Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Servidor em Rede

Evite acidentes, denuncie animal solto na rua

Deixar animal solto é crime, denuncie animais soltos em via pública.

Prefeito se reuniu com servidores da Licitação para diálogo

Ontem (dia 7) o prefeito Doutor Bertolino se reuniu com servidores do Setor de Licitações da Prefeitura. O objetivo foi dialogar com os servidores, conhecer de perto o trabalho do setor e suas demandas para realizar seu trabalho.

“Realizamos esse encontro de uma forma que não fosse tão pesada para saber o que podemos fazer para ajudar a Licitação. Esta foi uma ação muito mais para ouvir do que para falar”, afirmou o prefeito Doutor Bertolino.

Veja como foi a reunião

Servidor, saiba mais sobre as ações da Prefeitura para valorizar o seu trabalho

A atual Administração completou 100 dias de governo com muitas ações para melhorar a vida dos bom-despachenses. Na matéria anterior, falamos sobre recuperação de vias urbanas e rurais. Desta vez falaremos sobre a valorização dos servidores municipais. Veja os destaques.

Valorização dos servidores municipais:

  • Adequação da nova sede administrativa da Prefeitura com salas amplas, arejadas e infraestrutura necessárias para o desempenho das funções e atendimento ao cidadão.
  • Monitoramento da execução do contrato com a empresa Perfix Consultoria e Assessoria para revisão do plano de cargos, carreiras e salários.
  • Reposição salarial para os servidores municipais.
  • Implantação da modalidade de treinamentos à distância, na Escola do Servidor (Efesp), para otimizar os processos de trabalho e apoiar em melhores práticas, diante das dificuldades enfrentadas pela pandemia.
  • Encaminhamento de projeto de lei para adequação da alíquota do BDPREV.
  • Promoção de atividades para melhorar o clima organizacional.
  • Promoção de atividades para combater o sedentarismo como alongamento físico e desafios virtuais de caminhada, corrida e ciclismo.
  • Pagamento dos salários realizados com antecedência ao cronograma mensal.

Veja o relatório completo sobre os primeiros 100 dias de governo

Servidor, qualifique-se a respeito de georreferenciamento

Servidor, a Prefeitura e a Universidade Federal de Viçosa estão fazendo o georreferenciamento de Bom Despacho. Para qualificar você sobre o uso e entendimento do Sistema de Informações Territoriais (SIT) de Bom Despacho, serão promovidos cursos na Escola do Servidor (Efesp). Participe.

Clique para inscrever-se nos cursos:

Saiba mais – Elaborado pela Universidade Federal de Viçosa, o georreferenciamento atualizará o nosso Cadastro Técnico Multifinalitário e fornecerá as ferramentas tecnológicas necessárias para a elaboração e revisão de marcos legais como: Plano Diretor, Código de Postura e Lei de Uso e Ocupação dos Solos.

8 de março, dia das incríveis

Celebrado oficialmente desde 1975, o Dia Internacional da Mulher tem origem remota desde o início do século 20, quando diversos protestos de mulheres ecoaram pelos Estados Unidos e Europa, reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.

Com muita entrega e luta, as mulheres vêm conquistando espaços em meio à uma sociedade ritmada pela voz masculina. Mesmo sendo a maioria da população brasileira (51,8%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), vivendo mais tempo e possuindo mais educação formal, elas infelizmente ainda enfrentam universos desiguais, seja distribuição de tarefas domésticas ou na valorização e nos ganhos no mercado de trabalho.

Atualmente, as mulheres ocupam cerca de 44% das vagas de emprego registradas no país. No entanto, o número de mulheres desempregadas é 29% maior que o de homens. Elas recebem aproximadamente 74,5% do salário dos homens ocupando os mesmos cargos e funções, além de corresponderem menos de 3% dos cargos considerados os mais altos do país.

Em meio a esta realidade desigual e injusta, a Prefeitura de Bom Despacho destaca-se de forma positiva diante deste lamentável contexto. Atualmente, o executivo possui um número superior de pastas sob comando de mulheres, cerca de 60% das secretarias e assessorias são conduzidas por elas.

“Está no DNA da mulher a incrível força e determinação para sair de uma situação desfavorável e conquistar o que quiser. Não existe um lugar preestabelecido, o lugar delas é onde elas quiserem. Por isso, me sinto honrado em dizer que o atual secretariado desta gestão é composto por sua maioria, de competentes mulheres”, destacou o prefeito Doutor Bertolino.

