Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Prefeitura de Bom Despacho

Caps e seus usuários celebram a luta antimanicomial com diversas ações

Está chegando a 9ª edição do Arraiá BD. Participe!

Atenção, produtor rural: + Pecuária Brasil começará na próxima semana

Prefeitura passa a oferecer Raio-X odontológico de forma gratuita

Bom Despacho tem 100% de cobertura odontológica nas UBSs

Prefeitura está vacinando pessoas com 6 meses ou mais contra influenza

Comunicado Oficial

 

A Associação dos Diabéticos de Bom Despacho, Assodibom, estabeleceu uma parceria com a Prefeitura de Bom Despacho para ampliar seu alcance e apoiar ainda mais os pacientes diabéticos da Região. A associação tem participado ativamente dos grupos de diabéticos das UBS’s, oferecendo orientações, distribuindo aparelhos de glicemia capilar e convidando os pacientes a conhecerem os serviços e benefícios oferecidos.

Saiba mais sobre a Assodibom – Desde sua fundação em 2004, por iniciativa do Lions Clube Bom Despacho, a Assodibom tem se dedicado incansavelmente a melhorar a qualidade de vida dos pacientes diabéticos e conscientizar a comunidade sobre a importância do tratamento e controle adequado da doença. Com o lema “Diabético Associado é Diabético Amparado, Respeitado e Conscientizado”, a associação visa esclarecer questões relacionadas ao diabetes, proporcionando suporte e informação a todos os interessados.

Na foto, o Arraiá BD deste ano.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realizará uma reunião aberta para planejar a aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc. O valor aprovado, de R$ 413.365,70, será direcionado para contribuições e apoio às diversas manifestações culturais que enriquecem a identidade da cidade.

Se você está no ramo cultural, participe! Na próxima segunda, 20, às 17h, na sede da Prefeitura.

O investimento não apenas contribuirá para a cultura local, mas também fortalecerá a diversidade e a riqueza do patrimônio cultural de Bom Despacho.

Saiba mais – A Lei Aldir Blanc tem como objetivo principal o apoio a instituições como escolas de música, dança e artes, bibliotecas, teatros, espaços culturais, feiras de arte e artesanato, entre outras iniciativas que promovem e fortalecem a expressão artística. O valor dos recursos será investido no próximo ano.

Psicólogas da Atenção Primária à Saúde e a equipe da Educação em Saúde estão promovendo uma série de orientações aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e servidores da Saúde sobre o combate à violência contra mulheres. Por meio de palestras e ações nas salas de espera, fala-se sobre os tipos de violência, o que fazer diante dos casos e como buscar ajuda. Veja fotos das ações.

“O processo de conscientização é um meio bastante importante para trabalhar a garantia de direitos, compreensão de contextos, apresentação de projetos e teorias que auxiliam o paciente, o trabalhador e a comunidade em geral. A Educação em Saúde é uma dessas formas de conscientizar”, afirmou a psicóloga Dayrelly Kitaara.

De acordo com dados da Central de Atendimento à Mulher (ligue 180) do Governo Federal, os casos de violência contra mulheres no Brasil tiveram um aumento considerável nos três primeiros meses de 2024. Em janeiro foram denunciados 54.894 casos, em fevereiro 54.810 e em março 58.936 onde observa-se uma diminuição nas denúncias de janeiro a fevereiro, de -0,15%, e um aumento de fevereiro a março, de 7,52%.

Em Minas Gerais, terceiro estado do país com mais denúncias de casos de violência contra mulheres (17.329 casos), a situação não foi tão diferente neste primeiro trimestre. Em janeiro houve 5.617 casos, em fevereiro 5.610 e em março 6.102. Novamente uma diminuição de janeiro a fevereiro, -0,12%, e um aumento de fevereiro a março, 8,76%. De acordo com estes dados, a maioria das vítimas são adultas, faixa etária prevalente entre 30 e 59 anos, de cor parda ou branca.

