Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Cultura e Turismo - Página 15
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

Sábado é dia do 8º Concurso Beleza Negra

Neste ano há quinze participantes, nove mulheres e seis homens de Bom Despacho, de 16 anos de idade ou mais, que mostrarão a força da cultura e da beleza de homens e mulheres negras do município.

O concurso contará com desfile dos candidatos, julgamento e premiação. Participe você também: o Beleza Negra acontecerá às 19h30, na quadra da Escola Coronel Praxedes (Rua Miguel Dias, 40, Centro).

Saiba mais: Em suas oito edições, o Beleza Negra marcou história com a valorização e reconhecimento da beleza e cultura negra no município.

Em 2021, os campeões foram Lara Cristina e Ubirajara Alaketo nas categorias feminina e masculina. Em segundo lugar ficaram Bruna Mendes e Iury Maxsuel e em terceiro, Emanuely Rosa e Heitor Kevin.

“Esse evento para mim foi muito importante, pois traz a representatividade negra. É uma oportunidade enorme para o jovens negros. E foi uma honra muito grande ter participado e uma alegria ganhar o primeiro lugar”, disse emocionada, Lara Cristina campeã de 2021.

Os participantes também têm carreiras brilhantes após o Beleza Negra. Nádia Oliveira, campeã da edição de 2017, atualmente cursa medicina em Belo Horizonte. Iury Maxsuel atualmente trabalha como modelo em BH e é gerenciado por três agências.

“Eu acho muito importante a valorização das mulheres negras no Brasil e em Bom Despacho. Eu quero agradecer a todos os envolvidos e àqueles que vieram torcer pela gente”, relatou Nádia campeã de 2017.

4º edital de premiação com recursos da Lei Paulo Gustavo foi publicado!

Ontem, 9, a Prefeitura publicou o 4º edital de premiação com recursos da Lei Paulo Gustavo.

O Edital contempla 4 vagas para propostas de capacitação, formação e qualificação por meios de cursos, mostras ou outras atividades educacionais voltadas à produção audiovisual. Cada proponente premiado receberá o valor de R$ 7.189,08 por proposta. Veja o edital na página da Prefeitura.

Inscrições abertas até 24 de novembro. Para mais informações, procure a Secretaria Municipal de Cultura no telefone: 3520-1408 ou no e-mail: lei.paulogustavobd@pmbd.mg.gov.br

Prefeitura de Bom Despacho recebeu o relatório do Projeto Primórdios da Cozinha Mineira

Mais de trezentas pessoas participaram de mais de duzentas horas de cursos de culinária, marketing e drinks

A Prefeitura de Bom Despacho realizou ontem, 7 de novembro, a ação Circuito da Fé – Encerramento do Primórdios da Cozinha Mineira, que marcou o final de uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac para promover a economia, a cultura, o turismo e a gastronomia bom-despachenses. Confira as fotos clicando aqui.

Para marcar o encerramento dessa parceria, a Prefeitura e o Senac reuniram participantes das capacitações, parceiros e colaboradores do levantamento do Primórdios para agradecê-los e homenageá-los pelo trabalho realizado. Alunos das qualificações receberam seus certificados, estabelecimentos gastronômicos e comerciais tiveram sua parceria e trabalho valorizados, profissionais da culinária foram reconhecidos pelos pratos criados dentro do programa.

“Bom Despacho é a terra do Biscoito da Mariquinha e da Água da Biquinha, mas também é a terra do Reinado e muitas manifestações. É a terra do Bené Peão, da Dona Sebastiana. A gente tinha certeza de que tínhamos grandes tesouros, nós só precisávamos encontrá-los, lapidá-los e ajudá-los a brilhar. E é isso que está acontecendo aqui hoje”, afirmou o prefeito Doutor Bertolino.

319 pessoas participaram de mais de duzentas horas de cursos de culinária, marketing e drinks. Jovens, adultos, profissionais da gastronomia e artesanato, todos foram qualificados. “A gente tem certeza de que essas ações serão a porta de entrada para o grande processo de desenvolvimento, de dentro para fora, em Bom Despacho. Desejamos que vocês consigam, cada vez mais, caminhar nesse sentido”, afirmou Vani Pedrosa, coordenadora do Programa Primórdios da Cozinha Mineira.

O polvilho do Mato Seco, uma das potencialidades identificadas pelo levantamento, foi trabalhado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a 1ª Festa do Polvilho do Mato Seco que atraiu mais de mil pessoas para a festa no povoado rural que tem aproximadamente quatrocentos moradores.

