Clique aqui e responda às perguntas. Mais informações: (37) 3520-1424.
Para manter a cidade limpa, a Prefeitura continua com os serviços de capina e roçagem. O trabalho está sendo feito no Bairro Jardim dos Anjos I; na Avenida dos Pequis; na Praça do Cristo, no Bairro Babilônia; e ainda no canteiro na Avenida Morro Pouso Alto, no Bairro Santo Antônio.
Em seguida, as equipes de Meio Ambiente vão capinar e roçar áreas dos Bairros Santa Rita, Monte Castelo e Ana Rosa. Também vão para a Avenida Doutor Roberto; todas as praças e rotatórias da cidade e em torno de todas as quadras esportivas.
“É importante que a população saiba que muitos desses locais já capinamos e roçamos mais de uma vez só esse ano“, destacou o secretário de Meio Ambiente, Tiago Freitas.
Locais que já receberam capina e roçagem – as equipes da Prefeitura já passaram pelos Bairros São José, Calais, Belvedere, Novo São José, Jardim América, Centro. Também por todas as unidades de saúde, salão do Dona Branca e os canteiros centrais do Bairro Gran Viver.
Só este ano, a Secretaria de Saúde já recebeu mais de 300 notificações de dengue e chikungunya. A situação é preocupante e só pode ser revertida com o apoio da população, pois a grande parte dos focos está dentro das residências.
“As visitas dos Agentes de Combate às Endemias não são suficientes se a população não colaborar. Precisamos da ajuda de todos!”, destacou a Gerente da Vigilância Epidemiológica, Júnia Sousa.
Além das visitas domiciliares, ações e campanhas educativas, a Prefeitura está aplicando fumacê em todos os bairros da cidade.
Siga as recomendações e proteja sua família e amigos – separe de 5 a 10 minutos por semana para limpar seu quintal e eliminar a água parada. Fique atento às caixas d’água, vasos de plantas, ralinhos, calhas, bebedouros de animais, pneus e outros objetos que acumulem água.
Clique aqui e saiba diferenciar os sintomas de dengue e chikungunya.
Participe da Conferência Municipal de Saúde, que será no próximo sábado, dia 25, de 8 às 16 horas, na sede da Prefeitura, no antigo Sesc. Sua participação é importantíssima!
Participarão o Superintendente Geral da Fundação Hospitalar de Minas Gerais, Professor da UFMG e Psicanalista-Sanitarista, João Baptista Magro Filho e o Secretário de Saúde de São Sebastião do Oeste, Gutemberg Antônio Dias.
Transporte de apoio para quem quiser participar da Conferência da Saúde, sábado, 7h.
– Praça do Rosário;
– Posto Piraquara (São José);
– Caic (Ana Rosa);
– Praça da Matriz ( Em frente ao Banco do Brasil);
– Praça do Cristo (Babilônia);
– De frente ao Cruzeiro;
– De frente ao Sesi.
A equipe de Saúde Bucal da UBS Vila Gontijo realiza o atendimento odontológico dos pacientes do Asilo São José.
Cristina Rodrigues, Dentista especialista da Prefeitura, relata a importância do atendimento. “Cuidar da saúde bucal dos idosos é garantir a qualidade de vida e a redução de várias doenças sistêmicas comuns nesta idade“, relata.
A Prefeitura investe no sorriso dos bom-despachenses. Apenas no último ano, foram entregues mais de 700 dentaduras. Isso significa um aumento de 175% acima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Clique aqui e saiba mais.

Dia 6 de maio, a Prefeitura realizará a 2ª edição do Sabadim Cultural em comemoração ao Dia do Trabalhador.
Se você tem um grupo musical do estilo axé, samba e pagode ou é um empresário do setor de alimentos e bebidas, participe dessa festa!
Clique aqui para ler os editais e se inscrever. Informações: (37) 9 9106 – 5309 / 3520-1408 ou pelo cultura@pmbd.mg.gov.br

Em Bom Despacho, os alunos das escolas municipais ganham material escolar de excelente qualidade. Os kits estão sendo entregues desde fevereiro, são definidos de acordo com a série e necessidade de cada aluno.
“O material escolar da minha filha é excelente e por isso, dura o ano inteiro. Agradeço à Prefeitura pela escolha e pela preocupação em cada detalhe. Minha filha fica muito feliz!“, agradeceu Lívia Gontijo, mãe da Teresa, aluna do Pré-escolar Elvino Paiva.
Entre os itens há lápis de colorir, lápis preto, canetas, borrachas, pincéis, massinhas de modelar, tesoura, cadernos, apontador. “Estamos investindo mais de R$ 400 mil para oferecer aos nossos alunos materiais apropriados para o desenvolvimento escolar. Outro objetivo é ajudar os pais, que economizam esse dinheiro”, destacou o Prefeito Doutor Bertolino.