Veja como foi o dia de homenagens da Prefeitura para as mulheres do município.

Prefeitura antecipará salários e injetará mais de R$ 3 milhões na economia de BD

A Prefeitura antecipará para amanhã (31), o pagamento dos quase 1.500 servidores. Com isso, serão injetados mais de R$ 3 milhões na economia de Bom Despacho.

“Neste momento, nosso objetivo é amenizar a situação difícil que a cidade e o País estão vivendo”, destacou a secretária de Fazenda, Daniela Rocha.

Ao servidor, ela sugere que evite tocar em dinheiro e se aglomerar em agências bancárias. “Previna-se contra o coronavírus. O que for possível pague e compre por aplicativos. Prefira os serviços delivery”, aconselhou.

Rocha também sugere aos servidores que pensem em seus prestadores de serviços autônomos. “Se você tem condições, ajude. Antecipe o pagamento de algum serviço e fique com crédito”, disse.

Servidor da Prefeitura terá apoio emocional especial durante pandemia

Seguindo o exemplo da Secretaria de Saúde, a partir de hoje (30), os servidores da Prefeitura também terão apoio psicológico para enfrentar a pandemia do coronavírus. O atendimento online será de segunda a sexta-feira, de 7h às 12h, pelo Telegram.

Os servidores interessados deverão acessar o Portal do Servidor e responder ao questionário. A Psicóloga da Gestão com Pessoas, Aline, fará a triagem. Em seguida, o servidor receberá acolhimento online ou encaminhamento, de acordo com a necessidade do caso.

Servidores estão muito mais saudáveis com ajuda da Prefeitura no Projeto Medida Certa 2019

Entre os meses de agosto e dezembro, a Prefeitura realizou o Projeto Medida Certa para aumentar a qualidade de vida de servidores. Trinta e três profissionais participaram das reuniões e contaram com palestras, acompanhamentos nutricional e psicológico. Tudo para que eles alcançassem seus objetivos e terem uma vida mais saudável.

Pablo

Quarta-feira aconteceu a última reunião do projeto em 2019 e os servidores se mostraram bem animados com os resultados. Um dos destaques foi Pablo Gontijo, da Educação. “O Medida Certa foi importante no auxílio à perda de peso e ganho de saúde. A equipe do Nasf também foi de fundamental importância porque ela sempre nos amparou em todo o processo. Foi muito importante para mim”, disse Pablo.

Solange

A servidora Solange Carvalho, da Educação, encontrou nas reuniões o apoio que precisava para se dedicar à saúde. “O meu objetivo quando comecei no projeto foi perder peso mas alcancei bem mais do que isso. O Medida Certa é muito mais do que encontros, é uma troca de experiências”, destaca Solange.

Danielle

Danielle de Paula, da Secretaria de Administração, foi a campeã do Medida Certa do ano passado. Ela adorou o projeto e voltou para ficar com mais saúde. “O Medida Certa trouxe uma grande melhoria para a minha vida. Ele melhorou a minha qualidade de vida em 100%. Hoje somos diferentes de quando começamos há 4 meses”, afirmou Danielle.

Acompanhe a premiação do Medida Certa – Segunda-feira (9), às 14h, a Prefeitura entregará os certificados de participação e premiará os servidores que mais perderam peso e medida ao longo do projeto. A cerimônia será na Escola do Servidor (Rua Gabriel Tavares, 180, Bairro Ozanan).

Veja fotos do último encontro

Prefeitura apoia servidores a alcançarem a tão sonhada medida certa

A Prefeitura está aumentando a qualidade de vida de servidores com o Projeto Medida Certa 2019. Quase 50 pessoas estão participando das reuniões onde recebem acompanhamento nutricional, psicológico e incentivo para atividades físicas.

“Como nutricionista, espero mostrar para todos participantes, que a alimentação e a atividade física são o melhor caminho para um emagrecimento saudável e que não precisamos viver em dietas restritas ou medicações para alcançarmos o tão desejado peso ideal”, afirmou a servidora Nathália Firmino.