Para que a população continue apoiando o combate à violência contra mulheres em BD, cada cidadão pode procurar a unidade do Cras mais próxima de sua residência, o Creas, a Delegacia de Polícia ou o Conselho Tutelar caso haja envolvimento de menores de idade. Denúncias também podem ser feitas pelo Disque 180 e pelo projeto Chame a Frida, da Polícia Civil, pelo telefone (31) 98402-8293.

A Prefeitura, com a organização de Ramon Peixoto realizaram a LICOFF (Lda do Centro Oeste de Futsal Feminino) Série Prata. Com grandes jogos e arquibancadas cheias, a emoção e adrenalina tomaram conta dos jogos do início ao fim.

O grande campeão da competição foi a Associação Liverpool de Nova Serrana, que repetiu a final do ano passado com o Futmaníacas de Pompéu, mas desta vez o Liverpool levou a melhor e venceu por 5 a 3 na final.

Tivemos como artilheira da competição a atleta Sabrina Maria da Associação Liverpool com 7 gols e a goleira menos vazada foi Débora Michelle do Futmaníacas.

A competição teve 11 jogos que aconteceram no Poliesportivo Jaime Martins com 70 gols feitos. A arbitragem foi muito bem conduzida pelos renomados árbitros Henrique Moreno, Preto Maciel, Janaína Ferreira e Lívia Braga.

“O LICOFF só foi um sucesso graças a ajuda e empenho primeiramente das equipes participantes e também dos patrocinadores e apoiadores. Agradeço a Prefeitura de Bom Despacho que através da Secretaria de Esportes nos ajudou com a estrutura, premiação e arbitragem dos jogos. O futsal feminino merece um calendário recheado, e que a LICOFF chegue para somar ainda mais com a modalidade”, agradeceu o organizador do evento Ramon Peixoto.

Fotos: Filipe Couto/ @filipecoutofotos

Confira dos resultados:
Palestra 0 X 1 Luza Cracks
Futmaníacas 7 X 1 Bodock
PSV BD 3 X 8 Associação Liverpool
Fênix 1 X 1 Liverpool B
Luza Cracks 3 X 2 PSV BD
Futmaníacas 3 X 3 Liverpool B
Associação Liverpool 6 X 5 Palestra
Fênix 5 X 1 Bodock

Semifinais:
Luza Cracks 0 X 2 Futmaníacas
Associação Liverpool 7 X 3 Fênix

Final:
Associação Liverpool 5 X 3 Futmaníacas

Caps e seus usuários celebram a luta antimanicomial com diversas ações

Amanhã haverá exposição de trabalhos dos usuários no Supermercado Fidelis da Av. Dr. Roberto entre outras ações.

Na foto, Caps na UNA.

Sábado (dia 18 de maio) é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) preparou uma série de ações nesta semana para marcar o momento desta luta de usuários por direitos humanos, justiça social e por uma sociedade mais inclusiva a pacientes da saúde mental.

Ontem, dia 13, os usuários realizaram exposição de artesanato no Hall da UNA com apresentação do Coral do Caps e roda de conversa com alunos do curso de Psicologia. Amanhã, dia 15, a exposição será realizada no Supermercado Fidelis da avenida Doutor Roberto e também haverá conscientização da população na Praça da Matriz entre as 17h e 19h30.

Na quinta-feira, dia 16, será realizada na Efesp qualificação de agentes de saúde com o tema Saúde Mental na APS. Na sexta-feira, dia 17, usuários e servidores do Caps participarão de desfile da Luta Antimanicomial em Belo Horizonte.

Luta Antimanicomial: O movimento se consolidou no Brasil na década de 1970 inspirado em iniciativas internacionais como a experiência de Franco Basaglia na Itália. O movimento denunciou as condições desumanas dos manicômios e defendeu um novo modelo de atenção à saúde mental, incluindo os pacientes à sociedade e tratamentos humanizados.

