de música e 20 para apresentações de variados segmentos culturais. Os prêmios variam de R$3.217.80 a R$6 mil.
Este ano, as premiações artísticas serão custeadas com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo, como aprovado em Consulta Pública realizada em 13 de junho.
Clique aqui para ler o edital e se inscrever.

Aconteceu a consulta pública para análise e aprovação do plano de ação para captar recursos da Lei Paulo Gustavo.
Diferentes setores culturais compareceram à consulta e puderam compreender os objetivos da Lei e, através da participação democrática, votaram o plano de ação que norteará os editais culturais a serem lançados ainda neste ano.
O plano de ação seguiu as diretrizes da lei e já foi aprovado pelo Governo Federal. Em breve Bom Despacho receberá quase R$500.000,00 para investir na cultura da cidade.
“a consulta pública é parte importante do processo democrático, e no que toca à lei Paulo Gustavo e plano de ação, como artista me senti ouvida e representada pela equipe da secretaria de cultura, visto que todas as dúvidas foram sanadas e pudemos entender melhor de que forma esta legislação atenderá à classe artística bom-despachense. Estou animada e cheia de ideias para participar dos editais a serem publicados”, relatou a Cantora Gláucia Neto.
Participe do Chá Literário e lançamento da Obra Kolonie, da escritora Bom-despachense Maria Antônia Teixeira
Hoje, 19h, na Biblioteca Municipal.
A lâmpada do poste da sua rua está queimada? Solicite reparo, ligue 0800-606-1535.
BD já está 100% iluminada por LED! Clique aqui e saiba mais!
Participe da Cerimônia de Premiação do Concurso Literar no Agro
O tema esse ano é A Lida na Fazenda com sustentabilidade, uma homenagem ao ex-ministro mineiro, Alysson Paolinelli.
Na próxima quarta-feira, 5, às 14h, no Parque de Exposições de Bom Despacho, acontecerá o 2º Concurso Literar no Agro. Este ano o tema é A Lida na Fazenda com sustentabilidade e o homenageado será o ex-ministro Alysson Paolinelli. Os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares concorrerão em 5 categorias: Desenho com Interferência (1º e 2º período), Desenho Livre (1º, 2º e 3º anos), Quadrinha (4º, 5º e 6º anos), Paródia Escrita e Áudio (7º, 8º e 9º anos) e Dissertação Argumentativa (1º, 2º e 3º anos do ensino médio).
“Cada categoria do concurso trouxe uma variedade de talentos e habilidades, desde os desenhos até as dissertações. Foi um verdadeiro desafio avaliar os trabalhos e selecionar os primeiros colocados, em meio a tantos projetos excelentes. Cada um deles tinha sua própria essência e originalidade“, destacou uma das juradas do Concurso e Conselheira da Cooperbom, Elda Maria Santos.
Os alunos primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios: 1ºs colocados ganharão uma Alexa; os 2ºs, uma bolsa térmica com produtos Mavero e os 3ºs um Head Phone. Os professores regentes e do Projeto Literar também receberão premiações.
Empresas que apoiaram o concurso: Sicoob Credesp, Sicoob Credibom, Cooperbom, Sindicato Rural, Faemg, FASF, Montesa, Carinhoso.
Conheça o homenageado: o ex-ministro Alysson Paolinelli nasceu em Bambuí, em 1.936. Ele é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras e especializou-se nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola. Por meio do uso da biotecnologia, Paolinelli provou que é possível deixar o solo do cerrado fértil para com isso, aumentar a produção de alimentos e acabar com a fome. Por causa desse estudo, nosso homenageado já ganhou o prêmio World Food Prize, que equivale ao Nobel da alimentação. É um prêmio dado a pessoas que ajudaram consideravelmente a população a melhorar a qualidade, quantidade ou disponibilidade de alimentos no mundo.


