A servidora do Meio Ambiente, Vanessa Couto, pratica exercícios diariamente e está participando. “O Medida Certa me ajudará muito para fazer as atividades físicas e também a ficar com mais disposição para trabalhar. Gostei muito da primeira reunião porque as profissionais que estão ajudando motivaram bastante o pessoal e explicaram muito bem como funcionará o projeto”.

Servidor, fique atento para a próxima reunião – Amanhã (11), às 8h, haverá reunião na Efesp com o personal trainer Luiz Augusto (Budega). Na oportunidade, ele falará sobre a importância da atividade física para chegar nas medidas certas.

Servidor, veja a programação da Sipat 2019

Primeiro dia

PALESTRAS: Saúde mental do servidor e primeiros socorros

PÚBLICO-ALVO: Servidores públicos municipais

OUTRAS INFORMAÇÕES

Data: 23/09/19 – Segunda-feira

Horário: 13h às 17h

Carga horária: 4 horas

Local: EFESP

Inscrições

Instrutoras: Cláudia Mara Pessoa – Psicóloga do NASF e Liliane Regina Silva – Técnica e Tecnóloga em Segurança do Trabalho

Segundo dia

PALESTRAS: Saúde auditiva e vocal no ambiente de trabalho; ginástica laboral e prevenções a lesões articulares e ausculares no trabalho

PÚBLICO-ALVO: Servidores públicos municipais.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Data: 24/09/19 – Terça-feira

Horário: 8h às 12h

Carga horária: 4 horas

Local: EFESP

Inscrições

Instrutores: Vanessa de Oliveira Neves – Fonoaudióloga da APAE e e Felipe Daniel Alves Reis – Fisioterapeuta do SAD

Terceiro dia

PALESTRAS: Prevenção e combate a incêndio e segurança no trânsito

PÚBLICO-ALVO: Servidores públicos municipais.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Data: 25/09/19 – Quarta-feira

Horário: 13h às 17h

Carga horária: 4 horas

Local: EFESP

Inscrições

Instrutores: Militares do Corpo de Bombeiros e Inspetor da Polícia Rodoviária Federal Klever Delgado

Quarto dia

PALESTRAS: Saúde no ambiente de trabalho e aprendizagens ativas de uma vida saudável

PÚBLICO-ALVO: Servidores públicos municipais

OUTRAS INFORMAÇÕES

Data: 26/09/19 – Quinta-feira

Horário: 8h às 12h

Carga horária: 4 horas

Local: EFESP

Inscrições

Instrutores: Jorge Luiz Neto – Médico do Trabalho e Bacharel em Direito e Renata Lago e Barros – Assistente Social

Quinto dia

PALESTRAS: Dependência digital e relacionamento interpessoal motivacional

PÚBLICO-ALVO: Servidores públicos municipais

OUTRAS INFORMAÇÕES

Data: 27/09/19 – Sexta-feira

Horário: 13h às 17h

Carga horária: 4 horas

Local: EFESP

Inscrições

Instrutoras: Larisse Jenifer Soares Gontijo – Psicóloga no Núcleo de Saúde Mental de Bom Despacho e Kimenia Carla de Lacerda Rosado – Educadora em saúde, graduada em Letras, com especialização em Políticas Públicas e Pedagógicas e Gestão em Saúde Pública

Servidor, você ganhará mais qualidade de vida, mais entusiasmo para trabalhar, mais tempo para criar

Diga adeus ao tédio, à burocracia e aos trabalhos cansativos e sujeitos a erro. Esta é a palavra de ordem trazida pelo novo sistema contratado pela Prefeitura. Veja o exemplo da conciliação bancária. Atualmente ela é feita de forma manual. A servidora encarregada precisa levantar os lançamentos bancários de cada banco e de cada conta e verificar um a um no sistema da Tesouraria. São milhares de lançamentos todos os meses. O novo sistema, porém, fará a conciliação de modo automático. Desta forma, a tesoureira e seus auxiliares poderão se dedicar a atividades mais criativas e mais agradáveis.

Outro exemplo é a assinatura eletrônica de documentos. Ela ficará disponível para todas as áreas da Prefeitura. Isto significa que o servidor não terá que imprimir, gastar papel, ir até a impressora, assinar e despachar. Com o novo sistema ele fará tudo eletronicamente. Portanto, sobrará mais tempo para ele se dedicar a tarefas mais criativas, verdadeiramente humanas.