Em Bom Despacho, o Caps promove com seus usuários diversas atividades que valorizam as pessoas e mostram suas capacidades. Desde a produção de artesanatos, costuras, pinturas artísticas, os usuários também mostram seus talentos no Coral do Caps e, recentemente, escreveram um livro contando suas histórias chamado Histórias de Vidas.

Para despertar e incentivar o interesse pela leitura desde cedo, os alunos da Escola Coronel Praxedes visitaram a Biblioteca Municipal.

A ação tinha como objetivo promover nos alunos suas habilidades de leitura, aprendizado, pesquisa e socialização, além de estimular o amor pelos livros e pelo conhecimento.

“Ao explorar os diferentes gêneros e temas disponíveis na biblioteca, as crianças tiveram a oportunidade de expandir seus horizontes, desenvolver sua imaginação e criatividade”, relatou a Secretária de Educação, Gabriela Fernandes.

Está chegando a 9ª edição do Arraiá BD!

Nada como aquele forró pé de serra para dançar agarradinho e se esquentar nesse inverno. O Arraiá contará com três shows sertanejos, comidas típicas, bebidas geladas e concurso de quadrilha! Ah, e vai ser open cooler!!!

Dia 31 de maio, a partir das 18h30, na Praça da Estação. Não fique de fora!

Participe do lançamento do livro, Sargento, do escritor bom-despachense Lucas Isaac. Dia 23 de maio, às 19h, na Biblioteca Municipal.

 

A Prefeitura está fazendo a limpeza de bueiros, canaletas e sarjetas em Bom Despacho. Ao todo há 845 bueiros no município que, com este serviço de limpeza, darão escoamento às águas da chuva em nossas ruas evitando a aqquaplanagem dos carros e o desgaste do asfalto de nossas ruas.

Atenção, produtor rural: + Pecuária Brasil começará na próxima semana

Produtores ainda podem se cadastrar no programa que inseminará até 600 animais.

Foto de gado na 51ª Expobom.

A partir da próxima segunda-feira (dia 20) a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura (SMDEA); a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer) e o Centro Universitário UNA iniciarão a primeira etapa do + Pecuária Brasil em Bom Despacho.

O objetivo do programa é promover o melhoramento genético do rebanho bovino leiteiro e de corte em Bom Despacho. Nesta etapa, os produtores participantes serão beneficiados com mais de 100 inseminações de gado. Ao todo serão seis etapas, com 100 inseminações cada, e você também pode participar.

Produtor, para se cadastrar no + Pecuária Brasil, entre em contato com a SMDEA pelos telefones (37) 3520-1403 e (37) 99106-3741 ou vá à SMDA que fica na Avenida Maria da Conceição Del Duca, 150, bairro Jaraguá, 2º andar.

Na última sexta, 10, cerca de 30 alunos do primeiro ano do Colégio Darwin participaram do Projeto Cria Lab. O projeto, que é uma iniciativa da Prefeitura por meio do BD Tech Hub, visa inserir os jovens no universo do empreendedorismo e da inovação, utilizando uma metodologia especialmente projetada para estimular habilidades cruciais como comportamento empreendedor, soft skills, pensamento crítico e uma orientação voltada para o futuro.

Estas habilidades são fundamentais no mercado de trabalho atual, preparando os alunos para enfrentar desafios de forma criativa e inovadora.

Os projetos oferecidos pela Prefeitura por meio do BD Tech Hub são completamente gratuitos – Se você tem uma ideia de negócio e está procurando orientação sobre como começar e desenvolver, o BD Tech Hub vai te ajudar. Entre em contato através do Instagram @bdtechhub ou pelo WhatsApp no número 37 99816-0597.

Veja qual dos projetos é mais adequado para você: O Ideação é perfeito para empreendedores construírem ideias de negócio viáveis. O Cria é ideal para quem tem interesse em aprender sobre o universo do empreendedorismo e inovação. Já o Pré-Aceleração é a oportunidade certa para aqueles que estão em processo de começar o próprio negócio.