“Este é um projeto muito importante e muito significativo porque ele transforma a vida das pessoas. O movimento que ele provoca na economia, na vida das pessoas é real. Basta observar o público que passou por aqui para receber o seu certificado: são famílias que se sustentam com a culinária, artesanato e cultura local. Isso é de uma riqueza grandiosa”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Couto.

“É muito gratificante quando nós conseguimos refletir e identificar a força do nosso município. Bom Despacho é uma cidade por natureza turística religiosa. A gente consegue sentir essa presença em várias religiões de matrizes africanas, na Igreja Católica, na Igreja Evangélica e isso é muito importante porque todos nós buscamos encontrar a nossa fé, a nossa identidade pessoal”, afirmou a secretária de Cultura, Rosimaire Santos.

Circuito da Fé

Desde 2021 a Prefeitura promove a cultura e o turismo em Bom Despacho por meio do Programa Circuito da Fé. Para incrementar as ações, as secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico trouxeram para Bom Despacho o “Programa Primórdios da Cozinha Mineira”, do Senac, que fez levantamentos na cidade para identificar potencialidades para o turismo gastronômico e ações para promover a culinária.

Entre os anos de 2022 e 2023, o Senac fez levantamento das potencialidades em Bom Despacho, catalogando produtores, empresários, representantes da gastronomia e hotelaria, visitando pontos turísticos bom-despachenses para identificar as principais características de nossa culinária e turismo. Com base nisso, foram realizadas, neste ano, ações para qualificar profissionais do município sobre culinária, artesanato, marketing e drinks.

Veja mais fotos abaixo:

Hoje, às 18h30, a Prefeitura realizará cerimônia de conclusão dos Primórdios da Cozinha Mineira

A ação faz parte do Projeto Circuito da Fé, que vai colocar nosso Município na rota turística nacional.

Saiba mais sobre o circuito da Fé – a Prefeitura contratou o Senac, que identificou pratos, ingredientes, produtores, artistas e eventos típicos do Município. Numa segunda fase, a Prefeitura qualificou os produtores e artistas locais. Por fim, foram relacionados culinária, artesanato, pontos turísticos e festas populares para criação do Circuito da Fé, que colocará Bom Despacho na rota turística nacional.

Atenção: foi publicado terceiro edital de premiação com recursos da Lei Paulo Gustavo

Profissionais do Audiovisual, artistas e fazedores de cultura, atenção! Dia 1º de Novembro, a Prefeitura publicou o terceiro edital de premiação com recursos da Lei Paulo Gustavo.

O Edital contempla duas vagas para propostas de reformas, restauros e manutenção de salas de cinema na cidade. Cada proponente premiado receberá o valor de R$28.638,08 por proposta. Veja o edital na página da Prefeitura.

Para mais informações, procure a Secretaria Municipal de Cultura no telefone: 3520-1408 ou no e-mail: lei.paulogustavobd@pmbd.mg.gov.br

Prefeitura realizou a 4ª Conferência Municipal de Cultura

A Prefeitura realizou a 4º Conferência Municipal de Cultura, com o tema Democracia e Direito à Cultura. A ação tem como objetivo canalizar as demandas da sociedade, além da proposição de diretrizes para a formulação das políticas públicas de Cultura.

A Conferência contou com a palestra da historiadora, professora e cantora, Gláucia Luany Neto, com falas importantes do escritor Vander André, da Secretária de Cultura Rosimaire Santos, e outros destaques importantes para o cenário cultural da cidade. O evento contou ainda com apresentações da Banda de Música do 7º BPM e do Grupo Afrominas.

Alunos do Projeto Crescendo com Música participaram do I Encontro de Cordas Nhonhô Fonseca

Com apoio da Prefeitura, os alunos e professores do Projeto Crescendo com Música participaram do I Encontro de Cordas Nhonhô Fonseca, na cidade de Formiga.

O evento, que contou com a participação de vários alunos da Região, foi cheio de oficinas, ensaios e atividades relacionadas à prática instrumental. A iniciativa visa valorizar o ensino de música em nossa Região, além de promover o intercâmbio entre alunos, professores e público.

O projeto Crescendo com Música é uma iniciativa do Coral Voz e Vida, que atende atualmente cerca de 150 crianças e jovens.

Participe da última etapa do Primórdios da Cozinha Mineira

A ação faz parte do Projeto Circuito da Fé, que vai colocar nosso Município na rota turística nacional.