Cartão Auxílio Educação – para beneficiar as crianças, pais e ainda ajudar a aquecer a economia de Bom Despacho, a Prefeitura entrega aos responsáveis pelos alunos o Cartão Auxílio Educação. Com ele em mãos, as famílias buscam os itens de seus filhos em papelarias credenciadas da cidade.
A Prefeitura reformará a UBS Ozanan para oferecer ainda mais comodidade às famílias atendidas na unidade. Por isso, a partir de segunda, 6 de março, o acolhimento de pacientes será feito na Rua Olegário Maciel, 306, Bairro Olegário Maciel.
Mudança será na sexta – para que a mudança seja feita, na sexta, 3 de março, os pacientes que precisarem de atendimento emergencial deverão ir ao Pronto Atendimento (PA).
A Prefeitura está convidando empreendedores do segmento de comidas e bebidas para comercialização durante a 1ª Edição do Festival de Inovação e Tecnologia do Centro Oeste Mineiro – FITCOM, que acontecerá dias 22, 23 e 24 de setembro deste ano.
Com expectativa de grande público, a Prefeitura está preparando vários espaços com palestras, workshops, exposições, oficinas. A comercialização de alimentos e bebidas tem por objetivo o aumento do faturamento dos participantes interessados, o fomento da economia local, a valorização do setor da gastronomia.
São apenas duas vagas. Se você deseja participar, clique aqui e preencha o formulário.
Para ler o edital de credenciamento e saber as regras para participar, clique aqui.
Papai e mamãe, fiquem tranquilos. A Prefeitura está preparada para receber seu filho com carinho e segurança. Dia 7 de fevereiro começam as aulas presenciais. “Nossas crianças são importantíssimas e merecem toda a nossa atenção e nosso cuidado”, destacou o prefeito Doutor Bertolino.
Para garantir a segurança dos alunos e servidores, as Secretarias de Educação e de Saúde se uniram e estão cumprindo rigorosamente os protocolos de prevenção à Covid-19 e à gripe. Todas as escolas do município já contam com dispensers de álcool em gel, porta-toalhas, saboneteiras e tapetes sanitizantes.
Além disso, os profissionais da educação já receberam duas doses da vacina contra a Covid-19 e estão tomando a terceira. “Fizemos uma operação pente fino nas escolas, que inclui desinfecção, limpeza, reformas, capina. Além disso, os servidores estão prontos e orientados conforme os protocolos de sanitários de segurança”, destacou a secretária de Educação, Gabriela Fernandes.
Ajude a manter seu filho em segurança – Para que o volta às aulas seja só alegria, os pais devem enviar seus filhos com duas máscaras. Oriente que ele evite aglomerações e caso note sintomas gripais, deixe seu filho na segurança do lar, pertinho da família.
Há dias, representantes de prefeituras e empresas de Minas e outros estados estão contactando Bom Despacho para saberem mais sobre o asfalto ecológico. Por isso, mais uma visita técnica foi agendada para a próxima quinta-feira, dia 3 de fevereiro.
Mais prefeitos e secretários virão a Bom Despacho conhecer de perto a tecnologia, que pode gerar economia, segurança e estradas rurais sem buracos.
“O teste foi feito e estamos aguardando mais alguns dias para conferir como ficará a estrada. Se der certo será um ganho imensurável para a população da nossa cidade e das outras, que aderirem à tecnologia”, destacou o Prefeito de Bom Despacho Doutor Bertolino.
Entenda – Bom Despacho está testando uma nova tecnologia, conhecida como asfalto ecológico. Para analisar o processo e o resultado, uma empresa asfaltou, sem custo direto para o Município, 300 metros da estrada rural que dá acesso à Comunidade do Mato Seco.
Prefeitos e representantes de 8 cidades já estiveram em Bom Despacho, no início desta semana, para conferirem de perto a novidade. Semana que vem, mais pessoas virão conhecer o asfalto ecológico.
Mais informações ligue 37 3520-1414.
As fortes chuvas das últimas semanas também causaram estragos em algumas escolas municipais. O pior deles foi na Creche Dona Liquinha.
O Prefeito Doutor Bertolino conferiu de perto a situação. “Vamos fazer uma obra emergencial para que o prédio esteja em boas condições para receber nossas crianças. Em seguida faremos uma reforma completa para dar melhores condições se aprendizado das crianças e de trabalho para nossos servidores “, destacou o Prefeito.
Esta semana, o Prefeito Doutor Bertolino visitou a Creche Dr. Hugo e conferiu de perto a construção da quadra esportiva.
“Esta ficando excelente e beneficiará muitas crianças. Com esta quadra coberta, nossos alunos poderão ter atividades recreativas mesmo nos períodos de sol e chuva“, comemorou o Prefeito.