Sábado, 18, às 8h, no semáforo da Praça da Matriz, a Prefeitura realizará uma caminhada de conscientização contra o abuso e exploração sexual infantil.

A data é importante para refletir sobre as melhores formas de combater abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes. Por isso, para conscientizar a população a respeito, a Prefeitura está promovendo a campanha Maio Laranja, também conhecida como Faça Bonito, em Bom Despacho.

Saiba mais – O dia 18 de maio foi escolhido como é o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em alusão ao crime ocorrido no Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Crespo que foi sequestrada, violentada e assassinada aos oito anos de idade. Depois de instituída a Lei 9970/00, a data é usada para lembrar que todos temos a responsabilidade de proteger e cuidar das crianças e adolescentes.

Faça bonito você também – Para denunciar abusos e exploração sexual de menores, ligue para 100, entre em contato com o Conselho Tutelar, a Polícia Militar ou o Creas.

Prefeitura passa a oferecer Raio-X odontológico de forma gratuita

Mais de R$ 100 mil em recursos próprios serão investidos anualmente para beneficiar a população.

A prefeitura municipal de Bom Despacho oferece mais um benefício a população. A partir desta segunda-feira (13), serão ofertados exames de raio-x para casos específicos de usuários em tratamento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As 17 UBSs de Bom Despacho contam com equipes odontológicas que resolvem cerca de 80% dos problemas de saúde bucal como: restauração, exodontia, pediatria, limpeza, extração de dentes e pequenas cirurgias.

Dentro deste processo, quando necessário, os pacientes são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para tratamentos mais complexos e muitos deles abandonavam o tratamento por não ter acesso a radiografia odontológica que não é ofertada dentro dos programas dos Governos Estadual e Federal.

“Muitas vezes a tecnologia é uma barreira de acesso, muitos usuários abandonavam o tratamento por não ter condições de pagar pelo raio-x. Sensibilizado com isso, através de recursos próprios do município, o prefeito Dr. Bertolino decidiu ofertar este benefício a população. Muito mais que oferecer a radiografia, estamos querendo quebrar as barreiras de acesso”, enfatiza Murilo Machado Franco, coordenador municipal de Saúde Bucal.

O exame será solicitado pelo cirurgião dentista nas unidades de saúde quando houver necessidade. “Este serviço vai ajudar bastante a população, vai facilitar a inclusão de pacientes com mais necessidades. É um procedimento oneroso e muitas vezes o paciente não tem condições de pagar e dificulta a continuidade do tratamento”, destaca o cirurgião dentista da UBS do Rosário, Dr. Saulo César Tavares Costa.

Na rede particular, cada radiografia pode custar cerca de R$ 100,00 e pelo município, o paciente não pagará nada. “Vamos monitorar cada radiografia a ser feita, priorizando os que mais necessitam, ofertar para aqueles que realmente precisa. O maior desafio do Sistema de Saúde não é somente ofertar, mas ofertar de forma útil”, esclarece Murilo.

O primeiro paciente a ser beneficiado pelo raio-x gratuito foi o Geraldo dos Santos. “Eu vim fazer a radiografia de graça e a prefeitura vai ajudar a quem precisa”.

Serão ofertados dois tipos de raio-x: o periapical que é indicado para pessoas em tratamento em periodontia; e o panorâmico, indicado para casos de cirurgia bucal. O fornecedor já está credenciado e realizando os atendimentos. “Estamos atendendo estes pacientes SUS, encaminhados pela prefeitura. Com esta parceria, a prefeitura abre um precedente muito grande e na nossa região eu desconheço alguma prefeitura que arque com estes exames de imagem odontológico para os pacientes do SUS”, enfatiza Douglas Lacerda, técnico em radiologia.

Raio-X próprio

Os próximos passos a serem seguidos pelo Executivo Municipal é a aquisição de cinco aparelhos de raio-x. “Os aparelhos já estão licitados e serão colocados em unidades estratégicas como as mais distantes ou as que tem maior demanda”, revela Murilo.