Saiba mais sobre o circuito da Fé – a Prefeitura contratou o Senac, que identificou pratos, ingredientes, produtores, artistas e eventos típicos do Município. Numa segunda fase, a Prefeitura qualificou os produtores e artistas locais. Por fim, foram relacionados culinária, artesanato, pontos turísticos e festas populares para criação do Circuito da Fé, que colocará Bom Despacho na rota turística nacional.

8º Concurso Beleza Negra vem ai

CLIQUE AQUI e confira o regulamento.

Participe do Strig Fest!

Ainda dá tempo de participar do 8º Concurso Miss e Mister Beleza Negra

 

Estão abertas as inscrições para o 8º Concurso Miss e Mister Beleza Negra de Bom Despacho. O evento, acontecerá no próximo dia 11 de novembro, às 17h30, na Quadra da Escola Coronel Praxedes.

Se você têm 16 anos ou mais e reside em Bom Despacho, clique aqui e inscreva-se!

Mais informações – 37 3516-1216 ou pelo e-mail maria.epifanio@pmbd.mg.gov.br.

Participe da 4ª Conferência Municipal de Cultura

É manhã na Câmara Municipal.

A Conferência será realizada a partir das 16h às 20h.

Venha participar!

Mais de mil pessoas participaram da 1ª Festa do Polvilho do Mato Seco

 

A Prefeitura, com apoio dos moradores do povoado, realizou a 1ª Festa do Polvilho do Mato Seco. O evento foi marcado por muitas homenagens a pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da Comunidade, além de muita comida gostosa, música boa e diversão.

A ação, que promoveu a cultural local, contou ainda com a venda de vários de produtos feitos por moradores do povoado e a divulgação de dois grandes marcos para a Comunidade: a assinatura da Ordem de Serviço para construção da Ponte do Ribeirão Capivari, que liga o povoado a Martinho Campos, e, R$ 40 mil reais para compra de utensílios para descascar e processar mandioca para produção de polvilho no Mato Seco.

“Existe a tradição aqui no Mato Seco, da produção do polvilho e da farinha de mandioca, que são reconhecidos por todos aqueles que consomem. os produtos. No entanto, os produtores não tinham ainda o apoio para produzi-los e comercializá-los. Então, parabenizo nossa equipe pelo trabalho que tem sido realizado, para que em breve tenhamos aqui um grande polo produtor de farinha e de polvilho que, com toda a certeza, ganhará o mundo”, relatou o Prefeito Doutor Bertolino.

Clique aqui para ver mais fotos.

 Atenção: foi publicado segundo edital de premiação com recursos da Lei Paulo Gustavo

Profissionais do Audiovisual, artistas e fazedores de cultura, atenção! 5 de outubro de 2023, a Prefeitura publicou o segundo edital de premiação com recursos da Lei Paulo Gustavo.

O Edital seguiu os requisitos da Lei Complementar nº195/2022, que tem por um de seus objetivos, ofertar apoio a produções do audiovisual de forma exclusiva ou em complemento a outras formas de financiamento.

Como aprovado em Consulta Pública, foram ofertadas dez vagas para projetos voltados para a produção de curta-metragem de ficção, documental, produção de videoclipes e de núcleo criativo. Cada proponente premiado receberá o valor de R$25.057,72.

As inscrições estarão abertas até o dia 31 de outubro.

Em caso de dúvidas, procure a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no telefone: 3520-1408 ou no e-mail: lei.paulogustavobd@pmbd.mg.

Prefeitura realizou a semana do Turismo

Foi trabalhado o tema: “Turismo Inclusivo e Turismo Verde” em dois dias de muita interação com pessoas em situação de vulnerabilidade social e com deficiência. Participaram dos roteiros alunos do Centro Dias da APAE e pacientes do CAPS AD (Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool  e Drogas).

A Prefeitura proporcionou passeios elaborados nos Patrimônios Culturais e turísticos de Bom Despacho e atrativos turísticos naturais e da área rural, em especial uma visita na Loca do Pequi, onde foram realizadas ações do turismo rural e de experiências, com o intuito de proporcionar aos participantes entretenimento e conhecimento sobre a importância do patrimônio cultural de nossa cidade

“A ideia foi revisitar pontos da cidade com novos olhares, vivenciando experiências com ênfase na história, memória afetiva,  promoção do bem-estar , e inclusão social”, relatou a Coordenadora do ICMS Turismo Kátia Gonçalves.