Esta eliminação de tarefas tediosas e o acréscimo de tempo para atividades mais criativas aumenta a qualidade de vida do servidor e lhe dá mais prazer em trabalhar. Além disto, trará ganhos significativos de produtividade e eliminação de papel, carimbos e outras burocracias.

Mais serviço criativo, menos trabalho cansativo – a liberação dos trabalhos tediosos permitirá que os servidores melhorem os serviços prestados ao cidadão. Isto acontecerá sem aumentar o número de servidores e sem aumentar a carga de trabalho. Por exemplo, a obtenção de certidões, declarações e alvarás passará a ser feita sob a forma de auto-serviço. Isto significa que o próprio cidadão poderá fazê-los quando quiser, de dia ou de noite, em dias úteis ou finais de semana.

Como os servidores atualmente envolvidos em atividades tediosas e burocráticas não precisarão mais fazê-las, eles terão mais tempo livre para estudar mais, planejar melhor, introduzir novas técnicas, aperfeiçoar o atendimento. Tudo isto, sem precisar aumentar o número de pessoas.

Seja pela melhora geral dos serviços prestados à população; seja pela mudança qualitativa no seu trabalho, o novo sistema trará muitos benefícios para o cidadão e para todos os servidores. Tudo isto com gastos menores.

Servidor, ainda dá tempo de se inscrever no Medida Certa 2019

Servidor, a Prefeitura prorrogou as inscrições para você participar do Projeto Medida Certa 2019. O prazo será até segunda-feira (5). Para participar, fale com seu chefe imediato e inscreva-se hoje mesmo. Inscreva-se clicando aqui.

Saiba mais – A Gerência de Gestão com Pessoas, em parceria com o Nasf, realizará a segunda edição do projeto que melhora a qualidade de vida dos profissionais e estimula hábitos saudáveis.

Acontecerão oito encontros quinzenais, na Escola do Servidor (Rua Gabriel Tavares, 180, Ozanan), durante o horário de expediente. Os participantes serão submetidos a diagnóstico nutricional e deverão atender aos requisitos para participação no projeto.

Servidor, sua vida e integridade física são importantíssimos

Amanhã (27) é o Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho. Para marcar o momento, a equipe de Segurança do Trabalho da Prefeitura realiza durante essa semana a campanha #AcidentesZERO para alertar todos os servidores sobre a importância de trabalhar de forma segura.

Diariamente, postamos dicas para que os servidores cuidem de sua segurança e de seus colegas. Hoje, o tema é a motivação para evitar os acidentes que é a integridade física e psicológica do servidor.

“As consequências mais amargas de um acidente de trabalho são as sofridas pelo acidentado. Ele é quem sente na pele as dores e as inabilitações decorrentes do acidente e precisa se submeter a tratamentos médicos que, muitas vezes, podem ser demorados e desgastantes física e psicologicamente, quando o acidente não provoca sua incapacidade ou situação pior”, afirma o técnico em segurança do trabalho, Robert Rocha.

Os servidores também estão participando. Ontem (25), a equipe foi ao NEI e distribuiu cartões informativos com balas para estimular ainda mais os colegas e hoje farão mais visitas. Veja imagens das visitas de ontem.

Participe: divulgue informações para melhorar a segurança no seu ambiente de trabalho, previna acidentes. Veja artes da campanha e repasse essa ideia com seus colegas.

Veja imagens da campanha #AcidentesZERO

Servidor, haja com responsabilidade e conscientize seus colegas sobre segurança

A equipe de Segurança do Trabalho da Prefeitura está realizando a campanha #AcidentesZERO. A ação aproveita o Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho (sábado, 27 de julho) para alertar todos os servidores sobre a importância de trabalhar de forma segura. Diariamente, postaremos matérias com dicas que você mesmo pode implantar para deixar seu trabalho mais seguro.

Hoje, a dica é responsabilidade para conscientização: saber agir da forma correta para evitar acidentes. “Esta campanha tem o objetivo de conscientizar a todos para trabalharem sempre com segurança. A conscientização é a melhor prevenção. Quando trabalhamos com segurança, garantimos um ambiente saudável e seguro para nós e para nossos colegas”, afirmou a técnica em segurança do trabalho, Renata Moura.

Participe: divulgue informações para melhorar a segurança no seu ambiente de trabalho, previna acidentes. Veja artes da campanha e repasse essa ideia com seus colegas.